Facebook SEO – Aumente a visibilidade dos seus vídeos e número de fãs no Facebook!

0

Uma dica que dei no grupo do grupo do Facebook do curso do Marcos Ferreira é sobre um pequeno detalhe que poderá fazer uma enorme diferença no número de vizualizações que seu vídeo postado no Facebook poderá ter. É simples, veja:

COMO AUMENTAR AS VIZUALIZAÇÕES DE VÍDEOS NO FACEBOOK

Antes de explicar como se faz, me diga, você já reparou que nas fanpages agora existe uma caixa de pesquisa (imagem abaixo)?

facebook-seo

Esta caixa de pesquisa permite localizar posts e vídeos na fanpage.

Poucas pessoas repararam nesta opção e quase ninguém utiliza, mas com certeza aos poucos vai se popularizar. E como sei disto? Pelo enorme número de mensagens que recebo diariamente perguntando por algo que já postei, o utilizador comum AINDA não descobriu que o Facebook está construindo o seu Google.

E porque isto é importante?

Calma, vou explicar: toda vez que você posta um vídeo ele acaba caindo num algorítmo que vai determinar o alcance, o número de pessoas que irão receber na sua timeline. Vários fatores influenciam isto: a descrição, o número de compartilhamentos, comentários e todo o tipo de interação dos usuários.

Além deste alcance, o Facebook também irá classificar o vídeo para indicar a outros usuários que tenham interesse no assunto e apresentar de diversas formas, conforme o dispositivo do usuário (desktop, tablet, mobile)

No desktop, a seta em vermelho mostra os “vídeos relacionados”:

videos-facebook

Apesar do algoritmo ser bem inteligente, ainda não reconhece o conteúdo dos vídeos e precisa de alguns sinais, o que leva à dica:

USE AS TAGS NOS VÍDEO!

Além da caixa de pesquisa, outra coisa que pouca gente reparou é: quando se sobe um vídeo para o Facebook aparece uma opção para colocar tags, assuntos relacionados com o vídeo:

facebook-seo

Este pequeno detalhe irá fazer com que o Facebook consiga sugerir para usuários realmente interessados no assunto e o vídeo poderá aparecer muito mais vezes em “relacionados” de vídeos de outras páginas semelhantes!

E, também muito importante, o vídeo será encontrado com muita mais facilidade quando se utiliza a caixa de pesquisa da fanpage. Num futuro próximo, quando o Facebook lançar o seu motor de pesquisas, estas tags poderão ter o mesmo papel que as tags nos vídeos do Youtube, auxiliando no ranqueamento.

E como isto vai aumentar o número de fãs da página no Facebook?

Obviamente que com um público melhor segmentado o número de fãs irá aumentar de forma orgânica. Quanto mais um vídeo é compartilhado, maior é o número de fãs novos. Quando a ferramenta de pesquisa for utilizada em larga escala pelos usuários, se os seus vídeos já estiverem melhor posicionados, este número irá aumentar ainda mais.

Se o conteúdo for bom e estes pequenos detalhes observados, veja o alcance que um vídeo, mesmo num nicho pequeno como a Odontologia, pode ter:

video-bdd

Dica Extra 1:

Outros pequenos detalhes podem ajudar: uma simples linha na descrição indicando a página pode fazer toda a diferença. Veja a imagem:

dental

Neste caso a página Blog do Dentista compartilhou um vídeo da Aguia Dental. Este “via @Aguia Dental” é algo que fez com a página da Dental ganhasse logo algumas dezenas de fãs, fica muito mais identificável para os “não fãs” a procedência do vídeo e o botão para curtir a página.

DICA EXTRA 2:

A utilização de EMOTICONS também ajuda a aumentar MUITO a interação:

smile setas

Setas, smiles, etc, provocam emoção e consequente reação dos utilizadores.

DICA EXTRA 3:

Faça o curso do Marcos Ferreira porque esta e outras dicas já foram dados no curso e no grupo!! Clique Aqui e saiba mais.

* Facebook SEO – SEO significa Search Engine Optimization, que nada mais é do que otimizar algo para ser mais facilmente encontrado por motores de busca.

 Gostou? Foi útil? Compartilhe!