Como e porque promover posts no Facebook.

1

facebook

De um tempo para cá o Facebook deixou de mostrar as atualizações de páginas de fãs para todos os seguidores. Cada post em uma página, em muitos casos, não chegam à 30% dos fãs. Os fatores que determinam o alcance são vários: participação dos fãs com comentários, likes, compartilhamentos, etc.

Isto tem provocado uma discussão muito grande por parte de quem gere muitas páginas de fãs, alguns alegam que o Facebook faz isto para poder cobrar por um maior alcance através da nova funcionalidade “Promover post”. Na verdade isto faz parte do algorítimo do próprio FB que visa promover uma melhor experiência dos utilizadores, a explicação é muito simples: se você é um utilizador que clica em like em MUITAS páginas, provavelmente se o FB não criasse este filtro ao abrir a sua timeline você iria receber centenas de atualizações de gatinhos fofinhos, spam de páginas que só postam links do próprio site e muitas outras coisas sem importância nenhuma para você. É uma necessidade de manter a timeline mais navegável, não uma forma de tirar o pão da boca de quem trabalha com internet.

PORQUE PROMOVER UM POST NO FACEBOOK

Eu concordo e aprovo este filtro do FB, mas há situações onde um maior alcance é muito útil, como no caso de posts contratados onde agora é possível dar uma garantia para o anunciante de que terá um alcance real de X utilizadores. Outra situação onde estes posts promovidos podem ter uma eficácia absurda é na conversão de programas de afiliados, onde é possível vender, por exemplo, kits de clareamento dental como os da CPABrasil, que paga 20 dólares por cada kit vendido. A imaginação é o limite para o uso de posts promovidos.

TESTES COM POSTS PROMOVIDOS

Entre os vários testes que estamos fazendo com os posts promovidos do FB, um deles foi a comparação da promoção de um post na página do Blog do Dentista e de outro na página de fãs do Profissão Dentista, com exatamente a mesma imagem e onde o Pdentista não fez promoção nenhuma. Os resultados parciais são bastante animadores, a campanha ainda está decorrendo (o post será promovido durante 72 horas):

Posts facebookO Profissão Dentista possui a maior página de Odontologia no Facebook (40 mil usuários) e tem uma participação dos fãs extremamente alta (não é raro ver posts nesta página com mais de 2000 likes). O Blog do Dentista tem apenas 20 mil fãs e uma participação muito menor dos usuários, com um alcance bem menor, no entanto o resultado acima é apenas do começo da campanha, no momento em que este print foi feito apenas 25% dos usuários haviam sido atingidos, o que até agora, pelo número de likes e compartilhamentos, considero excelente.

QUANTO CUSTA E COMO PROMOVER POSTS

Em vários testes feitos até agora considero o preço ridiculamente baixo: com 10 Dólares o alcance é de 13 mil usuários, com 15 dólares aumenta para 19 mil usuários.  Para promover posts, é muito fácil, se você já tem uma “Fonte de Rendimento” associada à sua conta no Facebook (PayPal, cartão de crédito) bastam dois cliques para promover o post. Para isto é só clicar por baixo do post onde diz “Promover”:

facebookPara os paranoicos de plantão, não tenham receio, tenho cartões de crédito e PayPal associados à várias contas no Facebook e NUNCA houve problema algum. O único cuidado é impor no FB um limite diário de gastos para o caso de configurar mal alguma campanha e gastar mais do que seria previsto, e isto só em relação aos anúncios patrocinados, no POSTS promovidos este limite é estabelecido automaticamente pelo FB.

DICAS E TRUQUES

Uma dica muito boa em relação aos posts promovidos é, depois da campanha contratada e online, alterar a segmentação para ser mostrada para usuários que não são fãs da sua página ou, melhor ainda, mostrar para usuários que são fãs de uma página específica da concorrência ou que aborde os mesmos temas. Desta maneira vai conseguir aumentar ainda mais o número de fãs da sua página.

CONCLUSÃO

Apesar da histeria de muitos profissionais de mídias sociais que acreditam que esta é apenas uma forma do Facebook ganhar dinheiro, eu vejo como mais uma ferramenta poderosa para diversos fins. Quem faz a regras são os donos da bola e o FB é uma plataforma grátis, como é dito muitas vezes por aí se você lê um blog que não cobra nada pela leitura de seus posts ou utiliza um serviço grátis na internet, você não é leitor ou usuário, apenas faz parte do produto. Dominar estas ferramentas podem alavancar o seu negócio, seja ele apenas um blog sem fins lucrativos, uma clínica dentária que quer angariar pacientes ou mesmo uma dental que quer promover seus produtos ou promoções.

E aí, você já conhecia ou já utilizou esta ferramenta de promover posts no Facebook?

🙂