Dos zero ao 100 mil fãs no Facebook

1

facebookAtualmente a nossa página de fãs no Facebook é a maior página relacionada com Odontologia em toda esta rede social, nem páginas nos Estados Unidos, onde a penetração da rede do filho do dentista é muito maior, atingiram ainda este número de pessoas agregadas à volta da Odontologia.

 

QUAL É O SEGREDO?

Não existe segredo nenhum, o que existe é trabalho e dedicação, a página existe desde 2010 e o percurso foi bastante longo até aqui. Com a experiência acumulada, vou tentar dar algumas dicas sobre algumas coisas que aprendi.

CONTEÚDO

O conteúdo de uma fanpage é o principal fator de sucesso. O Blog Do Dentista foi pioneiro na publicação em massa de imagens relacionadas com Odontologia para transmitir mensagens com um toque de humor, durante muitos anos foram feitos de 3 a 5 posts diários aqui no site.

Este modelo foi transportado para o Facebook, onde logo viramos referência na criação deste tipo de conteúdo, atraindo muitos fãs e parceiros. Criamos muitas montagens e outros tipos de conteúdo que normalmente cativam os utilizadores da rede social, incrementando bastante o Edge Rank da página e consequentemente o crescimento orgânico (de forma resumida, Edge Rank é o algoritmo do Facebook que determina o número de pessoas que vão receber os posts na time line, um dos fatores é a participação dos fãs em likes, shares e comentários. Isto não acontece em outras redes, como o Twitter ou G+, onde tudo que é publicado é recebido por fãs ou seguidores).

Conteúdo original e de qualidade associado à uma boa frequência de postagens é meio caminho andado para o sucesso de uma página no Facebook.

PARCEIROS

Outro ponto extremamente importante são os parceiros, e nisto o Blog do Dentista não tem do que se queixar. Páginas como o Profissão Dentista, Medo de Dentista, Ortoblog, Odonto Depressão e algumas outras são um dos pilares do nosso sucesso. Em redes sociais a divulgação entre parceiros produz resultados excelentes, um exemplo disto é uma imagem que um parceiro com uma página com 2 milhões de fãs compartilhou do Blog do Dentista e, em poucas horas, mais de 10 mil pessoas clicaram em like na página!

SPAM, PROPAGANDAS E SORTEIOS

Não entupimos a página com propagandas e muitos links diários para fora da rede, nosso objetivo principal nunca foi usar o Facebook como fonte de tráfego para sites  blogs e, muito menos, pageviews “para anunciante ver”. Talvez isto também contribua bastante para o nosso Edge Rank e uma boa experiência por parte dos utilizadores.

POPUP

Popup em sites são uma das coisas mais irritantes que existe, porém quando o assunto é Facebook realmente funciona. O que utilizamos aqui no blog para mostrar a caixa de fãs foi uma dica do DinheiroOportunidade, não é muito intrusivo porque com um clique em qualquer área do site o popup desaparece, além de ser configurado para aparecer apenas 1 vez por semana para cada visitante.

FACEBOOK ADS

Para quem não sabe o que é, explico: o Facebook utiliza anúncios para gerar receitas, que podem ser feitos por anunciantes de sites externos ao Facebook ou para promover páginas dentro da própria plataforma. São aqueles anúncios que aparecem na sidebar do lado direito.

Na página do Blog do Dentista fazemos várias campanhas de anúncios, todas de baixo valor mas que servem para fazer testes incríveis. O intuito neste caso não é a obtenção de fãs, que são em números muito pouco expressivos, mas estudar e compreender o nicho para obter dados que nos são bastante úteis em outros projetos, como por exemplo o afiliados de livros de Odontologia, além de outras dezenas de fanpages que gerimos. Se o intuito fosse obter fãs, em 15 dias ultrapassaria os 100 mil com facilidade, já temos várias páginas onde ultrapassamos estes números em muito pouco tempo.

O Facebook Ads é uma ferramenta poderosa, sabendo usar é possível encher um consultórios de pacientes, vender qualquer tipo de produto ou divulgar qualquer negócio gastando muito pouco. Sabendo criar e segmentar anúncios é possível, por exemplo, criar uma página de fãs com 100 mil fãs gastando pouco mais do que 300 ou 400 dólares em apenas 2 ou 3 semanas. Aconselho a todos que levam o Facebook um pouco mais além do que o lado lúdico a experimentar e fazer testes com o Facebook Ads.

Quem tiver dúvidas ou quiser trocar idéias sobre este tema é só entrar em contato pelos canais apropriados, como é óbvio não é discussão que deva ser pública.

COLABORADORES

Durante muito tempo geri a página sozinho, recentemente o Léo Augusto, que já colabora no site desde o início, tornou-se um dos produtores de conteúdo. Em redes sociais tudo tem que ser feito de maneira rápida e com frequência, quanto mais pessoas colaborarem maior será o crescimento, a aquisição do Léo como colaborador deu um impulso gigantesco na página.

Se o seu projeto é sério, pondere obter colaboradores, ou contrate empresas e pessoas especializadas em criação de conteúdo. Existem diversos grupos dentro do próprio Facebook onde é possível obter este tipo de mão de obra especializada a custos relativamente baixos.

DIVERSÃO

Se você chegou até aqui provavelmente deve conhecer um pouco do meu percurso na internet e sabe que o principal fator de sucesso em muitos projetos online que crio é a diversão que tenho. Ao contrário de alguns parceiros, não consigo fazer nada que não me divirta ou motive, não consigo fazer trabalhos apenas pelo lucro (não é uma crítica, pelo contrário, é um ponto fraco meu). É bastante fácil criar uma fanpage com milhares de fãs, automatizar postagens e anúncios e obter rendimentos, mas quando há diversão e motivação os resultados aparecem muito mais facilmente, o Blog do Dentista é a prova disto 🙂