Facebook: 5 segredos para dentistas (e não só)

4

Nas últimas semanas comecei a criar alguns projetos onde a estratégia passa em grande parte por redes sociais, principalmente páginas de fãs no Facebook. Há muito tempo que esta rede ultrapassou todas as outras em tráfego e horas de navegação dos internautas, mas vejo que a maior parte dos dentistas e clínicas odontológicas, principalmente, utilizam de forma extremamente errada. Fiz várias experiências e tirei algumas conclusões interessantes, nada muito técnico e nem testes aprofundados, mas em vez de compartilhar ideias somente com alguns parceiros achei que seria legal fazer este post.

Nada do que vou dizer é segredo, está tudo na internet, e muito menos são regras, cada página de fãs funciona de uma maneira.

1 NÃO FAÇA PROMOÇÕES OBRIGANDO O LIKE

Um exemplo? Veja este

Além da questão ética que é oferecer clareamento dental na internet, o Mark, dono do Facebook, é um rapazinho bem esperto e proíbe promoções onde você obriga as pessoas a serem fãs da página para participar. Se você for dono do maior convênio odontológico do Brasil e investir milhares de dólares todos os meses no Facebook, tudo bem, leva um cartão amarelo e acaba em pizza. Se você for um dentista ou uma clínica odontológica, dois cliques de um concorrente e adeus, você vai perder a página e começar do zero.

É injusto? Não. Para o brinquedo funcionar você tem que pagar, se quer comprar fãs faça com anúncios do Facebook Ads e promoção de posts.

2 FAÇA ANÚNCIOS

Voltando ao tópico anterior, não é proibido comprar fãs no Facebook, pelo contrário, o próprio sistema está sempre propondo que você anuncie a sua página. Não vou explicar aqui como fazer, é super intuitivo e não é caro, vou dar apenas alguns conselhos do que estou fazendo.

Supondo que eu consultório ou clínica fique em Videira, Santa Catarina, ao criar o seu anúncio segmente apenas para esta região:

Dentista Videira

Se quiser pode ir mais longe ainda, supondo que você é especialista em prótese total, que tal segmentar para um público que provavelmente vai estar interessado:

Além da localização geográfica e idade, também pode segmentar por interesses do público alvo. O preço também não é caro, mas brevemente vou publicar um post somente sobre anúncios do Facebook e esclarecer esta e outras questões.

3 MANTER OS FÃS

Inflar uma página com fãs utilizando anúncios é fácil, difícil às vezes é manter estes fãs recebendo as suas atualizações. O Facebook tem um algorítmo próprio (edgerank) que ao longo do tempo filtra quem vai receber suas atualizações. A grosso modo funciona da seguinte maneira: quanto mais interações (curtir/comentários/compartilhamentos) maior será o rank da sua página para determinado utilizador.

Com algumas experiências em páginas de fãs de clínicas odontológicas cheguei à conclusão de que 1 post no máximo por dia é o suficiente, mais do que isto poderá irritar quem recebe (o Facebook é local de diversão, ninguém quer ser lembrado constantemente que dentistas existem). Se você tem costume de publicar os posts do seu blog na página não faça na forma de link:

Adivinhem qual vai gerar mais ações do utilizador:

Outro fator importante é que o Facebook não gosta de publicações em forma de links, sempre que for divulgar uma postagem de seu site ou blog faça com uma imagem e coloque o link.

Este ponto, manter os fãs, é o que pode gerar mais discussão, é necessário experimentar o que dá certo ou não em cada caso específico. Algumas coisas, como a publicação de links ser menos benéfico que a publicação de imagens é universal, faz parte do algorítimo, o tio Mark gosta que as pessoas fiquem por lá na sua rede social, não quer que naveguem para fora.

4 ATINJA O ALVO!

Como eu disse anteriormente, para a maioria das pessoas o Facebook é um local onde vão para espairecer, por isto utilizar humor quase sempre trás bons resultados. Mas não fique só nisto, você não quer ser conhecido como o dentista ou clínica dentária que só publica frases e imagens engraçadinhas, pode utilizar outros recursos, como por exemplo dicas e conselhos para seus pacientes.

O segredo aqui é voltar à segmentação. Vamos supor que na sua clínica existam várias especialidades, que tal fazer um post com conselhos sobre o que se deve comer ou não quando se utiliza aparelho dentário? É óbvio que os tais senhores com alguma idade que ficaram fãs através do seu anúncio segmentado para idade não vão ter interesse e nem vão interagir. O pulo do gato aqui é este:

Se você clicar no ícone que aparece por baixo do local da postagem vão aparecer diversas opções de segmentação. No caso acima escolhi dos 15 as 22 anos, só a molecada dos aparelhos é que vai receber a atualização, os senhores das dentaduras ficam de fora.

Isto, além de não desagradar as pessoas que vão receber a sua publicação, vai aumentar o rank da sua página para determinado grupo que você segmentou.

5 PROMOVA SEUS POSTS

Outro recurso poderoso é a promoção de posts. A parte técnica já falamos aqui (https://www.netdentista.com/2012/06/como-promover-posts-facebook.html) então vamos à parte prática. Supondo que você publicou algo na sua página de fãs que viralizou e excedeu em muito as expectativas, que teve muita participação. Promova esta página com a segmentação adequada (local, sexo, idade, etc). Na maior parte dos casos, páginas de fãs que não excedam os muito milhares de fãs, não é caro promover e os resultados são quase sempre muito bons.

Uma pequena dica é colocar sempre o link da sua própria página de fãs na postagem:

E marcar a opção “Pessoas que curtiram sua Página e seus amigo”:

O efeito manada que se observa na internet cai como uma luva aqui, as pessoas tem a tendência de gostar do que os amigos gostam, ao marcar esta opção poderá observar um crescimento grande no número de novos fãs.

CONCLUSÃO

De nada adianta você ter 10 mil fãs e serem apenas um número, a interação é muito importante. O Facebook tem muitas opções diferentes, você pode criar perguntas e estimular a participação, pode e deve participar das discussões, moderar comentários e por aí afora. Um dos maiores diferenciais que vejo é justamente este, quase todas as páginas de clínicas odontológicas (e muitas outras) apenas publicam e esquecem os fãs, encaram apenas como números.

Em tempos de redes sociais, voltamos à velha máxima O BOCA A BOCA  é o marketing mais eficiente. Se você tem uma página bonita, bem feita e com interação, da próxima vez que publicar uma foto de um clareamento dentário provavelmente um fã vai curtir e recomendar para algum amigo.

Recomendado:

http://dinheirooportunidade.com/index.php/promoted-posts-facebook/

http://www.seocore.com.br/facebook-ads-seo-core-30/

http://www.mestreseo.com.br/facebook/edgerank-importancia-e-mensuracao

Divirtam-se

🙂