Emprego de assistente de dentista na Inglaterra – Salário de R$ 8000,00

0

Depois do artigo sobre como conseguir a equivalência de diploma e exercer Odontologia na Inglaterra  temos recebidos muitas mensagens perguntando como se faz para trabalhar como assistente dentário/a no Reino Unido. Este artigo dá algumas dicas do que é necessário e como é o processo para conseguir trabalho.

(Atenção, um pequeno parêntesis antes de prosseguir com o artigo: não estamos sugerindo que depois de anos de estudo os colegas abandonem a profissão. Exercer a função de assistente dentária(o), que não é uma exclusividade do sexo feminino e há muitos barbudos exercendo, é uma maneira de se ambientar no Reino Unido e aprender ou aperfeiçoar o inglês (não é exigido um grau muito grande de conhecimento da língua) e só depois passar pelo caro e demorado processo burocrático para conseguir a equivalência do diploma. Lembramos que para conseguir trabalhar como dentista no UK é necessário um inglês perfeito falado e escrito.)

Auxiliar de dentista é uma profissão muito bem vista nas terras de Sua Majestade, mas para isso é preciso registrar na Ordem (“GDC”). Há 2 maneiras para se registrar:

  •  Encontrar emprego em uma clínica dentária e estudar em part-time para obter o Diploma de assistente dentário/a. Há vários lugares onde se pode estudar: Universidades, cursos privados, …. Não é permitido somente trabalhar numa clínica e não se inscrever num curso.
  • A segunda maneira é fazer um curso a tempo inteiro (full time) e depois de obtida a qualificação é muito fácil arranjar trabalho.

Para obter o diploma é necessário concluir um relatório assinado por um dentista testemunhando experiência em tratamentos dentários e a seguir faz-se 2 exames: teórico e prático. O preço do exame é por volta de £750,00. Normalmente o dentista que assina o relatório pode ser a pessoa escolhida para avaliar se o inglês do candidato é suficiente para trabalhar no Reino Unido, não é necessário nenhum exame de inglês.

Há muitas ofertas de trabalho no Reino Unido nesta área, tanto em hospitais como em clínicas privadas. O salário anual para assistentes qualificadas é a volta de £16.500,00 por ano nos hospitais. Em clínicas dentárias varia entre £19.000,00 a £22.000,00 por ano. Para concorrer a vagas em hospitais é preciso estar já registrado na Ordem mas em clínicas privadas, onde é muito fácil encontrar vagas para assistentes que ainda estão estudando ou querem estudar para a qualificação.

Links relacionados:

Curso de inglês sugerido: (parceiro do BlogDoDentista) curso de inglês