Dicas para exercer Odontologia na Inglaterra

0

Depoimento de uma cirurgiã-dentistadentista brasileira que mora e exerce Odontologia no Reino Unido desde 2005.

O Reino Unido não é só chuva e frio como se costuma dizer. E os ingleses também não são pontuais!! Mas é verdade sobre o “chá das 5”, mas o chá é o jantar. Sim, eles jantam as 5 da tarde!!!

Em relação a trabalho para dentistas, ate há mais ou menos 2 anos atrás ainda era muito fácil arranjar emprego. Porem, já se começa a notar um excesso de dentistas, resultado de países que pertencem a CEE terem direito a aquivalência direta. A única maneira que a Ordem tem de controlar a entrada de estrangeiro é aumentando o nível de inglês necessário para se registrar. O nível de inglês é avaliado num exame chamado IELTS (International English Language Testing System), a nota mínima é 6.5 (a avaliação vai de 0 ate 9).

Em clínicas privadas, estrangeiros praticamente só conseguem arranjar emprego se tiverem uma especialização, dentistas generalistas normalmente só conseguem contrato de trabalho em clínicas que tem contrato com o governo (NHS). Num horário normal das 9 as 5 com uma hora de almoço, atende-se em média 30 pacientes por dia. O sálario varia muito, mas o normal é ganhar-se uma média de £ 6500.00 por mês (desse valor retira-se por volta de 30% para pagar impostos).

No entanto, o Reino Unido, a seguir a Israel, é o pais com mais queixas de pacientes (muito mais do que nos EUA!). Por isso paga-se muito pelo seguro de responsabilidade civil (que é obrigatório): um dentista formado há mais de 5 anos paga £398.00 por mês, recém formado paga muito menos. Em 2015 a Ordem dos dentistas subiu o valor anual em mais de 100%, atualmente paga-se £950.00 por ano.

Para dentistas formados no Brasil se registrarem na Ordem, é necessário fazer um exame. Esse exame é composto por 2 partes que testam prática (exame escrito, £600.00) e teoria (exame pratico £2250.00). Pode-se tentar 4 vezes cada exame e o exame prático deve ser feito até no máximo 5 anos após se completar o exame teórico. Os exames são feitos no King’s College em Londres, 2 vezes por ano.

Pois é, não parece muito fácil. Mas com vontade tudo se consegue, não é? Depois do teste de inglês e da inscrição na Ordem, há milhares de agências de recrutamento oferecendo empregos em qualquer parte do país. Se algum de vocês já tiver conseguido a inscrição na ordem, podem ficar a vontade para contactar o blog, nós temos contatos valiosos na Inglaterra e ficaríamos muito felizes de ajudar!

Links recomendados:

http://www.ielts.org/
http://www.gdc-uk.org/Dentalprofessionals/Applyforregistration/Pages/default.aspx
http://www.kcl.ac.uk/study/ug/experience/support/health.aspx

Curso de inglês sugerido: (parceiro do BlogDoDentista) curso de inglês