5 Fatores que favorecem o aparecimento da herpes

0

O herpes é uma infecção causada por um vírus do qual grande parcela da população é portadora, mesmo sem saber. Maria Fernanda Gavazzoni, coordenadora do Departamento de Micologia da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, explica quais são os principais fatores que influenciam na nmanifestação da doença. A especialista alerta que esses são fatores que afetam quem já possui o vírus, que pode ser transmitido por contato direto.

Sol

Fatores que favorecem o aparecimento da herpes
Na estação mais quente do ano, a especialista recomenda evitar a exposição prolongada aos raios UV, que podem ser uma das causas por trás das erupções na pele.

Estresse

1453139233058

O estresse prejudica o organismo como um todo, causando diversos problemas, e o herpes não está de fora da lista. “O estresse, em qualquer situação, reduz a imunidade do organismo”, ressalta.

Sono ruim

Fatores que favorecem o aparecimento da herpes

Negligenciar uma boa noite de sono pode não parecer tão sério, mas é um dos fatores agravantes para o surgimento das erupções na pele. Segundo Maria Fernanda, trabalhar demais e dormir pouco pode contribuir para a redução da imunidade.

Imunidade baixa

1453139233089

Para os portadores do vírus HSV-1, a baixa imunidade pode fragilizar a pessoa e acarretar a manifestação da doença. Gavazzoni recomenda manter uma rotina regrada para evitar problemas com o herpes.

Má alimentação

1453139233171

A arginina é um aminoácido que pode favorecer a reprodução do vírus HSV-1. A médica indica entre os alimentos que devem ser evitados o chocolate, queijo, noz, avelã e amêndoas. “Alguns tipos de farinha também contém arginina na composição, então é importante verificar sempre na embalagem do produto”.