ELEVAÇÃO DA PONTA DO NARIZ COM TOXINA BOTULÍNICA

0

Injeção de neurotoxina para elevação da ponta nasal

Dificuldade: FÁCIL;
Satisfação do paciente: RESULTADOS VARIÁVEIS, PODEM SER SUTIS;
Risco: BAIXO.

Indicações

A neurotoxina pode ser injetada na base da columela nasal (melhora na rotação da ponta. Isso está indicado em pacientes com uma leve queda na ponta nasal. Não haverá melhora em pacientes com queda grave do nariz, com pele espessa e “sebácea”. Para ptoses nasais graves considerar tratamento cirúrgico. Esse procedimento consiste em uma técnica de finesse moderada.

Considerações anatômicas

O músculo depressor do septo nasal é uma extensão do músculo orbicular e insere-se na cartilagem alar medial. Ele puxa a ponta nasal para baixo no ato de sorrir. O enfraquecimento desse músculo resultará em elevação da ponta ou alargamento do ângulo nasolabial. O ângulo nasolabial deve ser de aproximadamente 90 graus no homem, e mais obtuso na mulher.

P_20160612_221005_1_p1Técnicas de Injeção

Pode-se usar anestesia tópica; entretanto, essa única injeção pode ser tolerada sem anestesia. O músculo depressor do septo nasal está localizado na base da columela e é o músculo a ser tratado com a injeção. Use aproximadamente 2 UB ou 5-9 UD.

Precauções

Essa aplicação não melhorará uma ponta intensamente ptótica. Use com cautela em mulheres que já possuem uma ponta elevada e nos homens que normalmente não querem uma ponta muito rotacionada.

Instruções pós-aplicação

Nenhuma. Formação de hematomas é improvável.

Riscos

O excesso de tratamento dessa área pode causar queda do lábio superior.

Pérolas do tratamento

Procede calmamente: tente metade da dose sugerida primeiro. Tenha certeza de que o paciente está ciente de que essa melhora será sutil. Não trate demais.

FONTE:
TÉCNICAS DE INJEÇÃO EM COSMIATRIA – UM GUIA EM TEXTOS E VÍDEO PARA NEUROTOXINAS E PREENCHEDORES
THEDA C. KONTIS
VICTOR G. LACOMBE
DILIVROS