Os terceiros molares, que nascem por volta dos 16 aos 20 anos, também são conhecidos por dentes do juízo, pois nestas idades era suposto começar a ter maturidade de adulto (ja vi nascer em paciente de 90 anos, que nunca é tarde para ter juízo…).

Muitas vezes é um dente incompreendido, injustamente acusado de outros males na boca. Também há dentistas que não podem ver um terceiro molar e querem logo extrair 🙂
Costuma nascer devagar, muitas vezes nem se nota. Pode causar algum desconforto no início e inflamações, facilmente controladas com uma boa higienização, bochechos com elixir e anti-inflamatórios em alguns casos.

E a pergunta que não quer calar: escreve-se ciso ou siso?
“o dente é siso; é o mesmo vocábulo que usamos como sinônimo para “seriedade”, “juízo”: homem de muito siso, homem sisudo. Por ser o último dente que aparece na dentição humana, recebeu esse nome metafórico de “dente da seriedade” (prof. Moreno)

DENTES DO SISO SINTOMAS

Dor no dente do ciso
É bastante comum haver dor na região do dente do siso quando ele está nascendo, a gengiva pode ficar um pouco inflamada apresentando dor, vermelhidão e sensação de calor. Nestes casos, para aliviar a dor e inflamação, deve manter os dentes muito bem escovados e recorrer ao uso de um enxaguante bucal próprio para estes casos. Em alguns dias os sintomas desaparecem. Se necessário, pode tomar algum analgésico que toma habitualmente para outros tipos de dores.
Se a inflamação do dente do siso persistir durante muitos dias, ou se aparecer após o dente estar completamente erupcionado, deve procurar um dentista para diagnosticar a causa do problema.

Extração do dente do siso
Recebos a seguinte dúvida de um leitor: Estou com sintomas no dente do ciso, devo ir no dentista arrancar?O dente do siso não deve ser extraído se não estiver causando problemas. Algumas situações onde o dentista pode recorrer à extração são: desajuste na oclusão (quando o dente do siso está entortando os outros dentes); quando está em posição incorreta e provocando problemas de inflamação recorrente; quando está com cárie muito profunda e não é possível fazer tratamento de canal (muitas vezes as raízes dos dentes do siso são curvas ou possuem formas que torna impossível o tratamento de canal).

Infecção no dente do siso
O dente do siso pode apresentar dificuldades de higienização, acumulando restos de alimentos que causam inflamções e infecção. A infecção caracteriza-se por inchasso (abscesso no dente do siso) e dor no local, dificultando a mastigação e deglutissão de alimentos. Também pode provocar dor de cabeça e febre. Nestes casos deve-se procurar o dentista imediatamente, sendo muitas vezes necessário recorrer ao uso de antibiótico e anti inflamatório. Uma vez curado os sintomas do dente do siso, não é necessário recorrer à extração, somente em casos onde o problema possa persistir e passar de uma fase aguda para crônica (não há sintomas mas o problema está lá, pode haver formação de cistos e outros problemas).