Cuidados a ter após extração de dentes.

87

Ok, arrancou um dente e saiu com a cabeça atordoada do dentista, não prestou muita atenção no que foi dito e agora não sabe o que fazer. Alguns cuidados após a extração do dente, bastante simples, vão ajudar:

  • Não comer nada que seja muito duro ou quente. De preferência só consumir alimentos mais pastosos ou líquidos, como queijo, sorvete, yougurtes.
  • Não fumar.
  • Não fazer bochecho, pode provocar hemorragia. Aquela receita do seu avô que é bochechar com pinga, whisky ou vinagre, esqueça.
  • No dia seguinte à extração utilize um colutório para ajudar na higienização da boca, já que no local da extração pode acumular restos de alimentos que dão origem a infecções.
  • Procure dormir com a cabeça ligeiramente mais alta.
  • Evite esforço físico.

Se após algumas horas após a extração houver uma pequena hemorragia deve morder com força uma gaze . Se não parar deve consultar ajuda profissional (normalmente uma sutura no local resolve, no entanto, dependendo do caso, pode ser necessário aplicação de medicamentos para melhor formação do coágulo).

87 Comentários

  1. Andrea on

    >Lembro-me quando extrai meus terceiros molares impactados e semi-impactados. Ainda bem que minha taxa de plaquetas é acima da média…

  2. Anonymous on

    >Caso nao seja alergico vc pode iniciar um dia antes da extração comprimidos de AMOXILINA 500 mg de 6 em 6 horas por 7 dias

    1 hora antes da extração 10 mg de CETOROLACO TROMETAMOL aplicação sublingual…se houve dor tomar outro comprimido apos 4 hs do primeiro.

    Apos a ciruria tomar NIMESULIDA 100 mg de 12 em 12 horas por 5 dias…

  3. Anonymous on

    >Obrigado,, onde pago a consulta??//

  4. Anonymous on

    >extrai ontem dois dentes. nao doi nada.
    estou a comer papar pra evitar maguar-me :$

  5. Anonymous on

    >Doutor, eu acabei de extrair um dente, quando posso voltar a malhar? Com quantos dia mais ou menos tenho que ficar de molho?

  6. Anonymous on

    >Doutor, o sexo prejudica na recuperação após a cicatrização?
    Obrigado

    • sergio on

      apos 4 dias de uma extracao pode se ter relacao sexual?

  7. Bruno alexandre ruiz on

    >Pode comer algo doce apos a cirurgia?

  8. Anonymous on

    >Extrai 2 dente terça feira levei ponto porquer ?
    ja extrai outra vez nunca levei ponto!!
    nossa não gotei do dentista , vcs quando for ao dentista se informe , porquer passei um sufoco danado pensei que ia parar no hospital quase ele arrancava meu queixo …

    • Jeff on

      Eu acho que passei com o mesmo dentista que Você passou! rsrs
      Faz uma semana que extrai o dente e não para de doer.

  9. Anonymous on

    >Ah voltei!! esqueci de diser que não foi no SUS que extrai não foi pago , ja extrai no sus foi ótimo, mais esse foi sufoco pagar pra sofrer é demais , segunda vou tirar os pontos vou ter que ir ne fazer o que rsrs
    Abraços

  10. Fernando São Paulo on

    >Acabei de extrair um dente, o último da arcada superior, lado direito. O dentista é super gente boa, um senhor, que clinica na Penha há muitos anos. Faz mais ou menos 01 hora, e não senti nada ainda. Me recomendou não fazer esforços físicos e tomar Anador gotas, no caso de doer após passar o efeito da anestesia.

  11. Anonymous on

    >ja tem 6 dias que extrai um dente ja poço fazer relação sexual..

  12. Anonymous on

    >no mesmo dia

  13. Anonymous on

    >Eu extrai um dente ontem, e o que aconteceu foi que fiquei desde a hora de ter arrancado o dente (12:30) até as 11 da noite sempre a deitar sangue e eu n tinha outro remedio se nao cuspir. Acabei por vomitar com o enjou do sangue e fui logo ao hospital, n aguenta mais! No hospital, entrei nas emergencias, desmaei no hospital com hipotremia, metaram-me numa cama e fui directo para o medico. Tive que ser cozido!
    Nunca + arranco dentes!
    Felizmente só tinha aquele dente podre.

    Por isso, se tiverem muito tempo a sangrar e se as gazes nao fazem efeito. É pk tem homorragia! Tem k ir logo ao hospital!

  14. Heverton Paulo on

    >Vou extrair um dente daqui a dois dias.Existem alguns cuidados pré-cirúrgicos?

  15. Anonymous on

    >extrai meu dente hoje ta muito estranho ..!!!! extrai p pré-molar

  16. Anonymous on

    >por favor,me respondam..
    meu avô extraiu um dente, e desde a extração que já faz uns 2 meses,sente uma agonia,e uma gastura na boca que quase o enlouquece,o que pode ser isso?o que devemos fazer?

  17. Anonymous on

    >eu tenho extrair dois dentes na parte superior doi muito

  18. Faah on

    >Quantos dias sem fumar ?

  19. Anonymous on

    >Extrai hojee e não dueu nada. Depois da nestesia eu brizei … o ruim é o gosto de sangue :S

  20. Anonymous on

    >extrair dois dentes, e ta com um pouco de sujeira :SS ja gargarejei água mais nao sai oq faço :S ;x ?

  21. Anonymous on

    >kanto tempo sem poder fumar após extrair dente do siso??

  22. Anonymous on

    >Vou extrair 2 dentes,por causa do aparelho,estou morrendo de medo..dói muito? sente alguma pressão?

  23. JV on

    >Não dói nada, vá calmo e descontraído 🙂

  24. Anonymous on

    >bom extrai o dente dia 02/07/2010, nao sinto nada hoje tirei os pontos nao intendo qual é o medo? pois é a coisa mais simples que existe

  25. Anonymous on

    >sou a michelly summer , tive q extrai um dente para poder colocar uma chapa , to qrendo ir pro nordeste minha terra natal , vo pra maceio e qro xegar linda lah , por q neh! indo de SAO PAULO , td mundo vai qrer se aproximar de mim, entao vo trocar de chapa pois ta veínha jah, espero q ela nao fique frouxa , amo meu pais , amo minha chapa .. xau

  26. Anonymous on

    >extrair dentes não doi nada…nada…nada… eu extraio meus dentes todas as noite,,, e os guardo dentro de um copo com água.

    • faby on

      kkkkkkkkkkk…eu entro aqui só pra ler essa resposta kkkkkkkkkkkk

  27. Anonymous on

    >garanto que nao doi pouco pois se vc tomar coca cola vai achar que tem um a bomba na sua boca cuidado se quiser sofre boa sorte

  28. Anonymous on

    >Eu uso chapa e prejudica pro sexo oral! Não Melhor fazer sem mesmo!!!!!

  29. alÊ on

    >Extrai um hoje as 16 hrs… Já sao 2 da amanha, ja tomei a medicação receitada duas vezes e a dor simplesmente nao passa. Já tô doida…até sangrou

  30. Anonymous on

    >Tirei o dente do siso, quantos dias tenho que ficar sem fumar?

  31. Anonymous on

    >ja extrai o dente a 17 dias e os pontos ainda não cairam,posso tira?

  32. Anonymous on

    >Extrai o dente faz 2 dias, e esta chegando o fds
    gostaria de saber se posso ter relacoes sexuais normalmente e se posso praticar sexo oral, ou se isso pode romper os pontos ?

  33. Anonymous on

    >extrai 2 dentes a 3 dias posso fazer sexo

  34. Anonymous on

    >tirei dois dentes hoje e não vi nenhum problema em comer uma comida normal(arroz,feijão,macarrãoesalada)depois comi pão com ovo e depois minha mãe veio me avisar que eu não podia ter feito isso e agora ? Tem algum perigo

  35. Anonymous on

    >Pessoal, seguinte.

    Acabei de tirar um dente (pré-molar 16 – ante-penultimo dente superior direito).

    Fiz na UPF, Universidade aqui de minha cidade, sem custo algum.

    Atendimento mais que 100% de todo mundo.

    Sobre a extração. Segundo eles, é muito mais fácil para quem tem algum problema na gengiva ou algo do tipo.
    Quem tiver uma boa saude bucal se prepare pra sofrer um pouquinho.

    Sobre o dente: Eu estava fazendo um tratamento de canal e faltei uma consulta.Como é de costume de todos, já que faltei a consulta demorei um tempo pra agendar a próxima. Neste meio tempo a obturação caiu e fiquei com o dente aberto durante o período de férias da Universidade.

    Após a volta às aulas, liguei e aí tive que agendar (uns 20 dias de espera).. eu poderia ter ido a outro lugar para fechar o dente, mas como eram apenas 20 dias e dentista nao é algo mto agradável.. resolvi esperar com ele assim mesmo.

    Voltei ao dentista no dia marcado, foram olhar e o dente estava mais feio ainda, e foi que acabaram condenando o dente a ser removido.

    A sensação.. não mentirei, se você tem gengiva e estrutura óssea fortes, prepare-se para sentir algo BEM desagradável.

    Mais de uma hora puxando meu dente pra cá e pra lá até conseguirem retirar. E ainda qdo estava quase saido, o maldito resolve se quebrar inteiro (como disse o dentista, era de se esperar,afinal, o dente estava sendo retirado exatamente por nao ter mais salvação) e entao tiveram que tirar raíz por raíz. Se vc nunca extraiu e está pensando se vai ouviu o barulho do dente saindo, a resposta é SIM, o som é de osso se esfarelando, horrível.

    Mas enfim, estou até agora com um pedaço de algodão no lugar do dente retiado, ainda não tive coragem de olhar o tamanho do furo (que que fosse um dente mais pra frete, seria vísivel a terceiros)e agora, uma hora depois.. que estou começando a sentir um gostinho de sangue no algodão (acabou de começar).

    Nao vou dar meu MSN pq nao seria uma boa ficar add contatos por causa de questões sobre dentes, mas quem tiver mais alguma dúvida, manda mensagem privada no Twitter @brg_imports

    AH, o importante deste texto gigantesco.. meu dente tinha salvação e por deixar apenas 20 dias aberto precisei extrair, portanto, não deixe para fazer depois, pega o telefone e ligue AGORA para agendar sua consulta chata e resolver esse problema de uma vez!!!

    Abraço a todos.

  36. Anonymous on

    >eu….deixei passar uns 4 anos para tirar as raizes de um grandao… e so ao fim de 2 dias me esta doendo pa carago!! e mais…sai da dentista e passado uma hora tava tomando analgesico e tou fazendo moxicilina…mesmo assim ta doendo imenso!!

  37. Anonymous on

    >tirar a raizes do dente e fica doendo e normal

  38. Rafaela on

    >Extrai um dente,começou a extração 11:45 e só foi terminar as 13:30, e agora 02:30 após a extração está começando a doer e dói muito,imagina na hora que passar o efeito todo da anestésia?
    Só quero avisar que na hora da extração não dói nada, e após a extração dói pra caranba,mas não em todas as pessoas…
    xxxxaaaauuuuuuuuzzzzzzzzzzzziiiiiiiinnnnnnnnnhhhhhooooooooooOOOOO….

    Boa extração pra vcs…

  39. Anonymous on

    >oi extrai dois dentes quarta-feira até hj ainda está dendo muitooooo e enchado,o que eu faço j´tomei rédio mais ñ passa,nunca mais extraio dente.
    xauuuu pessoal.boa sorte.

  40. alialá on

    oi quanto dias após uma extração que levou ponto posso ter relação sexual com mu esposo. extrair ontem

  41. wilson butantã on

    Tive que extrair um dente a 48 hs atrás,continuo tendo uma dor nada suportavél,onde liguei para o consultorio odontologico o mesmo informou que seria assim mesmo.Tomei uma atitude irregular de medicar com paracetamol de 6 à 6 hs,se não houver solução irei partir para nimesulida de 12 a 12 hs.Por favor preciso saber se esses medicamentos serão corretos para essa dor horrivél e cura total da cirurgia de extração?

  42. of on

    pois é camaradas!!é isso mesmo evitem arrancar dentes!!!cuide muito bem deles.Extrai um maravilhoso MEGA molar sexta feira passada, E NEM VOS CONTO!!!!fui as urgencias ontem,porque ja estava a desconfiar que algo mais estava a acontecer.Pois entam, estou a ser medicada para tratar uma suposta infecçao,vejam so…a verdade é que nao tive o minimo cuidado..nao gardei a compressa tempo recomendado.coloquei gelo na bochecha tempo a mais do que o recomendado(mais tambem convenhamos que a dor é um verdadeiro tormento!vale tudo)nao ha analgesico que me tire a dor,nem mesmo uma interminavel preçe ao santo das causas impossiveis!!! bjs

  43. Nana on

    ola tudo bem ! tirei meu dente ontem a nao esta doendo nada … so que estou com medo de abrir os pontos !

  44. Cladine on

    Extrai dois sisos pela manhã, meu dentista foi ótimo, nem senti, mas agora dói um pouco, minha bochecha tá igual a do Kiko, tô morrendo de fome! Como faço pra higienizar a boca antes de dormir? Passar escova nem em pesadelo!

  45. vinho on

    To com duvidas, extrai 4 dentes inferiores decorrentes de problemas e estão ainda os sisos, e tenho que extrair 2 superiores e os sisos o dentista nao falou nada em extrai-los, só que os meus dentes são muito tronxos, está faltando um dente em cima do lado direito mas ele nao sai porque os dentes são todos juntos, em decorrencia disso se tem como usar aparelho pelomenos para acertar os dentes de cima? e os debaixo mais tarde fazer implantes?

  46. anoni on

    oi extrai um dente ja faz 4 dia e ate agora nao ta melhor , eu acho q meu dentista mexeu muito fez maior estrago , e os dente perto dele q foi extraido ta td inchado inflamado nao sei mais oq eu faço!!

  47. hana on

    extrai quatro dentes a uma semana,
    no segundo dia ficou muito ichado !!passei cinco dias tomando nimesulida
    mas ja tou bem melhor ñ sinto nada, e ja desinchou!!
    sera que ja posso malhar ??

  48. Jaqueline on

    acabei de extrai a mola e nao me derao pontos a verdade e que to com uma fome treemenda mas tenho medo de comer algo.quanto tempo leva pra cicatriza o buraco do dente.

  49. deivid on

    pelo amor de Deus…extrai 02 dentes quinta-feira passada…e cada dia q passa a dor aumenta !!! oq pode ta acontecendo ???
    tenhu akela leve imprensão q não segui a risca os cuidados após a extração !! uashuashs to tomanu remédio igual kem xupa bala…mas num ta adiantandu nda

  50. Davi on

    Bom,faz 1 hora q arranquei, ate agora nao ta doendo,o chato so e o incomodo com o gosto de sangue,mas ta otimo.

  51. Pedro on

    Extraí um dente esta manha, ate agora esta tudo bem, se bem k durmi um pco a tarde e fartei-me d sonhar c a falta do dente lol. qdo é k posso voltar a fazer desporto e apanhar banhos de sol? é mesmo cerca de 3dias?

  52. douglas on

    oi, uso aparelho a três meses ,na arcada inferior tenho os dois dentes do siso ,sendo que um esta com uma pontinha já o outro nem sinal, meu dentista extraiu outro dente o premolar disse que irá puxar os de trás pra frente e alinhar os da frente assim tampa o vao que ficou do dente extraido, não era pra ter extraido o do siso?

  53. sirleuza on

    eu arraquei 4 dentes para colocar pinos,mas estou com uma provisoria nao posso tirar durante 2 dias como fasso para limpar ?e oque ajuda na cicatrizaçao? e para o osso ficar forte.

  54. iris on

    oi arranquei o siso e n consigo abrir a boca direito,porq esta muito enchada como faço para fazer a higienização?

  55. Junius on

    quanto tempo para volta a tomar minha cervejinha???

  56. Oi gostaria muito de tirar uma duvida, uso aparelho á 6 meses meu dentes sempre foram certos nunca tive problemas, mais minha mordida estava torta passei em um dentista e ele falou que eu deveria usar aparelho. Depois de um certo tempo minha dentista falou que eu deveria arrancar 4 dentes pré molares que são gémeos já arranque dois um de cima e outro de baixo mais ainda fico na duvida se era necessário mesmo arrancar ou se ela queria mais dinheiro meu rs. Ai vem minha pergunta existe dentes gémeos ? eu tinha 32 dentes e agora vou ficar com 28 será que vai dar algum problema no futuro. agradeço desde já. ABRÇO.

  57. sandra on

    estrai un dente eagora sinto as veses a boca formigar e apareceu uma bolinha endurecida parecendo um caco branco e´normal ? o quedevo faser //

  58. emanoel carlos on

    Oi tudo bem? extrai um dente na parte de baixo o anti penultimo na sexta anoite, hoje e quarta posso fazer sexo com minha parceira? passaram 4 dias já. obrigado

    • RESPONDENDO: “”Oi tudo bem? extrai um dente na parte de baixo o anti penultimo na sexta anoite, hoje e quarta posso fazer sexo com minha parceira? passaram 4 dias já. obrigado””

      Eu tirei os 4 de trás, levou duas horas somente para tirar os de baixo que estavam totalmente deitados empurrando os dentes da frente, levei 12 pontos no total 4 nos dentes de baixo e dois nos de cima. e fiz sexo sem problema algum. é claro que tomei cuidado para ela não encostar no local da cirurgia. minha mãe me chamou de maluco quando eu contei mas eu estou vivo kkkk

      Até me ajudou a relaxar.

      Abração e boa sorte!

  59. lilly on

    ola arrecai o dente sico tem 2 dias n consigo abrir a boca o q faço pra limpar fazer hegienização’

    • lili on

      voce deve procurar um dentista para ele ver o que pode ser feito eu sempre arraquei dente e sempre abri a boca passe gelo no lado de fora da bola faça massagens com compressa morna tome antiflamatorios e analgesicos e lembre nunca arraque um dente inflamado só trara complicações depois fique com Deus e melhoras…

  60. Josy da Silva on

    Hoje de manhã extrai um dente.
    Não tá doendo muito, só latejando um pouco, pra fala a verdade o local nem doi muito só q minha cabeça esta a ponto de explodi e tô queimando de febre!!!
    A escovação é normal?

  61. Eduardo on

    Extrai um siso de tarde, por volta das 16:00 até agora 22:53 não para de sangrar.. já fiz compressa de gelo, comi coisas geladas e pastosas e líquidas e mesmo assim nada.. o que eu faço ?

  62. cristiane figueredo beiringin on

    bom dia !! extrai o dente 16 na segunda feira de manha, nao senti dor, e no dia sagrou só um pouco, vou retirar os pontos daqui a 4 dias, gostaria de saber se ja posso voltar ao meu ritimi de visa naormal? por exempl limpar a casa, lavar roupa e etc
    obrigada!!!

  63. Liliane pereira lopes santos on

    Ola!! Tirei dois dentes de siso foi na terça feira ate agora esta inchando… Isso é normal? Sangramento ñ tenho mais e so estou comendo coisas liquida… Amanha irei num sitio sera vou poder beber cerveja??

  64. marly on

    oi tudo bem? extrai um dente na quinta-feira foi tudo bem mas eu to percebendo que não ta cicatrizando,hoje é terça-feira já faz 6 dias o que eu sasso??????

  65. ALEXANDER on

    PESSOAL, EXTRAÍ UM DENTE FAZ OITO DIAS HOJE (30/03/2012) E AINDA SINTO UMA DORZINHA DE LEVE, MAS SINCERAMENTE RECOMENDO QUE O FAÇA EM ÚLTIMO CASO. É EXTREMAMENTE DESCONFORTÁVEL , NA MAIORIA DOS CASOS.UM BEIJO BEM GOSTOSO PARA AS MENINAS, UM POUCO ABAIXO DA CINTURINHA!!! KKK…

  66. eliene alves on

    OLá!
    arranquei o dente primeiro molar e não levei pontos
    e normal não levar pontos??

  67. Priscilla on

    ola, eu extrai um dente a nove dias atrás e tive uma ótima recuperação, não senti nenhuma dor nem nada. o dentista disse que não era preciso dar pontos. hoje, nove dias depois. eu abaixei a cabeça na cama e depois de uns três minutos veio sangue e saiu muito. o que aconteceu tantos dias depois? qual a indicação?

  68. Edielson on

    Eu extrai 6 dentes hoje. Nossa, to meio tonto até agora.

  69. vania on

    Pela amor de Deus arranquei o tal siso no sábado passado e nunca pensei q eu fosse sofrer tanto, minha bochecha esta inchadíssima e vermelha infelizmente infeccionou não consigo abrir a boca um cm sequer. Estou péssima. O dentista receitou amoxicilina e dipirona, mas até meus ossos estão doendo.

  70. Izabel Cezar on

    extrai um dente do fundo , não é do siso á quatro dias , e ainda sinto muita dor , é normal ? o dentista colocou no buraco um produto branco e disse que isso iria juntar com osso e virar osso , ?? é normal ? e ador?
    Obrigada , pela atençao , e aguardo resposta . Boa tarde.

  71. José on

    olá, outro dia minha Esposa foi tentar arrancar um dente do meu Filho de 7 anos porém ele estava somente um pouco mole, diz ela que estava atrapalhando o nascimento de outro dente, porém ELA NÃO É DENTISTA….poderia acontecer alguma coisa ruim ou seja , causar algum tipo de hemorragia ou sei ´lá, algo de ruim mesmo..?

  72. Eliz on

    Extraie um dente hoje posso fazer serviços domésticos amanhã cozinha,passa roupas etc…?

  73. Lucelia on

    Oi, tirei um dente do siso ha 3 dias e continuo com dor e hoje amanheci até com o pescoso inchados, isso é normal qdo vai parar de inchar o que faço??? o medico receitou apenas diclofenaco

  74. Irineia on

    Extrai 7 dente de uma vez. Só tive esta coragem pois a dentista disse-me que era normal,pois eu não achei eu tive queda de presão e um começo de choque,eu tremia e fiquei como se estivese levando choque eletrico. Por favor isso que o dentista fez é correto?
    Anteciosamente: Irineia

  75. Arranquei um dente na quinta e como o dente estava muito quebrado foi preciso cortar um pouco a gengiva para tirá-lo , então levei uns pontos.
    Desde que o efeito da anestesia passou minha gengiva não para de doer, ou seja, estou cheia de dor há 4 dias!
    Tomei remédios para dor e alivia um pouco na hora, mas depois volta a doer novamente.
    O que pode ser isso e o que faço para essa dor passar????
    Desde já obrigada pela ajuda!
    Fernanda

  76. Cassio on

    ..se isso conforta alguém…arranquei SEIS dentes da frente numa só e coloquei uma PERERECA na mesma hora…ja se passaram 7 horas e ta tudo bem…semremédiosnem nada…só uns calafrios de febrinha mas ja passou…foda é comer purê,purê e mais purê de batata rsrsrsss.Animal….

  77. ola eu queria muito uma ajuda eu aranquei um dente e ele se despedaçou se e ficou uma parte em cima oque eu faso nem da para ver direito porfavr.. E bom colocar listerine e agua e bochar quando acontece um caso como o meu me responde presiso muito de uma resposta ate 05.02.13 as 22.00 e agora sao 19.53 vai pessoal entra vai porfavor!!!!!!!!!

  78. Iasmin da Paixão on

    Oi, ontem arranquei dois dentes e o dentista deu alguns pontos, mas eu fiquei com uma pequena duvida, é verdade que quando estamos no processo da ortodontia ou seja usando aparelho não podemos dar ponto pois atrapalha o os dentes de voltar pro lugar ou pode sem problema?

  79. alan pedroso de jesus on

    Extrai o ultimo dente antes do siso e o dentista falou que nao era preciso costurar…
    Ele esta correto?

  80. davi on

    eu arranquei o dente 2 molar de baixo . depois de 4 dias posso fazer educaçao fisica na escola por 45 minutos , e quanto tempo depois posso voltar a escovar dente

  81. david on

    eu arranquei o dente penultimo de baixo . depois de 4 dias posso fazer educaçao fisica na escola por 45 minutos , e quanto tempo depois posso voltar a escovar dente

  82. victor on

    arranquei o dente as 15:30 quando posso jogar futebol