Aparelho ortodôntico e extração de siso

20

Vou colocar aparelho, tenho que arrancar os dentes do siso?

Recebemos esta pergunta centenas de vezes, por isto o melhor ortodontista do Brasil escreveu um texto para quem ainda tem esta dúvida.

Aparelho ortodôntico e extração de dentes do siso

A relação terceiro molar e tratamento ortodôntico é meio complexa.

Já vi ortodontista que manda realizar exodontia de todos terceiros molares que vê pela frente, já vi aqueles que culpam o siso por movimentações pós-tratamento e já tive noticias daqueles que não tem a mínina noção do que fazer com os “pobreretos” dos terceiros molares.
Primeiro: É uma relação complexa porque o terceiro molar é um dente complexo mesmo de nascença.
Segundo: vamos TENTAR responder a difícil pergunta:
“-E aí doutor, vou ter que arrancar os sisos?”
Então, a resposta para esse questionamento é: Depende.
Sim, depende da posição do terceiro molar, depende do tipo de tratamento que será realizado e depende das convicções do ortodontista.
1 – Posição:
Tem terceiros molares (dente do siso) que não há dúvidas, devido ao seu mau posicionamento, só restam mesmo as extrações do dito-cujo. Teriam que ser extraídos com ou sem tratamentos ortodônticos.
Mas, tem aqueles que geram duvidas, sim! Para esses, contamos com o auxílio de uma medida que nos fornece a posição ideal do primeiro molar superior. Essa medida é um alerta sobre a possibilidade de o siso ficar incluso, podendo, assim, ajudar na tomada de decisão sobre as extrações.
2 – Tipo de tratamento:
Durante o tratamento ortodôntico podemos realizar vários procedimentos que vão nos auxiliar na correção da arcada dentária.
Entre esses procedimentos, podemos realizar um que se chama distalização, ou seja, levar os dentes para trás. Se o plano de tratamento inclui uma distalização dos últimos dentes, geralmente é pedido a extração dos sisos.
Em contrapartida, se o plano de tratamento inclui extração dos pré-molares e não inclui uma ancoragem absoluta, geralmente, no final do tratamento, haverá espaço para o siso na arcada dentária. Observando, sempre, a posição dos queridinhos.
Mas, se for uma preparação para cirurgia ortognática mandibular, só tem a opção das extrações dos terceiros molares. E atenção: essa extração tem que ser realizada até seis meses antes da cirurgia.
3 – Convicções:
Esse ponto é o mais difícil de abordar.
Se o ortodontista acredita que o siso seja capaz de empurrar todo mundo e avacalhar o tratamento ortodôntico, resultando no apinhamento tardio: extrações.
Se o ortodontista acredita que o siso possa causar interferências na arcada e isso levar a uma desarnomia na ordem estabelecida: extrações.
Se o ortodontista acredita que os terceiros molares são estímulo de crescimento mandibular e a criança e/ou o pré-adolescente já apresentar tendência de ser queixodinho: extrações.
Por esse assunto ser complexo, cada caso deverá ser tratado isoladamente, devendo haver uma soma de razões que justifiquem a extração ou não.
Ufa!