Auxiliar em saúde bucal: treinamento – ASB – ACD – TSB – THD – Recepcionista -Secretária

138
Auxiliar em saúde bucal: treinamento - ASB - ACD - TSB - THD - Recepcionista -SecretáriaConforme comentado no meu primeiro neste blog, iniciaremos aqui uma série sobre Treinamento de uma Equipe em um consultório ou clínica dentária. Vamos lá.
Conforme comentado no meu primeiro guest post neste blog, iniciaremos aqui uma série sobre Treinamento de uma Equipe em um consultório ou clínica dentária. Vamos lá.

Uma Equipe em Saúde Bucal é composta pelo Cirurgião-dentista, Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). Em uma clínica ou consultório também fazem parte da equipe as recepcionistas, secretária de dentista, Técnicos em Prótese Dental e seus auxiliares, além da gerência da clínica, em muitos casos. O foco deste post é a ASB, suas funções e treinamento.

Auxiliar em Saúde Bucal, ou ASB, é a mesma profissional que muitos ainda chamam de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD). O termo foi mudado na Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008 que, entre outras coisas, determinou a obrigação de registro no CRO e o pagamento de anuidade em um décimo do valor pago pelo cirurgião-dentista. Esta lei também determina quais as atribuições da ASB, bem como as da Técnica em Saúde Bucal. A ASB faz parte da equipe de saúde bucal, que também é composta pela Técnica em Saúde Bucal e pelo cirurgião-dentista, por quem é supervisionada diretamente.

O papel da Auxiliar em Saúde Bucal
Cabe à ASB o atendimento inicial à clientela do CD, a organização do ambiente de trabalho, manipulação de material e instrumental e auxiliar diretamente no trabalho com o paciente. Nossa primeira oportunidade de causar uma boa impressão depende da ASB, pois é ela quem atende o telefonema de nosso cliente, é ela quem o recebe quando ele chega ao consultório. Só isto já bastaria para dar a esta profissional um imenso valor. Mas ela também é co-responsável por todo o ambiente de trabalho, limpeza e organização inclusos. Ela também colabora na manipulação do instrumental e de diversos materiais – como seria possível fazer uma moldagem com silicone leve e pesado ao mesmo tempo sem o precioso auxílio das ASB?

Conhecimentos necessários
Para fazer todo esse trabalho ela necessita de alguns conhecimentos específicos, deve saber como atender o telefone e na recepção, deve conhecer noções de anatomia como faces dos dentes e tecidos moles da boca, além de fisiologia e patologia, pelo menos das doenças que mais acometem a boca. Também deve conhecer o instrumental, tipos de instrumentos, seus nomes e quando utilizá-los, saber como proceder para limpá-los e esterilizá-los. Uma boa ASB também auxilia no controle financeiro do consultório e deve ter noções de livro caixa e fluxo de caixa, pelo menos. Conhecer informática também é imprescindível para conseguir operar os Softwares ou Programas Odontológicos, bem como toda Gestão do consultório.