Bolha no pé do dente, o que é isso?!!?



Bolha na gengivaVira e mexe, sempre tem um paciente perguntando de uma tal bolha na gengiva, de pus, que nasce perto do pé do dente… Eu, como não poderia deixar de ser, fico imaginando a tal bolha no pé do dente!

Então, para acabar, de vez, com essa dúvida escrevi esse tutorial definitivo. Vamos lá!

1 – Tenho uma bolha de pus no pé do dente, o que é isso?

Essa famosa bolha é, na verdade, o que chamamos de abscesso.Abscesso é o acúmulo localizado de pus em um tecido, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecido inflamatório. O líquido purulento que está dentro da ‘bolha’ é formado em virtude da desintegração e morte do tecido original, microrganismos e células de defesa do nosso organismo.

O abscesso dentário é uma infecção que acontece em torno da raiz de um dente. E esta infecção pode estender até a gengiva originando, então, a formação de pus e, consequentemente, a talzinha da bolha.

2 – E por que isso acontece?

Os abscessos dentários são causados por algumas bactérias que moram na sua boca. A infecção pode ser causada por uma cárie extensa que vai destruindo o dente até atingir o “nervinho” do dente. Então, o abscesso do dente pode desenvolver a partir da morte do ‘nervinho’, mas, também, pode acontecer a partir de uma higiene ruim, ausência prolongada de cuidados com os seus dentes e, ainda, com tratamento de canal inadequado, feito pelo dentista daquele clinicão pop que você não deveria ir…

3 – E como eu sei que estou com abscesso na boca?

Primeiro: Quando aparecer a bolha de pus, você já é dono de um abscesso!

Os principais sintomas de abscesso dentário são:

Dor de dente persistente;

Irritação na gengiva afetada e formação de pus;

Inchaço na gengiva perto da raiz, que pode ser visto de fora;

Inchaço dos gânglios linfáticos na região do pescoço é comum;

Pode ter febre, eventualmente;

A gengiva e/ou as bochechas podem ficar vermelhas e inchadas;

Poderá ter um dente com uma certa mobilidade;

Dificuldade de abri a boca

E se o abscesso se propagar, seu rosto e/ou pescoço poderão ficar inchados.

4 – E tem tratamento?

Lógico! Um bom Dentista é o único ser que pode tratar de um abscesso dentário. Pois, o tratamento envolve procedimentos tipicamente odontológicos. O mais tradicional tratamento é a drenagem da bolhinha: o abscesso deve ser cortado e o pus drenado. Sem neura, é feito com anestesia…

 1 – Tratar um abscesso periapical – tratamento de canal será usado para remover o abscesso.

2 – Tratar um abscesso periodontal – o abscesso vai ser drenado e limpo. As superfícies da raiz do dente, então, serão suavizadas por raspagem. Isso ajuda a curar o dente e impede a ocorrência de novas infecções. Pacientes com abscesso periodontal e uma infecção recorrente, pode ser necessário realizar alguma cirurgia na gengiva para remodelá-la e para eliminação da bolsa periodontal. Este procedimento será realizado por um bom periodontista.

ATENÇÃO: Antibióticos e analgésicos. Devem ser prescrito pelo DENTISTA. E NÃO PODEM substituir o tratamento com um dentista.

5 – O abscesso pode voltar?

Pode.

Abscessos dentários podem não curar nas seguintes condições:

Formação de cisto no dente;

Falha de tratamento de canal;

Desenvolvimento de resistência às drogas utilizadas indiscriminadamente;

Má higienização com o retorno da doença periodontal associada com a infecção do dente.

6 – E se eu não tratar?

É uma opção. Recomendo fazer um bom seguro de vida!


64 comentários

  1. Aconselho a todos que estiverem com dor ou nos dentes algo estranho na gengiva a se tratar e procurar especialista urgente, a gente tem muito medo do desconhecido por isso na hora de tratar dos dentes deixamos de cuidar por medo ou falta de tempo….Eu cometi esse erro estava sentindo uma dor horrível a algum tempo enquanto trabalhava procurei a dentista que me aconselhou a procurar um especialista em canal eu medrosa que sou procurei o dentista umas duas vezes deixei a radiografia la e fiquei esperando ele marcar um horário…resultado minha boca esta super inchada e estava doendo muito, latejando mesmo!! Tive de tomar uma anestesia por cima do local onde estava doendo (foi muito ruim) agora aliviou (depois da drenagem) mais mesmo assim ainda vou ter de fazer o canal, estou com o dente aberto e também comendo com dificuldade…
    Não deixem chegar a esse ponto se cuidem a saúde bucal também é essencial.

    • andressa de jesus

      é pois eu ja deixei isso acontece por falta e cuidado agora to assim doe,incha ,eainda mais aparece as bolinha de pus é orrivel…teho medo so de pensar em mesa de dentista mais não ha outra saida a não ser enfrenta a realidade …..que eu mesma não tomei provimendia…agora sofro as conseguençia….prazer em conhecer ……ass: andressa

  2. doutor, tem uma bolinha de pus na minha gengiva no dente de trás… eu espremi ela e saiu pus, só que eu notei que tem umas bolinhas brancas durinhas (como se fossem cravos), dentro dessa bola de pus. Eu peguei uma pinça e arranquei um pedacinho dessas tais bolinhas e saiu tipo uma carne transparente com branco… todo dia eu espremo a bolinha de pus e escovo os dentes, faço bochecho e ela vai diminuindo… só que acho que por causa dessas bolinhas brancas todo dia cria pus de novo.

  3. Rafael mondini

    Bacana gostei da informacao! Meu dentista n me falou isso, eu nem sabia o Pq eu tive este problema é agora sei q foi Pq ele mesmo n fez um canal bem feito! Gostaria de saber onde te encontro! Ele me mandou esperar calcuficar Meu dente q esta mole depois da cirurgia, mais ainda esta saindo pus! Vc Pode me ajudar, ele falou q posso perder Meu dente, mais nem Tirou outro raio x para saber como esta depois de um mes da cirurgia, isso é correto!? Preciso saber se Estou em boas maos, so isso, ele me mandou esperar ate outubro pra ver se calcifica ou nao, se nao eu teria q fazer um implante! Me ajude!

  4. fiz um canal deu uma secibilidade muito forte mas a minha decidiu feixar o canal melhorou o dente 6 meses depois apareceu uma bolinha no pé do dente não doi nada não sinto dor nenhuma mas a bolinha esta aumentando a minha dentista diz que não no dente que ela mexeu mas se não fosse estaria doendo o que eu faço pode mim esclarecer esse acontecimento

  5. Dr, boa noite, minha filha ta com essa bolhinha, ha exatamente um ano ela bateu forte o dente da frente no pula pula e ele ficou torto, mas a dentista preferiu esperar um tempo p ver se ele voltava ao normal e firmava, mas agora apareceu essa bolha, ela tem 4 anos d idade. Me assustei quando vi, já pensei em câncer de boca na hora, mas ao ligar p cirurgiã ela me acalmou e já marcou a extração.

  6. Equa esse DR e fera mesmo, muito obrigado senhor Deus e Jesus por colocarem este homem na terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top