Auxiliar em saúde bucal: treinamento – ASB – ACD – TSB – THD – Recepcionista -Secretária



*Getty images

(Por Ricardo)
Conforme comentado no meu primeiro guest post neste blog, iniciaremos aqui uma série sobre Treinamento de uma Equipe em um consultório ou clínica dentária. Vamos lá.



Uma Equipe em Saúde Bucal é composta pelo Cirurgião-dentista, Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB). Em uma clínica ou consultório também fazem parte da equipe as recepcionistas, secretária de dentista, Técnicos em Prótese Dental e seus auxiliares, além da gerência da clínica, em muitos casos. O foco deste post é a ASB, suas funções e treinamento.
Auxiliar em Saúde Bucal, ou ASB, é a mesma profissional que muitos ainda chamam de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD). O termo foi mudado na Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008 que, entre outras coisas, determinou a obrigação de registro no CRO e o pagamento de anuidade em um décimo do valor pago pelo cirurgião-dentista. Esta lei também determina quais as atribuições da ASB, bem como as da Técnica em Saúde Bucal. A ASB faz parte da equipe de saúde bucal, que também é composta pela Técnica em Saúde Bucal e pelo cirurgião-dentista, por quem é supervisionada diretamente.

O papel da Auxiliar em Saúde Bucal
Cabe à ASB o atendimento inicial à clientela do CD, a organização do ambiente de trabalho, manipulação de material e instrumental e auxiliar diretamente no trabalho com o paciente. Nossa primeira oportunidade de causar uma boa impressão depende da ASB, pois é ela quem atende o telefonema de nosso cliente, é ela quem o recebe quando ele chega ao consultório. Só isto já bastaria para dar a esta profissional um imenso valor. Mas ela também é co-responsável por todo o ambiente de trabalho, limpeza e organização inclusos. Ela também colabora na manipulação do instrumental e de diversos materiais – como seria possível fazer uma moldagem com silicone leve e pesado ao mesmo tempo sem o precioso auxílio das ASB?

Conhecimentos necessários
Para fazer todo esse trabalho ela necessita de alguns conhecimentos específicos, deve saber como atender o telefone e na recepção, deve conhecer noções de anatomia como faces dos dentes e tecidos moles da boca, além de fisiologia e patologia, pelo menos das doenças que mais acometem a boca. Também deve conhecer o instrumental, tipos de instrumentos, seus nomes e quando utilizá-los, saber como proceder para limpá-los e esterilizá-los. Uma boa ASB também auxilia no controle financeiro do consultório e deve ter noções de livro caixa e fluxo de caixa, pelo menos. Conhecer informática também é imprescindível para conseguir operar os Softwares ou Programas Odontológicos, bem como toda Gestão do consultório.

Este post fará parte de uma série que será publicada no blog Odontologia e Finanças. O post seguinte já foi publicado, Como atender o telefone. Não deixe colocar dúvidas, sugestões ou críticas e contra-pontos.
Também faz parte da série:
- Como receber o cliente.
Honorários: como calcular o seu preço.

Obrigado!


138 comentários

  1. andreia oliveira da costa

    ola gostaria de saber quantos o ASB ganha por mês

    • Marília Paula

      Nós ASB, ganhamos muito pouco mas é pouco mesmo aqui na região onde moro e trabalho como ASB se paga apenas o salário minimo R$622,00 +20% de insalubridade. temos que fazer de tudo e o reconhecimento nem sempre chega um grande abraço a todos

  2. engraçado que eu faço tudo isso como Asb e não sou reconhecida pela minha chefa !

  3. jose da silva

    É engraçado como algumas pessoas que se dizem odontólogos se prestam a publicar tal matéria a respeito da profissão A.S.B., sabemos que muitos que se dizem profissionais tem uma mentalidade antiquada a ponto de descrever as funções de um A.S.B. como se fosse uma secretária; como profissional da área e devidamente cadastrado no C.R.O. e também no C.F.O, sugiro aos senhores responsáveis por este blog que leiam o seguinte texto: “Perfil de Competências Profissionais” do Ministério da Saúde, para ter um conhecimento profissional sobre os A.S.B e os T.S.B..
    Não precisam nem ir longe, na lei citada no prórpio texto publicado neste blog em nenhum momento cita que o A.S.B. deve atender telefone ou cuidar das finanças de um consultório, alguns profissionais gostam de explorar a categoria.

    • Patricia Fadini da Silva

      Aiii José, falou tudo, de agora em diante sou sua fã. Relmente não somos valorizados… Por isso estou até fazendo ensino tecnico em outra area. Tecnico segurança saude do trabalho.

      • Fabiana Passos

        nossa jose gostei do seu comentario, e é isso ai mesmo estudamos tanto para ser reconhecidos e o que ganhamos , o despreso de pessoas que so por que estudaram um pouco mais do que eu acha que pode nos tratar como nada eu trabalhava em um consultorio que nao so atendia telefone e marcava o pac mas tbm cuidava de toda limpeza do consultorio de controle de proteses e mais aulgumas tarefinhas extras um absurdo,a hora do terror era na hora de receber sem comentario né valeuuuuuuuu

    • Marília Paula

      Oi, Jose da Silva, eu particularmente falando achei ótimo as suas observações, o ‘Ministério da Saúde bem que deveria fiscalizar esse tipo de situação, pois na maioria das vezes nos tornamos trabalhadores com problemas de saúde por estarmos trabalhando sobrecarregados, ocupando funções que de fato não fazem parte de nossa profissão más que sempre acabamos tendo que cumpri-las.

    • Concordo com você,o nome ja diz : auxiluar em saúde bucal, e não telefonista,nem recepcionista,muito menos aux. Administrativo…realmente somos sobrecarregadas e não somos reconhecidas, e ainda fazemos serviço de banco! É uma profissão muito mal remunerada…

  4. Nayara de Souza

    Concordo com meu colega,essa atividades são competências da recepcionista ou secretária. Ajudar em momentos de aperto no atendimento ao telefone ,conferir agenda e tal ;é uma boa atitude da ASB mas , não é sua função não.

  5. GENTEEEE!!!! QUANTA BOBAGEM SOU ASB, FAÇO TODO O SERVIÇO,

    ALÉM DO MAIS LIMPEZA DO CONSULTORIO. ESSA CATEGORIA SÓ NÃO É

    MAIS EXPLORADA PORQUE NÃO TEM MAIS SERVIÇOS ALÉM DESSES

    PARA FAZER. SE NÃÃÃOOO……………

  6. ALGUÉM SABE ME INFORMAR QUANTO E COMO POSSO CALCULAR MEUS HONORÁRIOS COMO AUXILIAR?

  7. janaina maria de andrade

    Foi muito valido rever todos esses assuntos pois trabalhei por cinco anos mas agora estou afastada e vol presta concurso publico foi bom rever valeu a todos os dentista

  8. ana paula barreto

    oi adorei tudo. eu fiz o curso de auxiliar de consultorio dentario, e nao sabia que teve mudanças. achei ate que nao iria fazer a prova pra auxiliar de saude bucal. valeu mesmo por tudo beijo.

  9. caroline suzmeyan

    Ola preciso de uma asb/ tsb, alguem conhece quem esteja precisando?

  10. Ola preciso de um (a) tsb ou asb , alguem conhece quem esteja precisando?
    para sao paulo bairro – vila leopoldina
    carol.yan@hotmail.com

  11. Camila Barreiros

    Eu sou Técnica em saúde bucal e gostaria de saber se posso prestar concurso para auxiliar em saúde bucal. Alguem pode me responder?

  12. Claro que sim,se vc fez o curso tecnico com certeza também fez o auxiliar né?

  13. ola eu to estudando ASB gostaria de saber se e muito difícil ja tenho 4 mês e falta mais 4 as vez tenho duvida se sigo ou paro o q vcs mim diz sobre isso

  14. José vc é um anjo…..sou sua fã!!!fiz o curso TSB doisss anosss e parece que virei foi “ASG”…
    e nem te conto o resto. :(

  15. Rodrigo Silva

    Gostaria de saber quanto custa um TSB com salário R$, encargos, Insalubridade, Vale transporte, férias e décimo terceiro ão mês?
    Grato.

  16. é triste, mais é a mais pura verdade, ja passei por tudo isso e mais um pouco, até carro da ex chefe ja lavei, agoora to melhor na saúde pública, mas ja fui muito explorada também. mas mesmo no SUS, ainda sou chamada de secretária da dentista.sabendo que meu salário e o dela vem da mesma firma e nao do bolso dela, somos apenas colegas de trabalho. CONCORDAM.

  17. Gente trabalho no ramo a +ou- 9anos estou tirando a carteira do CRO agora desde quando trabalhava em consultório ,fiquei 5anos sem carteira assinada sem receber adc.de insalubridade.Coloquei na justiça já se passaram 2 anos e nada ,isso é porque o CRO “fiscaliza”.Fazia de faxina e todo o resto sem horário nem para almoço ,isso porque somos valorizadas!!!Que pena uma área que gosto muito mais ainda não encontrei um CD que valorizasse seus funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top