Diferentes equipes de pesquisadores de universidades e empresas privadas em todo o mundo estão fazendo protetores bucais como ferramentas de diagnóstico inteligentes para detectar bruxismo, desidratação, superaquecimento e contusões.

Alguns pacientes não dizem na anamnese que sofrem de bruxismo, muitas vezes não percebem que tem este problema e sofrem de dores de cabeça de manhã e dores na ATM, mesmo sem ter nenhum desgaste aparente nos dentes, sendo bastante difícil fazer o diagnóstico sem fazer uma avaliação com o paciente internado durante uma noite para avaliação.

Este processo de avaliação poderá ser modificado por um protetor bucal inteligente, os pesquisadores da Universidade da Flórida, comandados pelo professor Yong-Kyu “YK” Yoon desenvolveram este protetor.

Outras empresas, como HumanCentric Performance, Inc. também desenvolveram um protetor semelhante, e introduziram um termômetro digital para detectar o superaquecimento que afeta significativamente o desempenho de atletas de elite. Todas as informações são enviadas para um smartphone por wi-fi.

A empresa de Seattle, guarda X2 Impact introduziu um acelerômetro que mede colisões em tempo real e impactos vivenciados por atletas, que podem causar problemas assintomáticos, mas detectáveis pelo protetor.

Mais informações:

http://www.x2biosystems.com/
http://www.humancentricperformance.com/