Porque meu dente dói? Agora já pode perguntar para o Google!

Quem tem um blog de Odontologia sabe bem a quantidade de termos curiosos que  as pessoas utilizam para fazer pesquisas no Google. É comum abrir o Google Analytics e encontrar perguntas na primeira pessoa, e não PESQUISAS.

Vejam só um pequeno exemplo de pesquisas feitas no dia de hoje em motores de buscas e que trouxeram visitas aqui para o blog:

porque meu dente dói?

Porque meu dente dói? Esta é clássica e recorrente, todos os dias alguém aparece por aqui PERGUNTANDO isto para os duendes verdes que trabalham no Google. Mas hoje o Grande Oráculo fez uma atualização no seu misterioso algorítimo e resolveu o problema de milhões de pessoas que não sabem fazer pesquisas de modo eficiente. O mais interessante é que faz uma análise de dados de blogs e sites e relaciona sinais e sintomas, para apresentar um resultado mais aprimorado.

Confuso?

Veja um exemplo. Se você pesquisar por dor abdominal abdominal do meu lado direito, em inglês, vai obter este resultado:

Google

Incrível não? Pode ser uma apendicite, uma hernia ou outra coisa qualquer. Segundo o Google:

“…quando você procura um sintoma ou um conjunto de sintomas, muitas vezes você vai ver uma lista de condições de saúde possivelmente relacionados que você pode usar para refinar a sua pesquisa. A lista é gerada por nossos algoritmos que analisam dados de páginas web e toda a superfície das condições de saúde que parecem estar relacionados à sua busca.”

E OS BLOGS DE ODONTOLOGIA?

Como é óbvio, o Google não especifica nenhum critério para os links que apresenta nos resultados deste tipo de pesquisa, para que não haja muita manipulação por parte de webmasters para posicionar melhor os seus sites, portanto é impossível saber que blogs e sites serão referenciados nas pesquisas relacionadas aos termos pesquisados.

“A lista de condições de saúde que você vê é agregado a partir do que está escrito na web sobre os sintomas que você pesquisou. A lista não é de autoria de médicos e, claro, não é um conselho de especialistas médicos.”

Não consegui reproduzir a pesquisa sugerida no post do blog Insidesearch nem no Google.com e nem no Google.com.br, mas é um serviço novo e ainda não deve estar aberto a todos, mas uma coisa é certa: se esta alteração do algorítimo ocorrer em português, blogs de Odontologia com textos originais e bem escritos serão beneficiados, provavelmente irão constar em muitos destes resultados. Principalmente para perguntas como esta:

Porque meu dente dói??

Alegre

link: Improving health searches, because your health matters

2 comentários

  1. Realmente existe com cada pesquisa que é de bradar ao céu…

    Tinha em mente a criação de um site sobre Saudê, vou aguardar para ver se esta atualização vai mudar alguma coisa relativamente às palavras propostas de pesquisa…

    Cumps.
    Bruno Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top