Prótese Flexível

prótese flexível

O que são Próteses Flexíveis?

- Prótese flexível são próteses – Dentadura, Roth, Perereca e/ou Ponte Móvel – confeccionadas com um tipo especial de resina e uma maneira toda própria. Assim, no final, resulta em uma peça com uma certa flexibilidade, mas mantendo os pontos fundamentais de todo trabalho protético reabilitador: Suporte, retenção, estabilidade e estética.

Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia de como é a prótese flexível:

Todo mundo pode usar esse tipo de prótese?

- A principio sim. As próteses confeccionadas com essa resina especial são atóxicas, biocompatíveis e estáveis. Essas próteses são indicadas principalmente para pacientes que sofrem de alergia ao acrílico convencional – Polimetilmetacrilato – como também para as pessoas que não se adaptaram com as próteses convencionais. Mas, vale lembrar que cada caso é um caso diferente, e o seu dentista está apto para lhe sugerir a melhor solução.

Quais são as vantagens de usar prótese flexível?

- Em determinados casos, não há necessidade de preparo dos dentes.

- Resistência superior, em caso de quedas ou acidentes com a prótese.

- São confortáveis e por serem mais finas, proporcionam uma sensação natural, e dispensam o uso de metais na sua estrutura.

- Mínima absorção de saliva, com isso não apresentam odores desagradáveis e, também, não se deterioram facilmente.

As próteses flexíveis proporcionam uma estética muito superior ao ser comparadas com as próteses convencionais?

- Na verdade, não. Estudos comprovaram que no quesito estética as próteses se equivalem.

Como é feito a higienização das próteses flexíveis?

- O paciente deve utilizar uma escova de dente macia e um creme dental em gel. Também, pode ser lavadas com detergente neutro. Deve-se realizar a higienização das próteses após todas as refeições. Esses procedimentos são suficientes para garantir a integridade das próteses sem a impregnação de resíduos ou odores.

Existe Prótese Flexível Conjugada com estrutura metálica?

- Sim. As próteses flexíveis podem ser usadas junto com uma estrutura metálica. A armação metálica pode recomendada nos casos onde o paciente apresenta extremidade livre – sem dente. Em alguns casos de extremidade livre, esse tipo prótese poderá bascular, e com uma armação metálica conjugada, esse problema é eliminado.

As próteses Flexíveis custam mais caras que as convencionais? Qual é o preço da prótese flexível?

- Sim, como são confeccionadas com materiais mais nobres o seu valor final é mais elevado. Porém, os pacientes que querem utilizar as próteses flexíveis devem se guiar pela relação custo/benefício e não pelo valor em si.

16 comentários

  1. Excelente, muito legal, agora esclareça o snap on, a zirconia, o cone morse, sistema obtura, cad cam, prototipagem, Prp, oximetria, por hora é isso.

  2. Não gostei da protese fexivel, é uma porcaria, com o tempo causa retração gengival e se torna aspera,1 ano muda de cor, não aguentei tanta reclamação com isso não trabalho mais com este tipo de material.

  3. Olá, somos da Ralf do Brasil e trabalhamos com próteses flexíveis.
    Temos Registro Junto a ANVISA e mais de QUINZE MIL CASOS em próteses flexíveis.
    Temos Cursos e Materiais para confecção das próteses.
    Nosso site:www.ralfdobrasil.com.br
    Obrigada!Parabéns Pelo BLOG vou indicar!!!!!!!!!!

  4. meu dentista não aconselha colocar a protese flexivel, só que vai ser a m

    inha primeira vez, será que irei me adaptar com a outra?

  5. REGINALDO SANTOS

    NÃO TRABALHO COM ESSE TIPO DE PRÓTESE DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE RECLAMAÇÕES. SÃO EM GERAL MUITO CARAS E NÃO ACEITAM CONCERTOS E NEM REPAROS COISA QUE NAS DE RESINAS, SÃO FACILMENTE CONCERTADAS E REPADADAS E O VALOR EQUIVALE A QUINTA PARTE DA FLEXÍVEL.
    FAÇO PRÓTESES CARACTERIZADAS, ROACHS, PONTE MÓVEL, BLOQUINHOS E CONSERTOS EM GERAL.

  6. edson da silva

    como a prétese parcial removível em metal, a flexivel exige um certo conhecimento do técnico em plano de inserção, retenção ,estabilidade,e funcionabilidade,e outro detalhe muito importante, a prótese flexível
    pode ser flexivel fora da boca más na boca ela tem que ter flexibilidade apenas nos grampos para reter ,então temos a idéia de que ela tem uma boa fucionabilidade em casos de classe trêz de kenned.

  7. nilo cajarana

    tenho varios clientes satisfeitos ,e a um bom tempo n faço ppr. tudo isso k esta se falando aqui; n passa de( mal feito, sem planejamento) sem mais …………………………

  8. Me ajudem!!!

    Perdi muitos dentes na infância e fiz um roach que ficou pronto ontem,mas ficou horrível:

    Tem um espaço na lateral muito grande que não encostou na gengiva,os grampos que prendem na parte da frente são muito visíveis, a parte q imita a gengiva é de cor rosa porem muito diferente da cor da minha gengiva de modo que fica muito feio a evidência da protese.O que fazer já que não tem como usar aquilo.Perdi meu dinheiro?tem como refazer o trabalho?Me ajudem!

  9. olá eu estou muito confusa, pois queria colocar P. flexível, mas a dentista não recomenda, por que.

    • Depende muito do caso,em geral o que acho ,é q ela não tem o mesmo polimento que as resinas comuns,com pouco tempo o material fica meio ressecado,sei lá parece que você comeu uma fruta com cica,sem contar que não dá para fazer nenhum conserto ,diferente do que imaginamos ela pode quebrar sim! E a parte que substitui os grampos,a longo prazo causam descolamento da gengiva

      • ISAIAS JOAQUIM DA SILVA

        Este proficional da odontologia talvez ñ conheça de verdade a Prótese Flexivel ou seu tecnico ñ sabe trabalhar com este tipo de material, pq o material q eu trabalho é muito melhor q o acrílico pelomenos ñ esala odôr como o acrílico no curso de um ano, o brilho é mais [polimento], nas minhas peças confeccionadas fica mais brilhoso q no acrílico, ñ contando q os grampos q reteem esta próteses flexível nos dentes ñ estraga os dentes isto-é, protegem os dentes, fica mais estéticamente falando para o paciente, ñ dar retração gengival ou descolamento de gengiva pq existe [apôio oclusal] , no meu material, ñ dar odor, ñ muda de côr e pra finalizar: com relação a quebrar a ponte flexível, qualquer próteses dental pode vir à fraturar até eu vc e qualquer um pode quebrar.A finalidade da prótese Flexível é exatamente proteger os dentes das cáries q são provocados pelos grampos de [metal] das PPR. no num espaço de tempo muito curto, Conselho: procure um Técnico q saiba manusiar este tipo de material , outra coisa: o meterial q eu trabalho além de ñ dar mal-cheiro tabém ñ muda de cor como na sua mensagem do dia l6/03/13. E pra finalizar, quero dizer q talvêz por falta de conhecimento, a sua declaração ao meu vêr, é totalmente preconceituosa – Existem um velho ditádo q diz “a gente ñ pode ficar só no arroz com feijão ñ viu.

  10. Rafael Arnaud

    Acho um pensamento preconceituoso e antiético , você falar de um produto que você tenha tido pouca ou as vezes nem um contato permanente ! procure conhecer o produto os profissionais envolvidos e quais as suas recomendações para tal . não se basei por UM comentário !

  11. emerson giunco

    Gostaria de falar para os CD sem noção ,que seria melhor ter informações ,para que não falem de uma produto(material)que não tem conhecimento pleno

  12. É pelo jeito os profissionais de hoje não são como antigamente…..ao invés de vocês esclarecerem as duvidas de quem posta que somo nós os pacientes, vocês ficam discutindo sobre quem é o melhor entendedor de um certo produto.Não seria mais fácil colocar somente as vantagens e as desvantagens do produto em si e ao invés de ficar brigando apenas trocar informações profissionais??? Que vergonha….depois dizem que minha profissão( ENG.AGRÔNOMO) é a mais “grossa”. afff

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top