Consulta grátis? Não, obrigado.



dentista grátis

Anda acontecendo na internet uma grande discussão sobre consulta grátis no dentista, seja para observar e receitar algum medicamento, fazer um orçamento ou somente dar uma opinião. Antes de dizer o que penso sobre o assunto, vou contar uma pequena história.

Certa vez, o presidente de uma multinacional teve um problema com o seu computador pessoal. O seu maior problema eram informações vitais para sua empresa, não havia backup em lugar nenhum. Quando tentava ligar o computador, nada, só a tela preta. O computador estava morto e as informações comprometidas.

Preocupado com a situação, levou o computador para o melhor técnico em informática que conhecia. Após observar a situação, o técnico virou o computador ao contrário e apertou o parafuso da bateria, ligou o computador e tudo funcionou normalmente.

Bastante agradecido, o presidente da multinacional perguntou quanto era o conserto.

São mil dólares disse o técnico.

Como mil dólares para apertar um parafuso?? Isso é um roubo! Exijo uma fatura detalhada do serviço! disse o presidente

E assim foi feito, o técnico passou a fatura: Apertar 1 parafuso – U$ 1 / Saber qual parafuso apertar – U$ 999

Moral da história: conhecimento tem valor. No caso da Odontologia, mesmo que a consulta seja rápida e simples, há sempre custos. Acredito que quase todos os dentistas pensam da mesma maneira, pelo menos quando são questionados publicamente, como fiz na página de fãs do Facebook do Blog do Dentista ao perguntar DENTISTA DEVE COBRAR CONSULTA?

Embora todos afirmem que consulta deve ser cobrada, um comentário em especial acabou revelando uma grande verdade:

consulta grátis

Sem entrar na questões dos médicos, que já resolveram isto há muito tempo, a realidade é que consulta grátis é arma desleal para si próprios e para os outros colegas que MUITOS dentistas utilizam para tentar aumentar a clientela. É óbvio que na maior parte dos casos é apenas um chamariz publicitário, já que acabam empurrando outros tratamentos na consulta grátis, mas nem por isto deixa de ser prejudicial para toda a classe.

Meu conselho para quem está começando é não fazer consultas grátis. Procure agregar algum valor para o paciente, como uma observação detalhada e explicação do caso, e não apenas uma olhadinha de 30 segundos e preencher uma receita. Utilize outros recursos para enriquecer a consulta, como por exemplo uma camera intraoral para que o paciente tenha uma informação visual do que você está falando. Encare o seu paciente como uma pessoa, com certeza ele não terá problemas em pagar pela consulta se ficar satisfeito com o seu procedimento. Se não ficar, é por que a intenção era apenas ir a um dentista mais barato e, sinceramente, este tipo de paciente não interessa para ninguém.

Veja o que outros dentistas pensam sobre consulta grátis:


3 comentários

  1. NetDentista,

    Sou seu fã, e me divirto muito com os blogs de dentista. Vcs têm muito mais humor que meus colegas médicos, e seu conteúdo costuma ser mais prático que os nossos.

    Vcs estão corretos. Devem cobrar as consultas. Só não entendi duas coisas: 1) o porquê do desdém do médico usar a caneta (usa estetoscópio, lanterna, otoscópio, espaço físico, secretária, paga impostos, taxas e principalmente conhecimento acumulado e atualizado). O médico, assim como o dentista é uma unidade de negócios. 2) Outra dúvida é como os médicos resolveram a questão. Nunca vi médico fazer consulta de graça (a não ser para parente – péssima idéia!, e amigos – pior ainda). Fazemos consultas mal-remuneradas, mas não de graça.

    bom trabalho! Continuo seguindo vcs.

    Andre.

  2. Andre, o blog tem quase 4 anos, desde o principio tento escrever tudo de maneira ligeira e bem humorada, é a melhor forma de atingir o publico leigo.
    Não houve intenção de desdenhar da classe médica, mas para muitos dentistas quando se fala em cobrar consultas é inevitável a comparação com médicos, que “só gastam papel e caneta”. É obvio que não penso assim, há sempre custos, como você bem sabe e referiu.
    Em relação aos “médicos já resolveram isto há muito tempo”, foi somente uma frase para que a discussão não fosse neste sentido, como resolveram não sei, mas não se vê por aí anúncios de médicos estampado em letras grandes CONSULTAS GRATIS.

    Obrigado pelo comentário e pela visita :-)

  3. suzana karine

    boa noite! gostaria muito de saber …..
    eu a 2 anos atras arranquei meu dente e com um tempo apareceu uma manchinha roxinha na minha gengiva n doi e faz 2 anos fui a 3 dentista difrenres e falaram que era uma pigmentação gostaria de tirar essa preocupaçao da minha cabeça por favor me ajude!! obrigada pela arençaõ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top