Pergunte ao Dentista – 1000 perguntas respondidas

pergunte

Motivado pelo post Opções e razões para uma secção de perguntas e respostas, em Junho de 2010 foi criado o Pergunte ao Dentista. Nos primeiros meses recebia uma média de duas ou três perguntas por dia, números que foram aumentando sempre. Hoje em dia recebe diariamente uma média de 20 dúvidas relacionadas com Odontologia, já chegamos nas 1000 perguntas respondidas! E foi tempo suficiente para fazer um balanço.

ÉTICA

Desde o início houve o apoio de vários colegas, com o tempo foram chegando outros que não se importaram de dar o nome e ajudar a responder tantas questões. A minha principal preocupação quando o site foi criado era a ÉTICA, não existia nenhum site similar à este na internet onde pudesse observar como as coisas eram feitas. Quase não lancei o site, mas recebi conselhos valiosos de vários colegas e decidi que seria possível (aqui fica o agradecimento ao Odontosites, que está na internet há mais de 10 anos e me explicou muitas coisas relacionadas com o assunto).

JÁ PODE BEBER?

Uma das coisas mais interessantes que observei no Pergunte ao Dentista foi o gênero de perguntas que são feitas. Hoje em dia qualquer pessoa pesquisa assuntos relacionados com saúde na internet. Além da questão de se informar sobre um determinado assunto ou procedimento, muitos procuram respostas para dúvidas que não tem coragem de perguntar ao seu médico ou dentista. Questões como Doutor, arranquei um dente, já posso fumar e beber? são constantes.

Também há muita gente à procura de uma segunda opinião, é muito comum perguntas começarem com O meu dentista diz que… Estas por vezes são as mais complicadas de responder, é impossível diagnosticar um caso específico somente pela internet, muito menos julgar o procedimento de outros colegas.

Outros tipos de questões são as de caráter urgente, como Estou morrendo de dor dente, ou relacionadas com acidentes Meu filho bateu a boca e quebrou o dente da frente Aparecem perguntas assim quase diariamente, o que nos leva ao futuro do Pergunte ao Dentista, as redes sociais.

REDES SOCIAIS

Foi criado há poucos dias no Twitter o @OdontoDuvidas, está configurado para receber em tempo real as dúvidas que são colocadas no site. Por agora servirá apenas para alertar os colegas que ajudam a responder a receberem um alerta quando há algo novo no site, mas à médio prazo vamos aumentar a participação nas principais redes sociais. Uma pequena curiosidade, e não vou me adiantar ainda sobre como iremos atuar, é este link para uma pesquisa no Twitter: DOR DE DENTE.

O LUCRO

O Pergunte ao Dentista recebe uma média de 500 visitantes diários. Possui 2 banners do Google Adsense, que rendem o suficiente para pagar a banda de tráfego que o site gasta. O lucro maior, e aqui falando de maneira mais pessoal, é a satisfação de poder ajudar tanta gente. Por vezes alguns colegas agressivos deixam comentários muito depreciativos no blog, mas é bastante satisfatório saber que, se algumas coisas são mal feitas no blog, por outro lado há uma vertente de ajuda à quem necessita que compensa o resto. E aqui cabe os agradecimentos especiais:

PALAVRAS CRUZADAS DA ODONTOLOGIA

Em conversa com o @dicasodonto, do blog Dicas Odonto, disse que não sabia como agradecer a ajuda, e a resposta que obtive foi de que responder as palavras cruzadas do dentista era muito divertido. Junto com a @medodedentista, do blog Medo de Dentista, estes dois tem sido incansáveis em responder perguntas, quase não deixam nada para os outros!

Quando aparecem questões mais complicadas, que exigem estudo e pesquisa, destaca-se a participação do @leoaugustobh, do OrtoBlog. Outras questões de ortodontia também tem sido respondidas pelo @ortoparatodos, do Ortodontia Para Todos. E por falar em ortodontistas, não dá para esquecer o @vidadedentista, do blog Vida de Dentista. E até especialistas em halitose ajudam nas respostas!

Muitos outros colegas estão sempre de prontidão para responder dúvidas. A todos fica os meus parabéns e meus agradecimentos por perderem algum do seu tempo para ajudar pessoas que não conseguem encontrar respostas neste mundo tão grande que é a internet.

:-)

19 comentários

  1. Eu estou com umas coisas pretas entre os dentes da frente e eu queria saber o q é isso e se eu for num dentista ele podera resolver

  2. eu usei o fixo por 1 ano e 8 meses agora coloquei o movel, meu medo e voltar meus dentes e to usando o movel certinho, qual a probabilidade de meus dentes voltar usando o aparelho movel certinho, ( so tiro para comer e escovar os dentes)

  3. Há alguns meses tive um problema no 26 (uma cárie bem grande que deixou o conduto do dente exposto e ainda quebrou um pedaço do dente), mesmo assim minha dentista disse que não seria necessário recorrer a um canal. Porém, ultimamente tenho sentido a região da gengiva e próximo a raiz do dente (exatamente em cima do dente que deu problema) mais alta, como se tivesse uma bolinha dento, bem dura. Mas o dente não dói de maneira alguma, nem eu tenho tido febre ou coisa assim. Mesmo assim posso estar com um abscesso? Corro o risco de perder o dente?

  4. por favor os dentes molares do meu filho de 9 anos estão querendo cair e ele esfarela já perguntei ao dentista sobre o esfarelamento dos dentes dele e só disseram para escova-los melhor o que faço? apos a queda nasce outro ou os dentes de tras são permanentes

  5. tenho uma filha de 7 anos , ela so mudou 2 dentes , ela tem dentes muito pequenos e sua jenjiva aparenta esta aumentando, estou muito preocupada ,isso e normal

  6. bom dia gostaria de saber uma duvida que tenho a muitos anos, e não encontrei a resposta… quando criança aproximadamente uns 8 anos tive um problemas serio,, fui ao dentista naum me lembro muito bem se fui extrair ou obturar.. Sei que depois de umas dias meu rosto comecou a sair umas feridas do lado direito e não paravam mais, foi horrivel, tinha um cheiro rui tbm,, fui ao medico e ele me passou ums remedio,,.. depois só me lembro de ter desaparecido mas só que fiquei com uma cicatriz no rosto no canto do nariz.. o que pode ser isso.?????quando adolecente fui tirar radiografia pra colocar aparelhos e no raio x da boca deu uma reabcorcao no dente da frente, no mesmo lado direito.. mas só que eu estou com esse dente até hje??mesmo reabsovido, ele é meio mole pois naum tem raiz ..

  7. Olá, eu faço muita ânsia de vômito quando vou ao dentista, gostaria de saber se há algum método para evitar essas ânsias.

  8. Boa tarde dr., as vezes quando como algo duro geralmente carne, todos os meus dentes doem por uns dias, não dói muito é um emcomodo na verdade e parecem estar moles tambm, mas isso não acontece sempre, as vezes passam meses sem acontecer, mas quando acontece fica uma semana doendo, o que pode ser isso?
    desde ja agradeço
    abraços

  9. Jussara Aparecida da Silva

    comecei a fazer tratamento e a dentista disse que iria ter que fazer jaqueta e acabou que não perguntei o que era poderia me dizer? e gostaria de saber também se o convenio cobra? obrigada e abraços.

  10. Tenho 23 anos e ainda tinha 02 dentes de LEITE (os vizinhos dos caninos).
    No último sábado tive que arrancar um deles pois estava ficando frágil e qubrando. O outro permanece inteiro.
    O dentista disse que há a possibilidade de nascer o outro e se isso não acontecer os outros se juntarão fechando o “espaço”.
    Há possibilidade de este dente nascer ainda?
    Existe algum tipo de exame/raio x para conprovar se há um dente para nascer ou não?

  11. Oi,tenho 25 anos e descobri que ainda tenho 2 dentes de leite. O dentista sugeriu que extraísse os dentes e colocasse um aparelho para puxar os permanentes para fora. Esse é o procedimento correto? E qual tipo de aparelho terei que usar?

  12. Gostaria de saber se podia enviar-lhe um rx meu e que me dissesse se os meus dentes do siso vao nascer?

  13. Bom uso aparelho faz 3 anos , comecei a faltar do dentista , Faltei algumas vezes , faz 6 meses que não vou . “A Minha dentista” Não quer me atender mais , oque eu faço , queria ir em outro dentista para continuar o tratamento. Tem algum problema de agendar uma consulta com um outro dentista , sem avisar ela ? OBrigado

  14. BOA tarde gostaria que me tirasse uma duvida terminei meu tratamento dentário no dia 28 de novembro 2012 no msm dia peguei papel para fazer exames que dentista pediu para colocação do aparelho fiz tds exames no dia 29 de novembro ate agora nao recebi nenhuma ligação da dentista para saber se já chegou resultado dos exames quanto tempo leva para para chega resultado dos exames

  15. Oi eu quebrei a pontinha do meu dente será que tem como botar um pedacinho tão pequeno ?

  16. Glaucio Gonçalves

    Boa Noite

    Tenho um dente cariado a +ou- uns 5 anos ele esta meio preto mais nunca sentir aquele dor intensa nele isso e normal, ou posso ter complicaçoes futuras nesse dente mais tarde?

  17. Boa Tarde.

    Eu tenho um dente bem maior que o outro, este dente está na parte superior e bem na frente, gostaria de saber se e possível implantar outro no lugar para melhorar meu sorriso, o dente em bem largo e possui apenas uma raiz.

    Obrigado.

  18. gostaria de saber porque os meus dentes trinca na raiz,sem motivos simplismente do nada aparece assim o que fazer?? existe tratamento há esse problema…estou perdendo os meus dentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top