Dente.me – o encurtador de URL da Odontologia

encurtador url odontologiaQuem acompanha o blog no Facebook ou no Twitter com certeza já reparou que nos últimos tempos estamos utilizando um novo encurtador de URL, o dente.me, o primeiro encurtador de URL exclusivamente criado para compartilhar links de assuntos relacionados com Odontologia.

O QUE É UM ENCURTADOR DE URL?

Para quem não sabe o que é um encurtador de URL, uma rápida explicação: para compartilhar links em redes sociais, SMS, etc, por vezes é necessário diminuir o tamanho de um link para algum que seja menor, principalmente quando há limites de caracteres. Existem vários sites que fazem isto, como o migre.me, tynurl.com, bit.ly e outros. Um exemplo seria este link:

http://www.netdentista.com/2011/03/15-maneiras-de-arrancar-um-dente-de-leite.html

Ao ser encurtado ficaria assim:

http://dente.me/faODXc

Muito menor e mais fácil de compartilhar.

PORQUE UM ENCURTADOR ODONTOLÓGICO?

Esta pergunta já foi feita várias vezes. Um encurtador de URL personalizado vai, com o tempo, criar uma identidade própria para os links encurtados. Quem encontrar na internet um link dente.me/xxxxx vai logo associar o conteúdo com assuntos relacionados à Odontologia. Não há nenhuma pretensão de que venha a ser utilizado em grande escala, o que irá dar garantia de que os links encurtados no dente.me sejam links de referência e assuntos relevantes.

QUAIS AS FUNCIONALIDADES DO DENTE.ME?

Por agora não é possível criar links personalizados e não há sistema de métrica por usuário. O dente.me ainda está em fase de testes e está utilizando a tecnologia do bit.ly, com o software MicroURL. Futuramente, conforme a adesão ao sistema, poderão ser criadas funcionalidades extras, por agora a única função é só encurtar URL.

COMO POSSO CRIAR UM ENCURTADOR PERSONALIZADO?

Existem várias maneiras de criar um encurtador de URL personalizado. Em primeiro lugar, é recomendado registrar um domínio com no máximo 7 caracteres. O domínio pode estar num servidor e utilizar softwares próprios, o que é a maneira mais complicada e cara. Outra maneira é utilizar este domínio associado à um serviço como o bit.ly: basta criar uma conta PRO (que é grátis) e associar ao domínio previamente registrado. Existem muitos plugins para o WordPress que podem ser instalados para compartilhar os links criados, widgets, etc.

Caso queira criar o seu próprio encurtador no bit.ly, não poderá utilizar a URL principal como página de entrada, que será sempre bit.ly. Para que isto seja possível, como é  caso do dente.me (onde se alguém digitar http://dente.me na barra de endereços do browser não é redirecionado para http://bit.ly) é necessário utilizar um software como o MicroURL.

CONCLUSÃO E AGRADECIMENTOS

Um agradecimento especial para o Henrique Ramos, criador do MicroURL e quem fez as configurações principais. Sem a sua preciosa ajuda o dente.me não existiria. Outro agradecimento ao Alex, do odontoBLOGia, responsável pelo logotipo. Um muito obrigado aos vários colegas que estão experimentando e dando o feedback, o que é muito importante para que o dente.me possa ser sempre melhorado. O sistema ainda está em testes e muito trabalho ainda deve ser feito, todas as dúvidas e sugestões serão bem vindas.

Links: http://dente.me e http://microurl.com.br/

:-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top