Como tripliquei o Adsense

Este é mais um post para ajudar colegas que possuem blogs e rentabilizam com o Google Adsense. Se não é o seu caso, talvez não tenha interesse.

No final do ano passado, quando migrei o blog para o WordPress, fiz algumas alterações na maneira como os anúncios do Adsense são mostrados no Google. O faturamento neste período triplicou com estas mudanças, mas aviso desde já que cada blog funciona de maneira diferente, o que deu certo para um pode não dar certo para outros.

Menos anúncios

Há um consenso geral de que se deve usar todos os 3 blocos de anúncios permitidos pelo Adsense: um no topo da página, outro no meio e mais um no final, de maneira que o visitante veja sempre um anuncio. Já escrevi um post sobre isto baseado no que o Custódio explicou no DinheiroOportunidade, a conclusão é de que quanto menos anúncios são mostrados maior é o valor pago.

Aqui no blog, seguindo esta dica do Custodio, só deixei 1 bloco de anúncios, os ganhos com o Adsense aumentaram bastante.

Retirar os anúncios da pagina inicial

Quando um visitante entra num blog pela primeira e tem que procurar pelo conteúdo no meio dos anúncios, a primeira impressão será péssima. Se for na pagina inicial, pior ainda. Eu retirei os anúncios da home do blog por dois motivos, o primeiro é que fica muito menos poluído, causando melhor impressão. O segundo, é em relação aos leitores fiéis, são os que mais visitam a pagina inicial e menos clicam nos anúncios. Mostrar anúncios para estes leitores vai diminuir o CTR (cliques por visitas) e consequentemente vai diminuir o eCPM, como o Custodio demonstrou.

Retirar anúncios de posts específicos

A ultima alteração que fiz, combinada com as duas anteriores, provocou um aumento enorme no Adsense. Para aplicar isto, é necessário integrar o Analytics com o Adsense. Se já tem isto feito, pode logo por em pratica, caso contrário será necessário aguardar algumas semanas para ter dados suficientes.

No Analytics, procure na aba do lado esquerdo por Conteúdo – Adsense. Defina um intervalo de tempo (no meu caso defini 3 meses). Observe os posts que obtiveram maior visitação e que geraram menos dinheiro. Neste blog um exemplo é o post da Dentista Panicat, que recebe dezenas de visitas diárias mas era responsável por nem 1% do faturamento. Assim como este post, outros 7 ou 8 são responsáveis por mais de 30% das visitas diárias e não rendiam nem para o Guaraná da pizza de domingo. Utilizando o plugin wp-insert, onde faço a gestão dos banners nos posts, retirei o Adsense nestes posts específicos.

O resultado foi um aumento no CTR e no eCPM. Em poucas semanas o rendimento com o Adsense triplicou.

Conclusão

Com o Adsense é necessário experimentar sempre, isto tudo pode não dar certo em outros blogs, mas já apliquei em vários e o resultado foi sempre excelente. Alguns parceiros também relataram um aumento muito grande no Adsense só com as duas primeiras partes que expliquei (menos blocos por pagina e retirar da home), agora sugiro que utilizem o Analytics para otimizar ainda mais o blog e turbinar os ganhos.

:-)

14 comentários

  1. Mas qual é a explicação lógica para aumentar o CTR, não consigo perceber o porque de teres menos 3 ou 4 posts no adsense aumentar o CTR, qual é o porque desta influencia?

  2. Os posts onde retirei o adsense são responsáveis por uma porcentagem muito grande de visitas (quase 80% do total de visitas do blog) e onde os anúncios são pouco clicados, ao retirar estes anúncios o CTR do adsense subiu bastante (o número de anúncios mostrados no blog diminui muito e a quantidade de cliques continuou quase a mesma).

  3. Entendo que retirar ads de páginas pouco rentáveis aumentará o CTR e o eCPM. Mas como os ganhos podem aumentar, se há menos impressões? o_O

    O algoritmo do adsense dá melhores anúncios para contas/websites com melhor CTR/eCPM?

    abs!

    • O CTR influencia no valor do clique. Menos anúncios mostrados vai fazer com que os que paguem mais apareçam mais do que os outros. Se você tiver um bloco de anúncios no inicio da pagina e outro no footer, por exemplo, o adsense não distingue isto, os anúncios que pagam mais poderão aparecer num local da pagina pouco visível e pouco clicado.

      Abs

      • Vou tentar fazer algo com base nas suas dicas.

        Mas… é difícil entender o adsense. Por exemplo, tenho uma página em que 50% dos pageviews mostra um 300×250 e 50% um 336×228. Num o CTR é 12x maior que o outro. Mas o eCPM se equivale.

        Será que se eu removesse o anúncio de menor CTR o eCPM aumentaria? o_O

        • Teste durante alguns dias. Tem mais banners do adsense nesta pagina? Se tiver, compare se retirando um vai influenciar os outros.
          Na verdade é impossível prever o comportamento do adsense, por isso é que nunca se pode parar de testar.

          Abs

  4. Bom dia!
    Quem fez sua migração para o wp?
    Está mais satisfeito na nova plataforma? Aumentou as visitas no site?

    Obrigada!

    • Fui eu que fiz a migração. A visitação aumentou bastante, mas não só em consequência de usar o WP, e sim das otimizações que estão sendo feitas. O trafego não aumenta simplesmente por mudar de plataforma, aumenta quando se utiliza os recursos disponíveis (plugins, etc).

      Abs

  5. Dicas valiosas. Obrigada!

    Maysa

  6. NetDentista estou recebendo cliques de 1 centavo (deve ser anuncios de link) Tem como saber qual anunciante para que eu possa bloqueá-lo?

    Acho uma falta de respeito o Google permitir anuncios a 1 centavos.

    • É difícil identificar quais são os anúncios que pagam pouco. Você pode verificar no Adsense (na nova interface) o que cada critério rende e bloquear (jogos, relacionamentos, etc). Outra coisa que pode fazer é utilizar o Google adwords tools para verificar o valor que o anunciante paga por palavra chave, e otimizar os posts com estas palavras (colocar na url do post, nas tags de imagens, etc). Posts antigos também podem ser otimizados, identifique no Google analytics (se estiver integrado ao adsense) quais os posts mais visitados e quanto rendem.

      Da trabalho mas é mais fácil do que tentar bloquear anúncios individualmente, e alguns você pode nem sequer saber que estão aparecendo, já que muitos anunciantes usam geolocalização quando configuram anúncios.

      Abs

  7. gostei das dicas, comecei um blog novo em que o nicho é dicas para blogs e uso o adsense para monetiza-lo, o único problema é que estou no começo e por isso, tenho poucas visitas o que consequentemente me geram poucos cliques, mas que me rendem cerca de 0,15 ,acho que é um bom valor

  8. Amigo, fiquei realmente surpreso com seu conhecimento específico nestes assuntos do adsense e ainda na sua prontidão em responder as questões do colegas. Continue assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top