Posts pagos em blogs e sites de odontologia Parte 1

A questão sobre posts pagos ultimamente tem sido muito abordada por alguns colegas com blogs de Odontologia, principalmente pelo aumento do número de anunciantes que estão procurando estes blogs, e a maneira como algumas abordagens são feitas aos donos de blog: publicidade paga, sugestões de posts, etc. O Marcos escreveu este texto abaixo para elucidar algumas questões sobre o assunto.

Essa semana recebi a edição de fevereiro da revista Exame PME, que por sinal está muito boa e vale a pena ser lida inclusive por dentistas. Mas voltando ao assunto. Estava eu começando a leitura e na página 6 lia a página “Carta ao Leitor” , distraidamente terminei a página 6 e comecei a ler a página 7, que parecia uma reportagem de página inteira, mas a formatação desta página fugia do padrão da Revista. Por achar estranho, parei a leitura e comecei a olhar mais atentamente e descobri no topo da página um discreto ” PwC Informa” e vi que se tratava de um Informe publicitário e não de uma reportagem. Parei a leitura, pois era algo que não me interessava, talvez se interessasse eu continuaria.

A única questão é: INFORME PUBLICITÁRIO não é REPORTAGEM e isso deve estar claro, o leitor deve ter ciência que aquele texto é algo pago. Enviei um email a Editora da Revista (que alias tem uma equipe que sempre responde a tudo que você pergunta e dedica muita atenção ao leitor) e colocar minha insatisfação pela forma como o tal informe foi veiculado. Talvez algumas pessoas não liguem, eu não sou uma delas.

Trazendo para nossa realidade:

Você é dentista, como eu, o JV o Leo Augusto, a Paula Rollemberg e cria um site ou blog. No inicio meio que por brincadeira, mas ai a coisa vai embalando e pelo seu excelente conteúdo você começa a se destacar, sua audiência cresce, etc etc .. leia mais aqui

Bem onde quero chegar com o parágrafo acima? Chega uma hora que você começa a ser assediado por empresas e/ou agências de publicidade para publicar “pautas interessantes” em seu blog ou site. Na maioria das vezes essas pautas se configuram em informes publicitários disfarçados.

Grande parte deles nada tem de relevantes e não acrescentariam nadica de nada ao seu leitor (somente divulgariam o cliente da referida agência ou assessoria) se você o publicar em seu blog ou site. Por outro lado uma pequena parte das pautas enviadas são realmente relevantes e podem/devem realmente ser publicados pois agregam valor a seu site/blog por trazerem novidades a seu visitante. A brincadeira é essa: site, blog, vida pessoal, seu consultório e tudo mais na vida tem que ser um jogo de ganha-ganha.. se todos saem ganhando tudo certo!

Como Coordenador do Odontosites tenho recusado muita coisa nestes últimos dez anos. Em meu Blog de Marketing em Odontologia também recuso, não com tanta frequência, mas sempre aparece alguma assessoria de imprensa ou agência com uma pauta fantástica para ser publicada.

Minhas considerações sobre o assunto estão acima: o jogo tem que ser bom para ambas as partes e nem sempre é assim que funciona.

Mas ai aparece uma agência e quer pagar para por um post em seu blog ou site, você deve recusar? Sinceramente eu lhe digo: DEPENDE.

  • Depende do que eles querem que você divulgue
  • Tem a ver com o seu público alvo?
  • Você conhece o produto ou serviço?
  • Você usaria esse dito produto ou serviço sem pestanejar na sua mãe ou no seu filho?

Por isso um grande DEPENDE deve ser estampado em sua face quando receber uma proposta deste tipo.

Você deve analisar a origem e a qualidade da noticia que você irá divulgar e não somente o valor ($$$$) que empresa quer lhe pagar.

Pense que é o seu nome e de seu blog que está em jogo, por isso todo cuidado é pouco.

Na parte 2 deste post falaremos sobre o que escrever e quanto cobrar em um post pago.

Qual a sua opinião sobre posts pagos em blogs de odontologia?

3 comentários

  1. Eu concordo com a afirmativa de que tem que estar bom para todos. Para a empresa que irá divulgar num site especializado, para o blogueiro que irá ver seu trabalho reconhecido e para os leitores que terão a oportunidade de conhecer novos produtos e/ou serviços.

  2. Recebo direto sugestões de pautas de materiais ortodônticos, mas nunca respondi. O motivo era que não conhecia o material e ainda eles não oferecem nada, nem o material que eles querem veicular no blog para eu testar. Daí não dá pé né?!

    Parabéns pelo post, estarei esperando pela continuação! :)

    • A continuação está no blog do Marcos, link no final do texto.

      O problema de “pautas” é por normalmente enviarem o mesmo texto para dezenas de blogs, você pode acabar publicando conteúdo duplicado e ser penalizado nos motores de busca. Outra questão é que “sugestão de pauta” é mais conhecido no jargão da blogosfera como “Tio, me dá um link?”, ou seja, agências ou anunciantes que não querem pagar por publicidade e querem obter links de qualidade para seus blogs ou sites sem muito esforço, apenas enviando umas dezenas de emails…

      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top