Contrata-se dentistas brasileiros para Portugal



Já escrevi dezenas de textos sobre as dificuldades que os dentistas brasileiros encontram para fazer a equivalência do diploma em Portugal. Também já falei sobre a atual condição econômica que o país atravessa, o excesso de faculdades de Medicina Dentária, a grande quantidade de dentistas portugueses que estão indo trabalhar para a Inglaterra, a não existência de dentistas no Serviço Nacional de Saúde e mais uma infinidade de problemas que os dentistas enfrentam em Portugal.

Talvez pela exposição que o Blog do Dentista tem na internet, todas as semanas recebo emails de colegas brasileiros pedindo orientação, dicas e até mesmo emprego. Há muito tempo deixei de responder estes pedidos, mas hoje recebi um comentário no blog que vai alterar isto:

dentista em portugal
Viram bem? Um MEGA PROJETO que pretende contratar dentistas brasileiros para trabalhar em Portugal! O salário são incríveis 15% de comissão, sendo que TODOS os tratamentos irão custar 19,90 Euros.

Se alguém estiver com preguiça de fazer a conta, eu ajudo: 15% de comissão vai dar algo em torno de 3 Euros por tratamento. Se atender 20 pacientes por dia, serão 60 Euros por dia, algo em torno de 120 Reais!

Como a procura certamente será grande, não são todos os dias que surgem oportunidades destas, irei manter o email da Dentistpop confidencial, os interessados manifestem-se nos comentários.

Se está procurando vagas, tente aqui: Emprego Dentista, site para anunciar vagas ou disponibilidade para trabalhar em clínicas e consultórios.


54 comentários

  1. serão menos de 3 euros…completamente desprestigiante para esta classe, seja para brasileiros, portugueses ou marcianos! Espero sinceramente que os seus comentários sejam irónicos pois não necessitamos de mais ninguém a tentar desvalorizar esta profissão

    • É óbvio que foram ironicos. Infelizmente este caso acima não é único, já existem dezenas de clínicas de medicina dentária pagando estas comissões tão irrisórias e cobrando preços tão baixos. Não é novidade nenhuma.

      Abs

    • adolfo guidine

      o salario e baixo mas quem sabe, estou interessado, aguardo informacoes a respeito, detalhe sou cidadao europeu.

  2. É isso mesmo?! Sair daqui de um regime de semi-escravidão para para outro, com a desvantagem de estar longe de casa e da família. Não é questão de ser ou estar melhor, mas de valorizar seu estudo e conhecimento! Quem não cobra dignamente de seu paciente, não pode esperar esmolas dele!

  3. E eu reclamava da prostituição da profissão no meio de TI. Perto do que vocês sofrem os sobrinhos de TI são fichinha.

  4. Não achei uma proposta muito legal não!
    É trabalhar demais pra ganhar pouco.
    Calculem comigo: atendendo 20 pacientes por dia vc ganharia em torno de 120 reais, esse valor vezes 5 dias úteis na semana dá 600 reais, vezes 4 semanas dá 2400 reais por mês. Agora subtraia os gastos com o alto custo de vida europeu…
    O resultado final é que tem até clínica POP pagando melhor no Brasil.

    • Indo mais longe: aluguel de um apartamento barato em Lisboa: 500 Euros. Duas refeições por dia: 15 Euros. Pronto, já foi o salário quase todo.

  5. Gostaria de saber o que eles exigem, além do diploma para sermos contratados?

  6. Esse é o chamado sub-emprego!

  7. Carlos Quintino

    Isto é a política que temos neste pequeno país (p pequeno de propósito!). Desde a década de 90 que se discute o atingimento da plétora profissional nos antos académicos e políticos e a solução está à vista de qualquer um. Onde está a dignidade profissional quando um simples canalizador ganha mais que o dentista (não desprestigiando a profissão de canalizador)? Que país é este que está cheio de parasitas à volta dos médicos dentistas – desde patrões e donos de clínicas que nada têm a haver com a profissão, passando pelos próprios colegas que exploram os outros colegas até a organismos públicos que só existem para cobrar taxas e acabando nos políticos preocupados apenas com números que possam reduzir o défice nacional que eles próprios ajudaram a aumentar nestes ultimos anos? São tempos de vacas magras, vai-se o leite mas deixem-nos ao menos as tetas para entretermo-nos!!!

  8. O Brasil agora vai “exportar” dentistas….(rs)

  9. LUCIANA GUIMARAES

    OLHA NAO SEI SE A PROPOSTA É BOA NÃO.ESTAR LEGALMENTE TRABALHANDO COMO DENTISTA EM QUALQUER PAÍS,SIGNIFICA DIGNIDADE,E ESSE É O COMEÇO.QUE CLINICA É ESSA Q NAO VAI EXIGIR EQUIVALENCIA DE DIPLOMA???
    RSSRSRSRSR
    NAO ACREDITO NA PROPOSTA

  10. fernanda anderson seixas

    Bom, realmente não é nada convidativo o salário que estão propondo.
    Mas estou bastante interessada em ir trabalhar em Portugal.
    Sou dentista desde 2000 e especialista em implantes desde 2004. Também tenho cidadania portuguesa.
    Não sei se isso ajuda, mas estou disposta e gostaria de maiores informações.
    obrigada!

  11. Mônica Albuquerque

    A culpa disto é dos próprios brasileiros que levaram para Portugal este regime de clínicas populares cobrando 20 euros por procedimento….A profissão desvalorizada por vários motivos aqui no Brasil, agora tb o é em Portugal. Onde antes tínhamos um “lugar ao sol”.

    • Errado, a culpa é de quem permitiu que em Portugal se formassem 600 dentistas por ano, o triplo da Inglaterra (que tem 60 milhões de habitantes). Também é culpa de quem permitiu seguros dentários à custo zero, ou ainda de quem não soube aproveitar 30 anos de dinheiros da Europa para formar uma classe média forte. Também a culpa é da Ordem, que nunca conseguiu forçar o governo à criar infra estruturas para atendimento no serviço público.

  12. Carol Menezes

    Fiquei arrasada com isso.. Ja tinha ouvido falar que em Portugal não estava mais essa maravilha toda pra dentista. Sou ortodontista e queria fazer um mestrado aí. Quando fui pra Portugal em 2006 (no último ano da faculdade) notei que eles não tem hábitos de higiene dental muito bons, além de fumarem muitíssimo.
    Pra falar a verdade nem reparei se usam bastante aparelho dentário como no Brasil. Me digam: Já chegou o boom da orto aí? Alguém já lançou essa modinha de aparelho fixo? Porque aqui no Brasil isso já é um acessório (e só acessório)…

    • A orto já teve seu boom. Agora está em franca decadência. Paga-se muito pouco por aparelho e já há clínicas de brasileiros que tiveram a brilhante idéia de oferecer aparelho gratuito em troca da manutenção. Portugal já era. Vivo aqui e cada vez ganho menos, tenho mais encargos e vejo uma enorme proliferação de clínicas pop, e dentistas esfomeados q trabalham até por apenas um prato de comida. Um barbeiro do pior, cobra em torno de 5 a 7 euros para cortar seu cabelo. Sem lavá-lo, sem necessitar de curso superior ou equivalência. Estamos fodidos. Ser dentista hoje em dia é padecer no paraíso das especialidades médicas. Até acunpunturista ou sortista que curam por imposição de mão ganham muito mais e são mais respeitados que nós.
      Um abraço e fé

  13. Sou formada desde 1995 e tenho interesse em sair para fora do país para conhecer culturas diferentes. Hoje me interesso pelo conhecimento do ser humano e outras culturas e se o trabalho sendo suficiente para minha sobrevivência no local já é suficiente. Aguardo respostas!

    • Ana Paula Carvalho

      Tbm há algum tempo me interessei em fazer ortodontia em Portugal, mas não conhecia essa situação que se relata hoje em dia….
      Pra tais propostas fica impossível trocar o certo pelo duvidoso. Mas em caso de propostas melhores, me coloco à disposição!!

  14. Heloísa Nogueira

    Olá…infelizmente nossa profissão está um caos…mas também gostaria do contato pelo interesse de conhecer novas culturas…aguardo contato…
    att Heloísa

  15. Jonathan Harmolly

    Sou formado em Odontologia com especialização em Endodontia, saúde coletiva, prótese e Ortodontia. Gostaria de saber como faço para trabalhar em Portugal, se tem alguem intereçado. Entrar em contato pelo email: clevejon@gmail.com ou pelo tel: (92) 3184 8882

  16. Gilberto Campbell

    Oi amigo. Moro em Dublin. Aí em Portugal o que é necessário pra validar o diploma? Aqui na Irlanda tem que fazer uma prova pra validar o diploma, depois que o inglês (o técnico, principalmente) estiver “afiado”… Comparado com o que ganham os dentistas aqui, a remuneração aí tá ótima…

    desde já agradeço…

    • Caro Colega ! Gostaria de saber quais os passos e os valores p/ validação do diploma aí na Irlanda ? Estou indo estudar e gostaria muito de trabalhar como dentista, pois nao sei fazer outra coisa . Tenho mestrado e especializaçao. Obrigado.

  17. Triste ver pelos comentarios, como tem colegas insatisfeito com a profissao…

  18. Algo errado com a Odontologia no Brasil ou com os odontológos.Pq os colegas não se unem a valorização da classe e fantasiam esse tipo de coisa:se submeter a esse emprego para conhecer cultura ou ser humano.?Então larga a profissão e coloca uma mochila nas costas e dá uma volta pelo mundo que é bem mais inteligente perto de tamanha burrice!Ah,! galera isso não dá para acreditar!!!!!!!!!

  19. Fico triste em ver essa classe de profissionais tão fraca. Sou Dentista há 3 anos, mas tenho 42 anos de idade. Graças a deus sou militar, faltando apenas 7 para me aposentar. Tenho sala própria, em bairro nobre de uma capital do nordeste, todo montado, e sofro como todos os colegas, com uma agravante de não poder me dedicar plenamente. Ao invés de ficar reclamando, estudo. Como o cara quer ganhar dinheiro? Não se especializando e se submetendo a um PSF pra ganhar R$2500,00? Muitas vezes no interior, gastando hum mil de despesa pra se deslocar e se manter? Por isso admiro os médicos e advogados. Logo no primeiro ano da faculdade já são arrogantes. Por quê? Se ele não se valorizar, quem vai fazer isso. O estudante de Odontologia já se conhece de Faculdade. Garanto que um bom Profissional, qualificado, honesto, consciente de seu talento, não está reclamando, nem se submetendo a esta humilhação. O dentista era pra ganhar bem mais que um médico. Quem não venderia a alma pra tirar uma dor de dente? Mas tem sempre um infeliz que faz uma exodontia por 10,00 ou menos. Se esquece que estudamos pra cuidar da saúde dos dentes e bucal, não pra mutilar pessoas. Mas a desculpa é sempre a mesma….estou precisando….se eu não fizer outro faz….Canso de perder paciente chegando no consultório pra ” DISTRAIR” O DENTE. Já veio de outros colegas, pesquisando preço através de vários “orçamentos”. Eu digo que não faço, aí perguntam: vc não é dentista? Respondo que sim, mas que estudei pra cuidar da saúde dele, não mutilar, mas se quiser que eu o examine….. a resposta é sempre a mesma: não, obrigado, e sai….vai pra outro dentista que, com certeza, vai pegar 10 reais: é melhor que nada….ISSO SÓ VAI ACABAR QUANDO ESTE DENTISTA DESCOBRIR QUE PRECISA SE ATUALIZAR, SE IMPOR COMO PROFISSIONAL.
    Concordo plenamente com a ALINE, acima.

    • Claudio,

      Parabens pela colocaçao, concordo com voce plenamente, sou dentista , e vejo diferencial de profissonais q se qualificam e valorizam realmente a profissao. Por exemplo os medicos quase tds sao especialistas e os dentistas nao. A maioria sao clinicos gerais, nao estudam e depois ficam reclamando e os q fazem a clinica geral o fazem com uma pobreza. Os dentistas tem de aprender a valorizar a profissao, primeiro com estudo, depois com uniao pela classe. Atualmente estou numa cidade do interior do nordeste, onde os dentistas cobram R$ 10,00 por uma exo, fiquei chocado, quando eu vi isso decidi fazer o mestrado para valorizar meu trabalho, e nunca nem pensar em fazer uma coisa assim…Correr um risco enorme em troco de nada…

      • Aretuza Lucena

        Concordo plenamente! Nossa formação é cara e demorada! Os custos de um consultório com bons equipamentos e materiais ainda mais caros! Então pq vender todo seu esforço por nada?
        Pq não cobrar pela consulta? Pq fazemos isso com a nossa profissão? Não trabalho por nada! Se fosse para receber esse tipo de remuneração preferiria ficar em casa, é menos humilhante! Vamos estudar, adquirir novos conhecimentos! Valorizar nosso trabalho e cobrar o valor justo por ele!!!!

  20. Bem não é assim….como dizem….
    por exemplo o implante completo com coroa custa 1.500 euros,claro que o dentista tem que ser médico,para fazer este tipo de trabalho….
    Agora para fazer limpezas,qualquer assistente faz isso…. (é muito barato este tipo de tratamento)…..

    cumprimentos
    Silva

  21. Djair CROBA 5076

    Quando começarmos a exigir CLT para os dentistas a dignidade começará a aparecer? Dentista é uma profissão sem valor reconhecido. DEPENDEMOS DA CONSCIENTIZAÇÂO EDUCACIONAL NA SAÙDE. FAÇAM CONCURSOS PARA O PSF È MELHOR.

  22. alan ricardo viana

    Era só o que nos faltava para jogar o ultimo punhado de terra no que virou a odontologia no brasil, uma proposta de sair daqui pra fazer um tratamento por 19 euros vcs se esqueceram que com 19 euros mau se compra uma quentinha na europa.gente vamos ser razoáveis.e se não atender os vinte pacientes so aparecerem 5 kkkkkk tudo tem que ser pensado vai ser salario de fome ao quadrado,kkkkkkkkkkkk.ir a portugal trabalhar sem salario ?primeiro que portugal ta um caos, com greve geral por todo lado e o pais a beira de um colapso econômico.o tratamento de 19 euros ja deve estar sendo oferecido neste momento por 5 ,rssrsrsrsrsrsrrs.Fala sério.kkkk

  23. A história sempre se repete.
    O povo português está tentando colonizar os dentístas brasileiros, tentando nos enganar com propostas escravocratas, tentando pegar o pouco ouro que restou no Brasil, além da importação de mão de obra.
    Já não basta o CRO, que não nos proporciona nenhuma ajuda profissional.A exemplo, lembro que aqui em Goiás, o CRO teve a desonra de anunciar o sucesso de uma fiscalização, na qual, em parceria com a polícia civil altuaram em flagrante dois falsos dentístas. Seria muito bom se o CRO fizesse fiscalizações com essa finalidade, o detalhe é que os falsos dentístas atendiam no mesmo endereço há mais de 25 anos. O CRO demorou mais de 25 anos para ter ciência do que acontece em sua área de abrangência. Mas em compensação, o departamento financeiro de todos CRO’s do Brasil têm um eficiência que causa inveja aos maiores escritórios de combranças.
    Voltando à proposta de emprego em Portugal, acho que deve ser enviada uma carta escrita a punho (para que se caracterize a época histórica da proposta), perguntando quando atracará no Brasil a próxima caravela, para que os interessados se habilitem.
    Minha opnião ainda consiste em, quando a caravela chegar ao Brasil, informar ao idealizador dessa revolução odontológica em Portugal, que logo após a independência, eles passaram a ser nossa maior diversão, principamente no que diz respeito ao universo de piadas.

  24. ALCIDES COSTA

    AGORA VCS VAÕ VER UM DEPOIMENTO SERIO OK;
    EU TRABALHE EM LISBOA DE 1983 A 1987,FUI O 1º TPD. A FALAR PORTUGUÊS,DIGO DO BRASIL QUE SABIA FAZER CERÂMICA COISA QUE FAÇO DESDE 1972,DEI 2 CURSOS EM LISBOA E PORTO SOBRE PRÓTESE FIXA ATRAVÉS DA FACULDADE CAMILO CASTELO BRANCO DE SP EM 1984,FOMOS QUASE EXPULSOS POR UM BABACA CHAMADO SIMÕES SANTOS QUE ERA UM BOSTA QUE APRENDEU ALGUMA COISA COM MEUS AMIGOS;SOLON DE SOUZA GALVÃO FUNDADOR DA ESCOLA DE MEDICINA DENTÁRIA DELES E NELSON JOÃO,POIS BEM; ESTE QUE JA DEVE ESTAR DO INFERNO PRA DENTRO,NOS PREJUDICOU BASTANTE EM NÃO NOS PERMITIR A TAL EQUIVALENCIA PROF,MAS EU FAÇO UMA PERGUNTA; RECONHECIDO POR QUEM NUNCA TEVE FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA?, CONFESSO QUE GANHEI DINHEIRO TRABALHANDO COMO DENTISTA PROTESISTA EM ALGUMAS CLINICAS DE LISBOA,MAS NÃO SOU DENTISTA VIU GENTE? SOU O 1º PRÓTETICO A FAZER CERÂMICA NO NORTE E NORDESTE DESDE 1974. E EM PORTUGAL. ALCIDES COSTA TEM : NOME, CARATER, COMPETENCIA,E JAMAIS QUIS SER RECONHECIDO POR QUEM NUNCA TEVE FORMAÇÃO PARA ME AVALIAR. PEÇO A TODOS OS DENTISTAS BRASILEIROS QUE SE ENCONTRAM EM PORTUGAL QUE VENHAM EMBORA,POIS O GARIMPO ACABOU FAZ TEMPO DESDE QUANDO VOLTEI EM 1987,AQUI TEMOS TRABALHOS ME PROCUREM OK,VIVER NUMA PROVINCIA QUEBRADA,É VIVER NUM INFERNO, ELES ESTÃO PAGANDO O QUE FIZERAM COM NOSSO POVO BRASILEIRO NO PASSADO E NOSSOS IRMÃOS AFRICANOS TAMBEM,ANGOLA É RICA, GRAÇAS A DEUS, MOÇAMBIQUE É RICO, GRAÇAS A DEUS,CABO VERDE É RICO , GRAÇAS A DEUS GUINÉ,S,TOMÉ E PRINCIPE,ESTES SÃO PAISES QUE TEM GENTE.FICO A DISPOSIÇÃO DOS COLEGAS QUE QUEIRAM VOLTAR.JÁ.CONTATO;011-22911256- 83856169- 76229142.

  25. Genti eu estou desanimada com nossa profissão,os dentistas estão se prostituindo, o problema não sao os 120 diarios, mas vc ter q atender 20 pacientes pra ganhar isso, onde fica a qualidade o bom atendimento, É UMA RAPIDINHAAA, genti o CROOOO ta ai pra q, pra genti paga aquela taxa anual p/ q??????, ta ai p/ dar multas a placas fora do padrão, genti isso tem q acabar essas clinica pop estão deteriorando nossa profissão, lutamos tanto para ter nossos diplomas, agora temos que lutar para que essa corja acabe, pq se pelo menos o atendimento fosse bom , mas onde se conssegue qualidade a 10 reais por Deus genti, ACORDAAAAAA temos q fazer alguma coisa, pq senão daqui uns dias ate vendedor ambulante vai sai extraindo dente por ai. Claro que eu não tenho nada a ver com esses pessimos dentistas , eles q se danem, mas se nos nao fizermos nada vamos ficar desempregados ou tendo q trabalhar a preço de banana e ainda assim tentar manter a qualidade dos nossos serviços, infelizmente a maioria das pessoas não ligam pra qualidade so se importam com preço e se esqueem q na maioria das vzs o barato sai caro!!!!!!VAMOSS SE UNIR GENTI E TENTAR ACABAR COM ESSA POCA VERGONHA, ANTES Q ISSO ACABE COM NOSSA PROFISSÃO!!!

  26. Infelizmente a classe nao se ajuda e vive como ratos escondidos nos postos de saúde vivendo de migalhas que chegam a 30% do salário médico. Nao sei como algumas criaturas conseguem obter um CRO, muitos destes se quer sabem fazer uma anamnese.
    A culpa é de quem ??? do governo ??? dos estudantes ??? dos planos ??
    ou de profissionais vagabundos e pilantras que estragam essa nobre arte
    que exige técnica e conhecimento científico ???
    Acredito que é melhor vender 3 cachorros quentes do que cobrar 10 reais por uma exodontia ou tratar de um cisto.
    Queria ver muitas bocas podres por aí, porque só assim valorizariam o dentista.
    Optei pela medicina porque cansei desta vida miserável a qual fomos expostos , mas desejo dias melhores para os bons dentistas

  27. matheus cordeiro

    Por isso cansei de ser dentista , são todos uns alienados e acomodados…

  28. Tá louco, isso já é falta de consideração com um profissional que desempenha serviços de extrema importância para a sociedade.
    Obviamente, é melhor ficar desempregado a se submeter à essa prostituição.

  29. Didier Anzolin

    Isso é ridiculo. Culpados somos nós mesmo… Pois tem muitos colegas que se sujeitam a trabalhar de forma errada e desonesta. A falta de união da classe e desestrutura do MEC que libera tantas faculdades de odontologia. Isso é uma vergonha.

  30. eu estou interessado. por favor me diga como contatar pq por aqui a coisa tá ruim
    grato

  31. Por isso larguei a profissão,ano que vem termino MEDICINA,onde no mínimo um recem-formado esta ganhando 8.000,00 por mês….A diferença é que os médicos são unidos…ja dentista,é um querendo derrubar o outro,o cara é clinico mais se mete a fazer canais,cirurgias,proteses e outros serviços meia boca só pensando em ganhar uma esmola a mais…Só vão dar valor a vocês,quando vocês mesmo se derem valor….UMA MANICURE COBRA AQUI 15,OO PRA FAZER UNHA….DURA 1 SEMANA E MINHA ESPOSA FAZ DE NOVO….JA VI DENTISTA COBRAR 15,00 PRA FAZER UMA RESTAURAÇÃO DE RESINA,COISA QUE DEMORA 7 A 10 ANOS EM MÉDIA…… Dentistas = idiotas

  32. Que santa ignorância que por aqui se escreve … Qualquer excelente profissional de odontologia jamais terá qualquer problema de emprego em qualquer parte do mundo, seja no Brasil, seja em Portugal ou seja no Afeganistão. Tenho dito; o resto da conversa é uma piada do princípio ao fim.

  33. Boa tarde a todos, acho que aqui no Brasil, nós Cirurgiões-dentistas deveríamos nos unir a brigarmos pelo nosso piso salarial que esta desde 2009 para ser aprovado mas nós mesmos não nos preocupamos com isso.
    Acho que se conseguirmos nosso piso salarial ja seria uma boa melhora para a classe e assim brigarmos por salarios mais justos .

  34. Marcelo Teixeira

    Olha, vou falar uma coisa aos meu amigo de profissão . Srs Cirurgião dentista, temos que tomar vergonha na cara e arregaçar as mangas. è verificando um anuncio como este e tantos aqui no Brasil e digo isto porque as ditas clinicas populares apagam 22% do que se produz e o pagamento é mensal. é verificando isto que NÒS dentistas joagamos 5 anos, 5 anos de estudo na lata de lixo. Escrevo novamente temos que tomar vergonha na cara. Temos que concientizar que nossa profissão é fundamental e necessária para a população e temos que ganhar bem. Peço que abraçem esta causa e passemos a ter um corporativismo em prol de uma classe que se encontra sugateada. e podemos mudar isto. NÃO PODEMOS AÇEITAR PROPOSTAS COMO ESTAS , ISTO É NOJENTO E VERGONHOSO.

  35. já conversei com muitos colegas mais velhos e disseram-me que a odontologia no brasil foi boa até mais ou menos 1973, daí para cá tudo foi ficando ruim, eu me formei em 98 ,supostamente já estava para lá de ruim, trabalhei em vários lugares no brasil e o lugar que mais ganhei foi numa pop em sp 1500 por mês, até um ladrão por-me um 38 na cara sentado na cadeira, fui-me embora logo. essa conversa de que o bom sempre tem emprego , é verdade ,emprego se arranja , mas o dinheiro lá é outra conversa, tenho o “joão sampaio dória”que me ajudou no emprego, mas não no ganho. já trabalhei um ano numa cidade em goiás ,por 250 reais por MÊS, morava num cômodo onde a dona da casa guardava lenha e o único móvel que tinha era um colchão, lavava minha dita roupa branca num tanque de frente para rua onde todos me olhavam estranho, pagava 1 real por dia para a dona ,pelo almoço que era arroz com torresmo, e mais 40 reais por mês de aluguel, neste ano tive de trabalhar meio período de graça pra um vereador tentar arrumar-me um emprego na prefeitura.também tive uma clínica em uberlândia com muito esforço , comprava um marmitex do mais barato 1.99 e tinha que dar para o almoço e janta e em nove meses entraram 2 clientes.se tem uma coisa de me arrependo foi ter acordado um dia e pensado,quero ser dentista, poderia ter pensado, quero ter uma profissão digna que sustente minha família, aí a história seria outra.vou escrevendo …

  36. completando, quando vocês vierem para cá,e se conseguirem passar pela imigração do aeroporto e se conseguirem trabalho, e não tiverem visto de residência permanente e inscrição na OMD estarão infringindo a lei por falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão, poderão ser deportados , pagar multa , o dono da clínica terá a licença suspensa por dois anos etc. a maioria das pessoas que tem casas de aluguel em lisboa, não alugam para brasileiros ,porque não pagam as contas, fazem barulho etc e se alugarem vão querer receber um ano adiantado.o dono da clínica vai lhes roubar outros 20% ou mais do seu rendimento porque aqui não é igual o brasil, paga-se imposto e bastante sobre TODOS os rendimentos. quando eu vim para cá , fui esfolado até ao osso, trabalhava para uma biscate que, antes de eu vir para cá prometeu-me uma coisa e na hora foi outra, eu ganhava 12.5 por dia (28 reais) que não dava para jantar, somente almoçava e ficava o resto da noite com fome e frio porque a dona do buraco onde eu morava não deixava ligar nenhum aquecedor e não fui embora porque não tinha dinheiro para a passagem.

  37. Estou no primeiro período de Odonto e toda vez que pesquiso sobre oportunidades de trabalho para CD vejo coisas do tipo …. frustrantes … Essa é a minha segunda faculdade, estou amando … Mas e aí? O mercado é tão ruim quanto parece para quem vai trabalhar para terceiros???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top