O que fazer quando o bracket solta

Se a gente vivesse em um mundo ideal, eu daria somente um conselho:

- Não quebre o seu aparelho ortodôntico.

Ponto final!

Mas, a gente vive e trabalha no mundo real, onde somente esse conselho não é eficaz. Então, constantemente escuto esta pergunta:

- Doutor! Um bráquete (ou vários) soltou. O que eu devo fazer?!?

Respostas:

1 – Primeiro, manter a calma.

2 – Não mexer no seu aparelho. Pode parecer, mas os aparelhos ortodônticos NÃO são todos iguais. A solução do seu amigo pode não servir para você!

3 – Vá ao seu ortodontista. Somente ele sabe qual é a melhor solução para o seu problema. Acredite em mim!

4 – Sim! Toda vez que um bráquete soltar; algum tipo de prejuízo o seu tratamento sofrerá…

Assim, aproveitando esse post, vou dar umas dicas para você não ter que fazer essa fatídica pergunta ao seu ortodontista.

Vamos lá:

I – Não chupe balas, chicles e afins. Eu disse NÃO!

II – Evite alimentos duros e/ou crocantes.

Ex.: Pescoço de peru, nozes, pé de galo…

III – Frutas, legumes crus e pão devem ser cortados em pedaços. Pois, cortando-os, a pressão mastigatória sobre o aparelho reduzirá

IV – Não mastigue objetos estranhos

Ex.: lápis, clipes, gelo…

V – Não cutuque o seu aparelho, ele não está no Facebook!

Seguindo essas dicas e, principalmente, o primeiro conselho desse post, você terá um tratamento ortodôntico melhor, mais rápido e eficaz. E o seu ortodontista terá menos angina e cabelos brancos.

12 comentários

  1. o bracket do aparelho do meu filho quebrou, o orto colou outro e a partir daí, toda semana o bracket descola. O que fazer????

    agradeço desde já,
    Márcia

    • Oi Márcia! O meu bracket seeeempre descolava, e era sempre o mesmo, minha dentista falou que era excesso de flúor. Então ela não colou mais… Agora, caiu o meu bracket em um “dente grande” inferior, e caiu uma parte do dente junto! Onde o bracket ficava colado! Eu realmente não sei como ele caiu! Estava escovando o dente e de repente…. Puf! Caiu!

  2. Como faso pra Adiquirir os ” Elastiquinho/Borrachinhas” do aparelhor ?

  3. então meu bracket soltou.
    e não vai dar pra min ir ao dentista amanhã pqe eh recesso :/
    oque eu devo fazer?
    ou esperar até segunda mesmo? :/
    obg se vc ler este post e me responder :/

  4. Me ajuda. Nas duas primeiras semanas que eu coloquei o aparelho, 3 borrachinhas ja soltaram, ja foi ao dentista as 3 vezes e ele ja concertou, e agora o bracket soltou, o ultimo, que acredito é o mais importante. Ja to ficando constrangido de tanto ir ao dentista ;s

  5. Olá , faz 2 semanas que coloquei meu aparelho , em apenas 3 dias um bracket caiu, fui na dentista e ela disse que um dos dentes de baixo estava relando no bracket e disse que era melhor nao colar , porem quando cheguei da escola fui escovar o Dente e percebi que estava mole, ja é o segundo bracket que solta se eu for de novo ela ira me dar bronca ? eu nao como nada duro e nem chupo bala o bracket apenas se solta . Estou ficando constrangida ja.

  6. Amei o conselho “não cutuque seu aparelho, ele não está no facebook”. Achei muito interesse o blog. É bacana falar descontraidamente sobre algo que provoca arrepios até nos mais valentes: uma visita ao dentista.

    Li os comentários, nunca imaginei que as pessoas ficassem tão angustiadas com um bracket solto. Quando algum meu solta eu penso “droga!” e vou ao ortodontista no dia seguinte, sem stress, então foi realmente uma surpresa o nervosismo que vi em alguns comentários, o que me fez achar ainda mais interessante o propósito do blog. Parabéns!

  7. Ola
    Uso aparelhos a bastante tempo,mas de 3 meses pra cá, o brakte do meu dente da frente da parte superior esta saindoo….todo mês ele sai…o pior eh que minha dentista cobra pra colocar ele novamente…pq sera que ele solta nao chego nem na minha casa apos sair do dentista e ele ja esta solto..obrigada..amei o blog:)

  8. Coloquei meu aparelho fixo a 4 dias contando com hoje, eu estava passando fio dental, quando vi resto de cera que eu havia colado no gancho do último bráquete, eu fui tirar com a unha, mas sem força nenhuma, fui com muito cuidado, e de repente eu ouvi um barulinho, fui ver meu bráquete tinha descolado, comecei a chorar, não sei porque

  9. Coloquei meu aparelho fixo a 4 dias contando com hoje, eu estava passando fio dental, quando vi resto de cera que eu havia colado no gancho do último bráquete, eu fui tirar com a unha, mas sem força nenhuma, fui com muito cuidado, e de repente eu ouvi um barulinho, fui ver meu bráquete tinha descolado, comecei a chorar, mas chorei sem querer, foi um movimento involuntário, enfim, minha pergunta é: quebrar um bráquete é o mesmo que descolar um bráquete? Se for eu tenho que pagar 10 reais a mais na manutenção D:

  10. Tou a 1 mes com o aparelho, a clinica a qual eu tou fazendo o tratamento é a 75km da minha casa, so vou mesmo no dia da manuntenção, com 3 dias que eu estava com o aparelho (sentindo muitas dores ainda) quebrei um braket tava comendo algo, retirei e esterelisei um alicate e cortei o arco, ficou legal, ontem fui abrir uma embalagem plastica com o auxilio da boca e quebrei outro, minha manuntenção é daqui a 3 dias, minha pergunta é devo levar os brakets pra dentista ou ela vai por novos brake? Ela so falou que cada peça que eu quebrar iria pagar 3 reais, desde ja obrigado as respostas…

  11. Faz vinte dias que coloquei aparelho e o braquet do dente da frente soltou duas vezes,nessa ultima vez ela tirou o braquete e disse pra mim esperar a manutençao..estou sem o braquet nesse dente ..ele e muito para tras..ela disse que tem dentista que nem colam nesse dente..isso è correto??? Me ajude. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top