Aparelho ortodôntico e extração de siso

Vou colocar aparelho, tenho que arrancar os dentes do siso?

Recebemos esta pergunta centenas de vezes, por isto o melhor ortodontista do Brasil escreveu um texto para quem ainda tem esta dúvida.

Aparelho ortodôntico e extração de dentes do siso

A relação terceiro molar e tratamento ortodôntico é meio complexa.

Já vi ortodontista que manda realizar exodontia de todos terceiros molares que vê pela frente, já vi aqueles que culpam o siso por movimentações pós-tratamento e já tive noticias daqueles que não tem a mínina noção do que fazer com os “pobreretos” dos terceiros molares.
Primeiro: É uma relação complexa porque o terceiro molar é um dente complexo mesmo de nascença.
Segundo: vamos TENTAR responder a difícil pergunta:
“-E aí doutor, vou ter que arrancar os sisos?”
Então, a resposta para esse questionamento é: Depende.
Sim, depende da posição do terceiro molar, depende do tipo de tratamento que será realizado e depende das convicções do ortodontista.
1 – Posição:
Tem terceiros molares (dente do siso) que não há dúvidas, devido ao seu mau posicionamento, só restam mesmo as extrações do dito-cujo. Teriam que ser extraídos com ou sem tratamentos ortodônticos.
Mas, tem aqueles que geram duvidas, sim! Para esses, contamos com o auxílio de uma medida que nos fornece a posição ideal do primeiro molar superior. Essa medida é um alerta sobre a possibilidade de o siso ficar incluso, podendo, assim, ajudar na tomada de decisão sobre as extrações.
2 – Tipo de tratamento:
Durante o tratamento ortodôntico podemos realizar vários procedimentos que vão nos auxiliar na correção da arcada dentária.
Entre esses procedimentos, podemos realizar um que se chama distalização, ou seja, levar os dentes para trás. Se o plano de tratamento inclui uma distalização dos últimos dentes, geralmente é pedido a extração dos sisos.
Em contrapartida, se o plano de tratamento inclui extração dos pré-molares e não inclui uma ancoragem absoluta, geralmente, no final do tratamento, haverá espaço para o siso na arcada dentária. Observando, sempre, a posição dos queridinhos.
Mas, se for uma preparação para cirurgia ortognática mandibular, só tem a opção das extrações dos terceiros molares. E atenção: essa extração tem que ser realizada até seis meses antes da cirurgia.
3 – Convicções:
Esse ponto é o mais difícil de abordar.
Se o ortodontista acredita que o siso seja capaz de empurrar todo mundo e avacalhar o tratamento ortodôntico, resultando no apinhamento tardio: extrações.
Se o ortodontista acredita que o siso possa causar interferências na arcada e isso levar a uma desarnomia na ordem estabelecida: extrações.
Se o ortodontista acredita que os terceiros molares são estímulo de crescimento mandibular e a criança e/ou o pré-adolescente já apresentar tendência de ser queixodinho: extrações.
Por esse assunto ser complexo, cada caso deverá ser tratado isoladamente, devendo haver uma soma de razões que justifiquem a extração ou não.
Ufa!

20 comentários

  1. Fabrício - Vida de Dentista

    >Léo disse bem. Cada caso é um caso. Mas já foi provado por A + B que o 3º molar não é responsável pelo apinhamento dos incisivos inferiores na fase pós-tratamento de adolescentes. O culpado dessa alteração é um fator chamado CRESCIMENTO TERMINAL DA MANDÍBULA e mesmo em pacientes com agenesia dos 3º molares a apresentam, causando o mesmíssimo apinhamento.

    Parabéns pelo texto Léo. Você escolhe as palavras bem melhor que escolhe seu time do coração. ;-p

  2. Ricardo Nader

    >Boas colocações Leonardo. Fabrício, na verdade provado ainda não foi. O maior problema de um tema como esses é justamente isso: Tem-se poucas informações realmente científicas! O que temos são situações de observações clínicas. Foi publicado um artigo na Dentalpress, Flávia Artese, muito bom sobre este tema.

  3. >Ótimo texto para mostrar que os dentistas sempre avaliam a condição de cada dente e como essas movimentações podem atrapalhar ou não o tratamento ortodôntico.

  4. Tenho agenesia do segundo pré-molar e segundo meu ortodontista terei que realizar a ortognatica. então, terei que extrair os sisos, tendo em vista que não tenho os segundos pre-molares?

  5. Tenho certeza que o mais certo nisso e arrancar todos os dentes,e assim ficar banguela,pois a pessoa tem de evitar gastos com os dentistas,por que nós metemos a faca na sociedade,quando o cidadão pede para fazer algo,e nos inventamos de fazer um monte de asneiras so para ele gastar mais do que pode, muito obrigado….

  6. Miriam Jâmella

    Fiz Minha Pasta a Pouco tempo e Meu Siso ainda não nasceu ! Provavelmente irei Colocar aparelho daqui a 12 dias, Mas Estou Morrendo de Medo de Chegar No Meu Ortodontista e Ele Me dizer que terei que extrair dente ou até mesmo dentes ! :( .
    Mas se Cada Caso é um Caso , Espero que o Meu Não seja um Destes ;)

    • Por favor, antes de ir em um dentista pesquise o seu caso. Visite pelo menos uns 4 dentistas diferentes antes da resolução. Por que? Porque existem dentistas que realmente se preocupam com o dente dos outros e há dentistas que só querem ganhar dinheiro e pouco se importa.

      Adultos colocam aparelhos também. Dizem que aparelho de dente é só coisa para dentuços ou para quem tem dente torto, mas não. Tem a questão mandibular também. Eu tenho uma amiga que tem bruxismo (problema que os dentes supeiores e inferiores batem de noite) ela é adulta e colocou aparelho. Também há o caso de pessoas com apnéia. SIM, roncos. Pessoa que ronca pode e deve colocar aparelhos, mas leve. Os dentes sim tem a ver com a questão da apnéia.

  7. Caro Dr. extrai 3 dentes sisos,1 inferior careado e os dois superiores que já haviam nascido completamente e estavam perfeitamente alinhado e sem caries. O dentista não me deu qualquer motivo objetivo para retirada desse dois dentes superiores, quando questionei porque retirar se eles estavam inteiramente alinhado e sem carie, ele disse que dentes sisos podem gerar inflamação,cisto,tumor.Dessa forma concedi a extração,contudo, após consulta a diversos sites (sei que não é a melhor forma de se ter um 2 opinião e que infelizmente já não adianta)avalio que pelas descrições de outros dentistas essa situação de tumor/cisto só ocorre nos casos dos dentes que não nasceram alinhados correto? Agradeço desde de já, obrigado.

    • Em defesa do Siso> Se tudo que parece inútil em nosso corpo fosse arrancando, ninguém teria o último dedinho do pé, que só serve para apertar no sapato ou ficar saindo da sandália !!!
      Se nasceu era pra nascer, rs!!!

  8. Meu dentista qr arrancar meu dente incisivo central inferior pra dar espaco para os outros se concertarem, isso e certo?

    • rogerio oliveira

      Olá Karine, sou ortodontista. A extração de incisivos inferiores é sim uma técnica com respaldo científico e com ótimos resultados. Claro que isso depende de uma avaliação criteriosa do caso. Muitas vezes esta é a melhor solução para alguns casos, onde precisamos de espaço para alinhar os dentes na arcada inferior e teríamos que desgastar muito os dentes ou teríamos que extrair dois pré molares(que criariam um espaço maior que o necessário).

  9. Dr. Fiz uma avaliação hoje e voltei com esta dúvida. Meus dentes eram alinhados perfeitamente até uns 27 anos e os dentes inferiores da frente foram entortando a medida que os sisos nasceram. Os 2 “mentex” de cima deram uma leve entortada pois em cima ainda tenho espaço atrás do siso, e embaixo não. O meu Ortodontista disse que Não é preciso arranca-los!!! Fiquei muito feliz, mas curiosa de como é possível desentortar os dentes se não há espaço entre-dentes??? Ele disse que poderia desgastar algumas laterais? A longo prazo essa seria uma boa opção?

    Obrigada!!!

  10. A ortodontista de minha filha não questiona ou avalia se há real necessidade em extrair o ciso. Ela é taxativa em determinar a extração. Entendo que o tratamento ortodontico antes da formacao completa dos dentes pode ser afetar a conducao normal da formaçao dos dentes – não me refiro aqui a casos extremos -, obrigando assim os cisos a terem que ser extraídos extaamente por causa do tratamento “aitificial” .Fiz uma pergunta à ortodontista: se a natureza me criou com esses dentes, porque terei que extraí-los? Não houve resposta séria. A única resposta é que prejudicará o tratamento. Deve haver mais observações cientificas a respeito. Parabéns a Dea por sua observaçao.

  11. eu vou por aparelho daqui 5 dias ,eu li todas os questionamentos, eu estou com a DEA,si nasceu era pra nasce kkkk, mas fala isso pra dentista, eles metem a faca mesmo cobram muito caro pra extrair esses sisos ,devia ser mais barato…eu acho aui não precisaria tirar os sisos porq são tortos afinal eles ficam no fundo da boka não na frente……esse é meu pensamento é noix DEA

  12. Sai mais caro tirar os sisos ( a longo prazo) do que colocar o aparelho e fazer manutenção. Veja, a curto prazo é mais barato extrair os sisos (porque dói abessa). Não adianta só obiturar os sisos porque são frágeis demais, qualquer coisinha quebra. Começam a nascer entre 18 e 32 anos. Dói muito. Extrair pode parecer mais barato, mas só a CURTO PRAZO. Depois de alguns anos, vai dar trabalho. Alguns preferem obiturar. A melhor opção é sempre TENTAR SALVAR. Fazer canal, obiturar, enfim vale tudo para salvar os sisos (o dente da razão, da sabedoria). Esses dentes atraem riqueza sim pois mexe a mandíbula que atua nos neurotransmissores e as pessoas aprendem a raciocionar de forma mais racional e consequentemente acaba atraindo mais grana. Quando tira o ciso aquele canto fica vazio, não há o estímulo para funcionar o lado do cérebro racional que faz a pessoa a tomar boas decisões que atrai dinheiro.

    Todo mundo que eu conheço que usa aparelho ou usou na infância hoje são super ricos. Eles tomaram boa decisões. Por isso o nome: DENTES DO JUÌZO.

    Agora, quem não gosta de dinheiro e acha que é coisa do Diabo e raíz de todo mal vai mandar arrancar. Ou vão dizer que tem que tirar. Não vão querer nem obiturar, nem fazer canal.

    O negócio é parar de hipocrisia com esse papo que não gostam de dinheiro.

    Quando cai o primeiro dente de uma criança é bom fazer um colar, o colar da fortuna e colocar para a criança usar. Ok, isso é questão filosófica sem comprovação científica, mas tem que ver, eu respeito a sabedoria dos antigos.

    Eu perdi meus 2 sisos. Mas, ainda tenho dois. Vão querer arrancar, mas não deixo não. Se eu tiver que gastar com aparelho é melhor. A curto prazo gasta-se mais, mas futuramente dá retorno.

    A pessoa fica sem vaidade até passar a perigosa idade da adolescência. ESPANTA O DIABO DA NATALIDADE E DA POBREZA.

  13. li que arrancar os sisos antes de nascerem é melhor pq ele ainda ta pequeno e acaba sendo + fácil é verdade ?
    meus dentes estão entortando muito de uma semana pra outra a +ou – um ano minha dentista disse que eu não precisava de por aparelho só por estetica to com muita duvida
    seria melhor eu arrancar logo antes de nascerem ?

  14. Dr,tenho a arcaria dentária um pouco para frente,isso me incomoda muito estéticamente,mas morro de medo de extrair os sisos,neste caso, de arcária dentária para frente se extrai o siso tbm? E tem uma noção de quantos anos devo usar o aparelho ortodôntico,sei que cada caso é um caso,mas,poderia tirar um pouco das minnhas dúvidas? Desde já obrigada!

  15. Boa tarde,
    Gostaria de saber se devo utilizar aparelho dentario para que os meus dentes do siso nasçam, e qual p tempo medio do uso do aparelho para estes efeitos.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top