Tratamento de Canal!



Canal é não é ‘o canal’…

Outro dia ouvi um paciente com um dentista que trabalha aqui na clínica:
- Não! Ainda não.
- Ainda bem!! Morro de medo de canal… Nem sei o que é canal, mas tenho medo!!!
Achei engraçado a pessoa ter medo de uma coisa que ela nem sabe o que é… Depois fiquei pensando na falta de informação. Então, vamos lá:
O tratamento de Canal
- O que é “Fazer o canal”?

Tratamento de canal é o nome popular do tratamento endodôntico – endo= dentro; odontus = relativa ao dente. Então, é tratar por dentro do dente, ou seja, os canais onde estão alojada a polpa do dente.
Tratamento endodôntico é realizado com o objetivo de garantir a manutenção do dente na boca e a manutenção da saúde dos tecidos envolta do dente. Baseia-se em remover todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presente nas raízes.
-Polpa?
A Polpa é um estrutura interna do dente, ela é formada por tecido conjuntivo ricamente vascularizado. Popularmente, a Polpa é conhecida como o nervo do dente. E são as terminações nervosas, em conjunto com a rede de pequenos vasos sanguineos, que dão vitalidade ao elemento dental. As fibras nervosas que chegam ao dente só transmitem a sensação dolorosa.
Nosso dente!
Quando há uma inflamação, de modo irreversível da polpa, temos que amputar as terminações nervosas e capilares do dente em questão. Há vários motivos para acontecer essa inflamação: cáries profundas, traumas, pancadas, cistos e outras manifestações patológicas. Também, em algumas reabilitações protéticas há necessidade de realizar o tratamento de canal, mesmo que não haja inflamação.
Depois da remoção da polpa e da limpeza dos sistemas radiculares há necessidade de se obturar o canal radicular de forma hermética.
Obturar?
Obturar um canal radicular significa preenchê-lo, em toda a sua extensão, com um material inerte e anti-séptico, obtendo assim o selamento o mais hermético possível desse espaço. O objetivo principal da obturação de um canal radicular consiste em manter o tecido periapical sadio. Segundo alguns estudiosos é impossível esterilizar todos os canalículos da dentina. Então, as extremidades internas dos canalículos devem ser hermeticamente seladas para prevenir a infecção ou reinfecção dos tecidos periapicais.
Assim, caríssimos, não tenham medo do preço do tratamento de canal, mas tenham muito… muito medo destas clínicas baratinhas super-pops que cobram cinquenta conto por um canal de molar…


39 comentários

  1. >achei que fosse mais uma piadinha odontológica engraçada. hehehehe mas tah muito bom o post, bem informativo e simples.

  2. LEONARDO AUGUSTO DA MATTA FONSECA

    >Obrigado : )

  3. >eu ja fiz canal mais nao fiz o tratamento ainda quanto deve custar para fazer o tratamento pode me responder ………….

  4. >eu estou realizando meu segundo tratamento de canal, porque tenho bruxismo e meus dentes lascam com frequência. Então "anônimo" eu paguei em torno de 400 reais o meu tratamento, sendo que eu tinha "4 canais" ou 4 nervos, em clínica particular com um ótimo dentista.
    Antes de ver preço veja qualidade, de repente negocie um parcelamento, o importante é você ter um ótimo resultado.

  5. >quanto custa um canal, vç pode min responder

  6. Ola tenhu 11 anos e tenhu que fazer um canal dente so que estou com muito medo. alguem pode me ajuda a supera esse medo

  7. ola tudo bem.
    fiz um tratamento de canal a 10 anos,meu dente quebrou a 1 ano atraz,procurei um dentista e o mesmo ne disse que eu teria que fazer o canal do dente outra vez,acho que o mesmo esta mentindo para me tirar dinheiro,sendo que não existi infecção na mesma.favor tire a minha duvida,sen mais um forte abraço.

    • O meu bem canal não doi nada eles dão anestezia ,vc não sente dor vc so fica tensa pois vc ve o dentista pegando aquelas agulhinhas e enfia dentro do seu dente mas não doi .

  8. Oi , eu vo fazer canal amanha 12:30 e gostaria de saber see dói muito , pque nem é todos dos meus nervos que estao mortos tem algum vivos ainda . Sera que vai doe muito mesmo com a anestesia ?

  9. Meus caros,
    Estou me encaminhando para meu segundo tratamento de canal. E continuo com tantas dúvidas.
    Gostaria de explicar-lhes que na maioria das vezes, para a maioria das pessoas tratar o canal do dente DÓI MUITO SIM. E não tem o que se fazer. A não ser que o dentista lhe aplique uma anestesia geral.
    E no geral o tratamento de canal pode ser caro.
    Mas temos que ter em mente que ser caro não é sinônimo de bom.
    Eu fiz o canal de um dente há 10 anos atrás. Paguei na época R$ 300,00.
    Com um profissional top.
    Hoje descobri que o canal que ele fez não foi um serviço de qualidade pois meu dente começou doer ontem. Resolvi então extrair este dente pois segundo 3 dentistas que fui é muito trabalho$o “arrumar” um canal mal-feito.
    Mas outro dente eu optei por fazer o canal. Então, já tenho até arrepios de lembrar das fisgadas daquela terrível agulhinha pegando no nervinho.

  10. Olá, qual é o melhor produto para a realização de um canal dente de traz- superior?!
    obrigado

  11. oii, eu tenho 3 dentes para fazer um canal, e eu fui em um de ntista e ele me cobrou 350.00 cada um e jah axei caro, e fui em outro e ele me cobrou 650.00 cada um. è o preço?

  12. canal nal dói nada ;]], podem ficar tranquilo,a pouco tempo eu fiz um,e nao dueu nada ;D, poode ter certeza que a dor vai ser maior se voce nao tratar,as anestesias que eles dao.é o suficiente pra nao sentir nenhuma dor !.

    • sorte su q n doeu nada… se estiver infeccioniado dói…. dói demais… fiz hoje meu 3º canal e nunc senti dor tão grande quanto a da anestesia no nervo….. é de lascar! Não gosto nem de lembrar…. Levei 4 anestesias e mesmo assim ainda doía um pouco.

  13. Olá pessoal! Já fiz tratamento de canal e nem senti nada. O importante também é procurar um a clínica de quakidade e um profissional qualificado, porque nosso sorriso vale muito!!

  14. Olá gostaria de saber se tem outro tratamento que nao seja canal, para restaurar dente quebrado ?

  15. eu tenho que fazer tratamento de canal , espero que não doa nada (yn’
    tenho que fazer pq estou morrendo de dor :(

  16. QUEBREI UM DENTE , E O DENTISTA FALOU QUE IRIA RESTAURAR MAS QUE PROVAVELMENTE TERIA QUE FAZER O CANAL , PASSOU UM MÊS DA RESTAURAÇAO E O DENTE COMEÇOU A DOER.

  17. Olá!
    estou fazendo tratamento de canal à 1ª vezes foi mto dolorido mais a 2ª vezes foi tranquilo… esta valendo apena…

  18. Estou sofrendo desde 15/12/11, fui no meu dentista ele examinou e disse q era apenas sensibilidade, falou tchau vou entrar de férias,ano q vem nos vemos!!Tá esperei a sensibilidade passar com pasta de dente apropriada!!
    Não passou fui em outro dentista, era semana do natal estava com muuiita dor, ele pediu o rx, deu antibiótico, e pediu pra eu voltar só depois do natal. Segunda -feira lá estava eu munida do rx!!Ele olhou disse que teria q fazer canal,mas ele não fazia, eu pedi para q me desse um curativo pois num aguentava de tanta dor!!Nada feito, sai em desespero pela cidade, pois era semana q antecede o ANO NOVO!!Foi difícil, mas achei quem me acolhesse, fez um curativo e pediu pra voltar ano q vem!! Voltei foram feitos mais dois curativos, dor continuava, sempre tomando analgésicos fortissímos!! Comecei o canal!! Primeira sessão horrível, mas suportavel,segunda sessão,….zangou-se de vez!!Dores terríveis, que dilaceram teu ser, tive dois filhos parto normal e posso garantir, não chega nem perto!!Gritos desesperados de dor,… noites sem dormir ,sem comer.Meu dentista? sumiu!! não dá ordens pra secretária passar o celular, não quer incomodo!!!!!!!!!!!!!!! Outra dentista me atendeu, e aqui me encontro com o dente aberto, só tampou com um algodãozinho, pra poder vazar o pus.DOR? muita, preciso trabalhar, pois não aceitam atestado de dentista!!Choro de dor mas tenho de tomar morfina mesmo asim não passa, ver meu DENTISTA?? Só daqui quatro dias!!! Dentista pra mim é uma pessoa q só qer ganhar dinheiro não tá nem aí com os pacientes!!Ou então não sabe o que é uma dor de dente!!

    • olá estou passando pelo mesmo que a ana passou,fiz um tratamento de canal e foi o pior arrependimento de minha vida.
      um dente simples pegou uma bacteria e doi terrivelmente…grito de dor e ninguem me do uma solução.
      tomando varios medicamentos e nada,não consigo comer,não posso fazer nada. o pior sofrimento e pior nenhum dentista quer arrancar. ..só Deus para me dar uma solução.

  19. Estou fazendo um tratamento de canal , o processo já terminoui e o meu dente continua doendo, parece latejar o tempo todo, o que devo fazer?

  20. Douglas Moczenski

    Nossa Ana, foi ao dentista ou açougueiro? rsrsr
    Essa semana fiz meu primeiro canal, estava morrendo de medo, todo mundo fala em dor… mas foi bem tranquilo. 1º consulta a dentista abriu, mexeu na polpa e pos remédio, senti apenas algumas pontadas.. nada de assustador. 5 dias depois (ontem) voltei para a 2º consulta, como nesse período não doeu mais ela já obturou e restaurou o dente.
    Isso que estava a meses com esse dente doendo, qualquer liquido q fosse no dente era uma dor imensa. até q começou a latejar, não aguentei e fui ao dentista.

    Agora… tratei umas pequenas caries com outra dentista, numa faculdade, aluna se formando, que doeu infinitamente mais. Foram umas 8 consultas que na primeira encostada da broca já saía lagrima dos olhos, verdadeiras sessões de tortura. Cárie, problema superficial, já doeu tanto assim… imagine como fui na hora de fazer o canal.

    Depois dessas experiências posso concluir que dor depende do dentista, aplicar anestesia exige preparo.. tem que saber o local certinho… coisa que a menina não soube e acabou judiando de mim.

    Márcia, se as dores continuar vc deve retornar ao dentista.. isso é normal, talvez precise limpar um pouco mais.

  21. Olá, boa tarde! Gostaria de saber se tem possibilidade de ser feita uma extração ou qualquer outro procedimento com anestesia geral! Para que a pessoa não possa sentir e nem ver nada, pois tenho um medo fora do comum!

  22. estou em atendimento com o dentista a mais ou menos um mes e meio,e ja fiz tres restaurações e na proxima segunda vou para o primeiro tratamento de canal estou muito anciosa e com medo,mas a restauraçao nao doi,nao doi mesmo so o que doi é a anestesia,de verdade espero que nao doa o tratamento d canal.um grande abraço pra todos!!

  23. GENTE A QUESTAO NAO É SE DOE OU NAO,BOTEM NAS SUAS CABECINHAS QUANTO MAS TEMPO PASSA MAS O PROBLEMAS SE AGRAVA,ESTOU COM O ROSTO MUITO ENXADO O DENTE MUITO INFLAMADO,FUI SOCORRIDA A MEDICA NAO QUIZ ABRI O CANAL ME MANDOU P/CASA,IMAGINEM OQUE ACONTECEU,PASSEI DUAS NOITES DE TERROR,TIVE QUE SER SOCORRIDA NOVAMENTE ERA TANTA DOR QUE SE ARRANCASE MINHA CABEÇA ME FARIA UM ENORME FAVOR,NA EMERGENCIA DO TRICENTENARIO EM OLINDA DR.MARIO USADO POR DEUS ABRIU ESTE BENDITO CANAL COMEÇOU A SAIR PUS NAO DUROU 5 MINUTOS E A DOR QUE PARECIA NUNCA PASSAR SUMIU COMO EM UM PASSE DE MAGICA,NAO DEIXE QUE O MEDO HOJE SE TORNE UM PESADELO AMANHA.BOA SORTE.

  24. Eu gostaria de saber,porque o meu dente ficou mole durante um tratamento de canal,e eu falei com a dentista sobre isso,eu disse a ela que o meu dente estava sacudindo,mas ela disse que era impressao minha,mas agora ele estar molinho.O tratamento foi concluido em dezembro de 2011 e estamos em maio,esse canal foi feito de maneira correta?sim ou nao?Se nao o que eu devo fazer?Vou perder o dente?e ela nao tera nenhuma responsabilidade sobre isso?Eu estou desesperada,porque eu nao quero ficar sem o dente!!!!Agradeço desde ja.Paloma

  25. sergia cristina

    fui ao dentista por que meu dente doia muito e ele me falou q so fazia canal em ultimo caso e fez um um mapeamento segundo ele por que chegou a tocar no canal e depois fez a restauração , e falou q se nao parasse a dor eu voltasse la com alguns dias ,parou de doer um pouco fui la e ele falou pra continuar tomando analgesico q a dor ia diminuindo cada vez mais hoje ja faz um mes e as dores continuam.Gostaria de saber se o procedimento do medico foi correto?continuo sendindo deres a noite inteira me ajudem ……….

  26. Boa noite! Vim aqui defender a minha classe, afinal vi tantos comentarios falando mal de dentista que me assutei.
    Sim, sou dentista e faço tratamento endodontico (canal).

    Primeiramente, canal não dói, o que dói é a carie que causa uma inflamaçao na polpa, onde o paciente nao consegue nem ingerir agua e até as vezes nem falar (devido ao ar que entra na boca e acaba chegando ao dente).
    Existe um mito muito grande em volta de tratamento endodontico, tem pessoas que nunca fizeram mas ja aconselham (atormentam) outras pessoas dizendo que dói. Claro que existem casos e casos e vamos ser sinceros que nao precisa ter nivel superior nem muito menos especialista pra saber que cada pessoa tem o organismo diferente, por isso todo paciente deve ser tratado de uma maneira especial.

    Descupa Ana, não tiro a dua razao de falar mal do seu dentista sabe? Mas imagina só voce, infelizmente ele nao pode fazer nada de onde ele está, é isso que o paciente nao entende, infelizmente nao se pode fazer consultas via telefone, se pudesse seria otimo! E pelo que entendi no seu comentario, os procedimentos básicos foram feitos.

    Sergia, no se caso foi feito um capeamento pulpar. Esse capeamento é feito quando tem uma microexposiçao pupal e o dentista nao quer fazer um tratamento radical (sim! canal é um tratamento radical, pois quando tiramos a polpa o seu dente, no portugues claro, morre). Esse tratamento onde é feito capeamento e esperamos se chama expectante! Ficamos na expectativa de nao fazer canal. Ele dura em torno de 40 dias, se em 40 dias ele nao doer, voce poderá fazer o tratamento restaurador sem medo, mas se voce sentir qualquer dor, procure seu dentista imediatamente.

    Gente, aconselho voces a antes de procurar na internet conforto pro seu medo, procure um especialista. Nada melhor do que alguem explicar o processo e voce entender, isso sim é conforto. Só nao temos medo do que conhecemos. É claro que experiencias sao importantes, mas como ja disse, todos somos diferentes, o que doeu muito no Joao, em voce Maria pode nao doer nada! Meus pacientes nunca reclamaram de dor.
    Mas chegaram no consultorio com medo e anciosos sim, porque procuraram conforto no lugar errado.

    Espero que tenha sido clara, e esclarecido algumas coisas. :)

    Procure seu dentista de 06/06 meses para evitar esses transtornos.

  27. gente tenho 13 anos de idade e hj fui ao dentista pk meu dente precisa de aparelho..por incrivel que pareça eu estava com uma carie só que eu não sentia dor alguma..quando ele me disse isso eu me assustei..perguntei pra ele o que iria acontecer ele me disse que eu iria fazer um tratamento de canal…no começo estava tranquila então resolvii entrar na internet pra procurar informações sobre como é feito o tratamento de canal… e eu fikei horrorizada com algumas pessoas dizendo como é horrivel… nhóss não estou com medo não….mas na minha opinião canal não doii não…acho que tbém tem que procurar um dentista especializado…não essas “bostas” que tem por aí..cobrando 50 por um canal… cinceramnete prefiro faz um tratamento dolorido de canal do que fikar com a boka toda dolorida por causa de dente com cárie…. bjoos

  28. gostaria de saber meu dente nao doi ele estava abturado fui ao dentista o dentista arroncou abituraçao falou oara mim que presisa fazer canal tenho certeza que nao presiso qual e meu direito pois fui enganada

  29. valeu! eu estava morendo de medo, com a explicação ja fiquei mais confiante.abraços

  30. Eu já fiz tratamentos em clínicas “baratinha” e quase infartei de dor! Agora, atualmente , trato em uma clínica bem conceituada e que realmente faz toda diferença. Não adianta nada querer economizar e depois reclamar do atendimento. Eu acho que tem dentistas que cobram mais barato, mas quando chega na hora de oferecer o melhor pro paciente, dão pra trás. Economizam na anestesia e deixam a gente morrer de dor, e se vc disser que tá doendo, falam que é assim mesmo. Eu demorei pra tratar dos meus dentes pq fiquei traumatizada com esses maus dentistas. Hj fiz dois canais e garanto: não dói absolutamente nada (pelo menos foi meu caso), fiz cirurgia do siso incluso e não senti nada ( a não ser no pós operatório que quase morri de dor rsrs), restaurações profundas e tbm não senti nada. Sei por experiência própria que quando não dão a anestesia direito, a dor e a agonia daquele motorzinho é terrível. Agora só me trato lá e olha que o preço é bem acessível e se tratando de dentes, o quanto antes cuidar, menos vc irá gastar.

  31. muito bem explicada, a duvida sobre canal.
    acho que vou preciisar fazer em um dente que quebrei ao ser atropelado por um cachorro em uma rua com enorme declive. MAS COM A OTIMA INFORMAÇAO ESTOU TRANQUIILO…

  32. miha mae quebrou a o canal do dente e so fica enchando o que eu faço pois ela ja tomuo um tanto de remedoi recomendado por dentista porfavor me ajude

  33. Fiz um tratamento de canal a quase um ano, alguns dias depois uma parte do meu dente quebrou, o dentista colocou resina.Há alguns dias outra parte do meu dente quebrou, praticamente o dente todo. Agora meu dentista disse que terei que fazer uma peça.Ele disse que os dentes que passam pelo tratamento ficam mais suscetíveis a quebra e que alguns dentistas apos fazerem o tratamento já fazem a peça para evitar que isso ocorra. Gostaria de saber se isso tem algum fundamento, devo pagar por essa peça?

  34. vou fazer um canal amanhã e por imfelicidade fui proucurar o procedimento na internete… Nossa que medo, não era pra ter olhado… Ai que medo.

  35. Cleytom Rodrigues

    Eu vou fazeer canal mas eu estou morrendo de medoo; o meu dentista fez um curativo que já num tem quase nada. o meuu medo maior é da anestesia porque dizem muito sobre elas eu estou morrendo de medo se alguem já dez canal me ajudem aí !! Valeuuw’

  36. Olá!

    Estou fazendo o meu 2º tratamento de canal. No primeiro lembro q a única vez que doeu, foi na segunda sessão, acho, no momento em que ela estava alargando, foi uma fisgada forte, mas a dor não durou nem 3 minutos.
    Agora estou na minha terceira sessão e até agora nenhuma dor!!! Fico apreenssiva, pois ver a dentista colocar todas aquelas “agulhinhas”, usar a broca.. É desconfortável e gera um certo medinho. Na sexta estou finalizando ele e SEM DOR ALGUMA!! :P

    O importante é procurar um bom especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top