>Emigração de médicos dentistas para Inglaterra.



>Londres é uma cidade com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes, quase a população inteira de Portugal (10 milhões). O total do Reino Unido são 50 milhões de pessoas.
Em Portugal formam-se 600 médicos dentistas por ano. Na Inglaterra, 270.

A reportagem da RTP1 mostra como o desemprego entre os profissionais de Medicina Dentária em terras lusas está provocando uma emigração em massa para a Inglaterra:

Quem conhece a realidade em Portugal sabe bem que não são só os mais jovens que estão optando por emigrar. A reportagem a seguir, com o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, é bastante esclarecedora sobre a atual situação:

Excesso de dentistas, equipamentos com preços elevados, concorrência desleal (clínicas dos 20 Euros), a praga dos seguros dentários (tratamentos grátis) e some-se a isto as taxas muito elevadas para abrir um consultório dentário (sem falar das exigências absurdas para legalizar uma clínica dentária). O Bastonário insiste na inserção de médicos dentistas nos hospitais e centros de saúde, contrastando com o governo inglês que está utilizando a mão de obra estrangeira para sanar os problemas de saúde oral através de contratos com clínicas privadas. Cheque dentista, senhor Batonário? Não chega quase nem para selantes de fissuras…

Impressionante como Portugal gasta milhares de euros para formar um dentista e depois deixa que outros países absorvam estes profissionais à custo zero com a formação.

Para encerrar o assunto, enquanto um dentista emigrado na Inglaterra ganha no mínimo 3 ou 4 mil Euros (líquidos), aqui já temos motoristas de táxi com o “Doutor” na carteira profissional.

Lamentável.


3 comentários

  1. Rogério Boelter

    >olá!!!
    você poderia mandar esse artigo para mim, pois o link não está funcionando.
    um colega urologista ficou muito interessado…
    drboelter@hotmail.com
    grato!!!

  2. >Só digo uma coisa: Assustador!

  3. Januaria Lima (Jany)

    >É realmente lamentável que as coisas cheguem a este ponto!Luta-se tanto para a realização do tão almejado sonho e o que acontece?Nada!!Mas precisamos sempre manter a perseverança e não desitir,certo JV?rs…Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top