EFEITOS DA COCA COLA NOS DENTES



 

Efeito coca cola dentes

Existem alguns mitos à volta da questão do efeito da Coca Cola nos dentes, um deles é a célebre experiência de colocar um osso de frango ou um dente num copo com Coca Cola. Após alguns dias, o osso ou o dente estarão desmineralizados. Em parte, o mito é verdadeiro, já que a concentração ácida da Coca Cola é suficiente para promover estragos, mas por outro lado outros fatores não são levados em consideração: a saliva contém minerais (como o cálcio e fósforo) que repõe as perdas minerais normais do esmalte dos dentes.

Mas a Coca Cola pode causar problemas nos dentes:

Erosão dental:

Com um PH bastante ácido (por volta de 2,3) um dos principais problemas causados pela Coca Cola é a erosão dos dentes, através da redução da dureza do esmalte e da dentina logo após o consumo do refrigerante, com aumento da sensibilidade dentária.

coca cola ph

Cáries:
carieQualquer carboidrato fermentável contido nos alimento interage com as bactérias da placa dentária, gerando um ácido que retira minerais do esmalte dos dentes. Se esse processo de desmineralização não for controlado, o dente desenvolverá cáries. A quantidade de açúcar presente na coca cola é de 21 gramas por cada 200 ml da bebida.

 

 

Manchas:
manchas dentesOs pigmentos presentes na coca cola podem causar manchas nos dentes difíceis de remover. Os pequenos microporos criados no esmalte dentário decorrentes do desgaste é que são os responsáveis pelo acumulo destes pigmentos, provocando alterações na tonalidade dos dentes.

 

 

 

O consumo excessivo de Coca Cola também pode causar outros problemas no organismo que vão afetar a saúde oral, como úlceras gástricas, diabetes e outras patologias.

Curiosidade:

O que acontece se um dente ficar 24 horas num copo com Coca-Cola?


4 comentários

  1. >nem acredito k vc escolheu esse tema!!!!!!!!!!!!!!! xx

  2. >Querida leitora, a Fundação JV, apesar do seu caráter lúdico, também possui uma vertente de serviço público, procurando informar o público em geral os cuidados a ter com a saúde oral.

    E se eu bebo dois litros de Coca Cola por dia não é da sua conta, minha mãe é dentista :-P

  3. >e alem disso, faz o que eu falo, não faz o que eu faço, né???!!!

  4. Interessante esse texto sobre a coca cola, de fato existe muitos mitos com relação a esse refrigerante, mitos esses que chegam a beira da aberração, Porem, nao recomendamos que parem de beber coca cola, afinal quem nao gosta ne, mas aprecie com moderação.tudo que é exagerado e ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top