Clareamento dental com limão.

clareamento dental caseiro

Uma nova técnica de clareamento dental desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR – Curitiba) em parceria com a Faculdade de Agronomia da Universidade de São Paulo (USP) promete revolucionar os conceitos de estética na Odontologia.

Na nova técnica de clareamento é utilizado limão para clarear os dentes. O Doutor Maciel de Oliveira, especialista em estética dentária, explica o conceito: “Existem 70 variedades de limão, o que nós fizemos foi produzir uma espécie geneticamente modificada que possui um agente de clareamento natural e totalmente ecológico. Basta morder um limão durante 15 minutos por dia“. O limão (Citrus x limon) possui em sua composição 6% de ácido cítrico, com um grau de acidez (pH) de 2 a 3, em média. Os pesquisadores conseguiram reduzir o pH para menos de 0,5, aumentando a percentagem do ácido em 60%. Eliminaram assim o paladar azedo, criando um limão adocicado. Mas o especialista adverte: “Só deve ser utilizado o limão indicado pelo dentista, todas as outras variedades prejudicam gravemente a saúde oral com danos que podem ser irreversíveis“.

As vantagens do clareamento dental com limão:

Os especialistas garantem que se o clareamento for feito de forma correta, os problemas causados pelos métodos convencionais (moldeiras com gel ou laser) como sensibilidade dentária ou queimaduras não acontecem. Outra vantagem são os custos, já que utilizando apenas limão o custo final é muito reduzido.

Outra novidade é que este método pode ser utilizado em crianças com mais de 7 anos. Ana Luisa Almeida, 32 anos, de Curitiba, participou dos ensaios clínicos. Ela e sua filha B.G., 8 anos, fizeram o clareamento dental caseiro: “Minha mãe já tinha sorriso amarelo, eu e minha filha também, é problema de família. Fizemos o tratamento e em 2 semanas o sorriso estava branquinho. Não tenho mais complexo de sorrir.”

Os ensaios clínicos já estão concluídos, faltando somente a aprovação do Conselho Federal de Odontologia e do Ministério da Agricultura para que os kits de clareamento dental caseiro sejam distribuídos gratuitamente às população mais carenciadas e comercializados pelos dentistas.

Desvantagens do clareamento dental barato:

Fazer clareamento nos dentes com qualquer produto, mesmo que seja natural (como é o caso do limão), pode trazer vários problemas. O esmalte dos dentes, apesar de ser  a parte mais dura do organismo, ao ser afetado por substâncias ácidas (que é a base de qualquer tipo de substância clareadora) pode ficar seriamente comprometido. Além da sensibilidade, corre-se o risco de outras coisas mais graves, como necrose pulpar (o nervo do dente morre). Outros problemas também acontecem, como alteração da cor do dente no futuro, ficando com tonalidades mais amareladas do que antes de realizar o clareamento.

Se quer ter os dentes mais branquinhos, vá pelo seguro, consulte um dentista e saiba qual é a melhor solução para o seu caso.

Fonte: Revista da FJV

8 comentários

  1. >Me formei pela UFPR e garanto q o clareamento com limão, além de mais eficiente é muito mais barato!A única coisa q faltou na explicação do texto é que todos os dias pela manhâ o paciente deve esfregar carvão mineral nos dentes para neutralizar o efeito ácido.

  2. >Minha nossa.. boto ou não boto fé nisso? Ai ai ai… realmente seria mais barato e até mesmo refrescante, mas não consigo me imaginar realizando a técnica kkk

    Beijão, adoro o blog

    Aramantha

  3. >Bom… se o resultado é bom.. e o custo é menor…
    É uma possibilidade a ser pensada…
    Muito bom pra quem não condições de arcar com os custos de tratamentos que usam os métodos "tradicionais" de clareamento né?!

  4. Vanessa Passarello

    >mas onde acho esse limão???
    pq naum e qualquer um q c pode usar!!
    >.<

  5. >A estética dental é muito importante para as pessoas e o clareamento (a laser e caseiro) é uma ótima opção para quem quer ficar com os dentes mais bonitos.

  6. >ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA TECNICA DE CLAREAMENTO…QUE PENA QUE AINDA NAO FOI APROVADO…APOSTO QUE A MAIORIA DOS PESSOAS IRIAM ADORAR!!!!

  7. >Onde posso comprar esse limao ?

  8. Isso e tudo mentira!! É o CARVAO MINERAL QUE BRANQUEIA OS DENTES! è do conhecimento popular esse metodo á anos!! Se realmente querem branquear os dentes so tem que pegar numa pedrinha de carvao mineral e reduzir a pó e de vez em quando por um pouco numa escova de dentes e esfregar como se estivesse levando os dentes! experimentem :) e esqueçam la o “limao” ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top