>Odontologia Esportiva

>

odontologia esportiva

Já atendi no consultório várias personalidades ligadas ao mundo do futebol, mas numa altura em que o conceito de Odontologia Esportiva ainda não era falado. A uns anos atrás apareceu na clínica um moço de 30 e poucos anos que, completamente frustrado, contou não ter sido jogador do time principal do Benfica por causa de uma infecção num dente, que apareceu na mesma época em que estava fazendo os testes para entrar no time principal. O rapaz tinha problemas musculares que os médicos não conseguiam diagnosticar, com dores, infecções e outros problemas. Passado alguns meses fez a extração de um dente molar superior, com uma infecção crônica, logo depois nunca mais teve mialgias e outros sintomas de problemas musculares, mas já havia passado a oportunidade de se profissionalizar no futebol.

Os principais problemas que podem aparecer derivado a uma má saúde oral podem ser relacionados com a má oclusão, ocasionando deficiente mastigação dos alimentos, com perda de energia por parte do atleta; má respiração, com todas as consequências que vêm daí; infecções, que podem atingir outros órgãos e sistemas do organismo.

A Odontologia Esportiva é uma ciência complexa que interage com outras vertentes da medicina, mas algumas pequenas questões práticas são interessantes: a utilização de resina para restaurações em dentes posteriores, em vez do amálgama, para diminuir o risco de fratura em dentes no caso de traumatismos na face, comum em jogadores de futebol. A realização de protetores bucais especiais para cada tipo de esporte; o cuidado com as medicações (para não ocasionar doping) isto tudo faz parte do universo da Odontologia Esportiva.

Numa época de super atletas, como o menino da foto acima, o Cristiano Ronaldo, que retirou recentemente o aparelho ortodontico utilizado para melhorar a oclusão e consequente rendimento esportivo, alguém aí ainda duvida da importância da Odontologia Esportiva?

nota: como está chegando o Euro 2008, fica aí a colher de chá para as leitoras do blog :-)

5 comentários

  1. Confissões de Um Ego

    >Olá vim agradecer a visita…e gostei do seu blog…achei boas dicas…rsrs

    E uma boa noite pra vc…e um bom final de semana

  2. >Valeu Wanderson, aparece sempre ;-)

  3. >hmmmm
    gostei!!!
    brigada
    hauihaihaiaaa
    bjs

  4. >Obrigada pela colher de chá! ;)

  5. Giuseppe Umberto Pastore

    Tema muito pertinente e relevante, oportunamente abordado. Mas a verdade é que não conseguimos ainda sensibilisar os médicos e dirigentes esportivos da suma importancia,não somente da presença de um CD nas entidades esportivas,como tb, o mesmo estar perfeitamente habilitado no que se refere a Imuno, Micro, Etiopatogenia da doença pulpar e periodontal e toda alteração fisiológica que o atleta sofre no transcurso da sua preparação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top