Símbolo da Odontologia é pau para matar cobras.

>

simbolo odontologia

Pergunte para alguns dentistas o que significa o Símbolo da Odontologia, verá que a maioria não sabe.

A origem vem do Símbolo da Medicina, um bastão com uma cobra enrolada. A história tem milhares de anos, faz parte da mitologia grega e romana e foi alterando-se ao longo dos séculos. Vou resumir para não chatear:

Asclépio era filho do deus Apolo e de uma ninfa (não interessa qual, Apolo levou todas para ver o por-do-sol no Olimpo). Como seu pai era um deus muito ocupado, Asclépio foi criado por um centauro.
Centauros gostam muito de andar pelo campo, metade deles é cavalo, o que foi ótimo para Asclépio, aprendeu tudo sobre plantas medicinais.

O moço cresceu e virou curandeiro (naquela época, a 5000 anos atrás, ainda não existia medicina). Até mortos ressuscitava, era curandeiro dos bons (há quem faça intrigas e diga que era o pai, Apolo, quem dava uma forcinha).

Um belo dia, saindo da casa de uma doente que não conseguiu curar, Asclépio encontrou uma cobra. Assustou-se, pegou no bastão e matou a cobra. Logo apareceu outra igual, mas esta trazia uma erva necessária para curar a doente.

Desde então o Símbolo da cobra no bastão foi utilizado na Medicina e, nós dentistas, adaptamos: o nosso é um pau mesmo, que bastão é coisa para médicos :-)

28 comentários

  1. >aff
    podiamos ter um simbolo diferente
    nao acha?
    o.O

  2. >Nãoooooo, este é bacana. Para te provar qualquer dia destes coloco aqui uma foto do meu anel de formatura :-)

  3. >pelo q sei a cobra simboliza a cura. Prefiro esse símbolo msm.
    Quando fui tirar medidas p/ o jaleco, pedi p/ costurarem o simbolo da odonto no bolso com nome e tals. Quase fui enganado! Disseram-me que o simbolo era um dentinho sorrindo com uma escova de dentes. Pode isso? E se eu não fosse curioso p/ pesquisar passaria um baita mico.

    :-)

  4. >vivendo e aprendendo

    olha eu aki como prometi
    =D

    adoro mitologia grega, estudo e tals
    huahau

    vou colocar um link do seu blog no meu pode ser?

    bjux

    >.<

  5. >Legal Déia, obrigado.
    Nossaaa, finalmente você arranjou tempo para visitar esta espelunca :-)

    bjos JV

    Leandro, é isto mesmo, a cobra simboliza a cura. O pau no símbolo é só para diferenciar da Medicina.
    Dentinho com escova ??? hehehehehe

  6. >Tem que matar a pau mesmo, dependendo do paciente só com milagres!!!!!

  7. >Esse comentário é com o objetivo de contribuir com aq odontologia .
    No sit do CFO. Tem um simbolo como este mostrado aqui , só tem um detalhe, a cobra tem as cores preta e amarela , acho mais bonita.
    Pergunto, têm diferença??

    meu email:terezinha.odo@hotmail.com
    Beijocasssss

  8. >Nào seria Esculapio? a cobra é amarela para mostrar que não era venenosa.

  9. >ai ai,so voces dentistas que ainda nao perceberam que tao na ilusao,pois pelo simbolo da pra vê que voces pensam que sao medicos ou querem ser medicos. o que voces acham que veio primeiro?a odonto ou a medicia? voces nao perceberam que o simbolo da odonto foi criado muito parecido com o da medicina?pq será?? será que dentista quer ser tbm muito parecido com medico???

    • Quando a gente não tem o que falar, é melhor ficar calado! Aliás é o que você já deveria ter feito, pois, demonstrou ser um total ignorante no assunto. Se bem que um anônimo não merece credibilidade; não tem se quer a decência de se identificar!

  10. >Caro, Anônimo, não é questão de ser parecido com médico, somos profissionais da saúde e isso é fato, portanto nosso trabalho é cuidar do bem estar de nossos paciêntes e para isso temos as mesmas responsabilidades e sofremos as mesmas sanções. Em relação a cor da cobra é preciso ser um biólogo especialista em cobras(pois na natureza existem muitas excessões), para dizer se a espécie é venenosa ou não, afinal julgar pela cor é uma generalização estúpida. Convenhamos, estamos falando apenas de símbolos, não é preciso fazer tanto alarde em torno de algo tão supérfluo, diante do verdadeiro significado de nossas profissões!!!!

  11. >Resposta ao Jeca do Anônimo! Tanto faz Esculápio ou Asclépio. Se estudasse um pouco saberia que um é em Latim e outro em Grego. Esculápio (em latim: Aesculapius). Asclépio (em grego: ?????????, transl. Askl?piós). Sabemos que a Medicina veio primeiro, no entanto a Odontologia foi criada para suprir uma deficiência da profissão de vocês, uma vez que nem sabem fazer diagnóstico de doenças da cavidade oral. Ou sabem?? A verdade é que a Odontologia pode ser considerada como uma especialização da Medicina,como na Europa, sabia?? Pelo jeito, não! Me responde uma coisa!? Quando aparecer um paciente com uma mucocele ou pericoronarite ou periodontite ou disfunção de ATM por problemas oclusais reclamando de dor, o que farias?? E agora Doutor, o que vai fazer?? Só receitar analgésico ou antiinflamatório ou antibiótico SEM IDENTIFICAR A CAUSA? Isso é para mostrar que ninguém é melhor que ninguém. E se as profissões existem é para melhorar a qualidade de vida das pessoas e não para competir querendo se achar melhor que os outros.

  12. >Roger, excelente.
    Realmente a Odontologia é considerada uma "especialização" da Medicina em alguns países. Em Portugal o termo é "Medicina Dentária".

    Quanto ao texto, foi apenas uma brincadeira, mas realmente poucos colegas sabem explicar o significado do símbolo da Odontologia.

    Abs

  13. >Bem…Sou estudante de odontologia do 1º Período… e como estudante tive essa pergunta e pelo que foi mostrado na minha universidade, o símbolo da odontologia é uma tocha com uma cobra… mas realmente na internet esse símbolo não é encontrado…Alguém tem alguma informação disso??

    Espero respostas!!

  14. >Estou vendo que quase todos ai ou são dentistas ou estão estudando. quero desejar muito sucesso a todos e espero em Deus que em breve também estarei sendo colega de vocês. Beijos Débora…

  15. >Este símbolo está completamente errado! Só pra começar: a cobra deve ser amarela, sem falar do resto.

  16. >TUDO ERRADO!!
    O verdadeiro símbolo da Odontologia é constituído por um bastão no qual a serpente amarela de Esculápio-a Colluber Ersculapii se enrosca da direita para a esquerda, circunscrito em um circulo.

    Esse modelo simbólico foi proposto por Benjamin Constant Nunes Gonzaga, dentista do Exército, num artigo publicado em março de 1914, na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), intitulado ''O Emblema Simbólico da Odontologia''.

    Tendo a American Medical Association, em 1912, adotado o ''bastão de Esculápio'' com seu símbolo, o autor mencionado propôs, inicialmente, para o Corpo de saúde do Exercito, o Símbolo adotado pela Medicina, inscrito numa circufenrencia -Medicina Circunscrita-Por entender que a Odontologia correspondia à especialidade médica que cuida da cavidade bucal.

    Posteriormente, quando da realização do VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, ocorrido em 6 de novembro de 1973, sob os auspícios da Federação Nacional dos Odontologistas, um Grupo de Trabalho constituído por Cyro Rausis, Amadeo Bobbio e Ernesto Salles Cunha, EStudando o assunto, ratificou o modelo proposto por Benjamin Constant Nunes Gonzaga. Os eminentes colegas integrantes desse grupo de trabalho acrescentaram apenas que o bastão será marrom e o círculo terá cor grená. Assim foi recomendado o distintivo da Odontologia.

    Acerca do significado dos elementos integrantes desse símbolo, transcrevemos o relato de Amadeo Bobbio e Elias Rosenthal contido à página 413 do livro '' A Odontologia no Brasil no Século XX'': '' Esculápio, ao sair da casa de um doente, para a qual tinha perdido toda a esperança de salvação, cruzou com a serpente de cor amarela, não venenosa, que lhe cerrou o passo. Esculápio, acreditando-se atacado, matou-a. Porém, no mesmo instante, se apresentou outra de igual tamanho e cor, e só então observou que o réptil levava na boca uma planta, com a qual pode curar a doente desenganada. Desde então, foi a inseparável companheira do Deus da Medicina, e se representa enroscada ao redor de um bastão''.

    Nas estátuas de Esculápio existentes Museu do Vaticano e em Corinto, constata-se que a serpente é um atributo que as complementa.

    O Conselho Federal de Odontologia oficializou esse símbolo atrevés do artigo 275 da '' Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de odontologia''.

    Ao dispor sobre o assunto, o conselho ratifica o que foi aprovado por ocasião do VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, detalhando, porém, a proporção que deve ser observada nas dimensões dos elementos constitutivos do símbolo. Há uma pequena diferença quando à coloração dos elementos: o bastão deve ser marrom (e não grená) e a serpente deve conter estrias pretas.

    Fonte: Informativo da Academia Cearense de Odontologia

  17. >Iasmyn: TENHO SÓ 16 ANOS MA SMEU SONHO É FAZER ODONTO…

  18. >nossa meu sonho e fazer Odonton ; é agora que to quase terminando a escolaridade , tô muito enteresada sobre tudo de Odontologia . gostei de saber o significado do simbolo !

  19. >Oi blz pessoal? Sou Amin…
    Bom gente ja que estamos falando de simbolos, queo dizer que a serpente esta presente em todas as graduações que envolven saude, pq ela simboliza a cura e a sabedoria.
    Eu sou Técnico em Patologia Clínica, e o nosso simbolo eh uma serpente verde enrrolada num microscópio, a serpente simboliza a sabedoria e cura e a cor verde esta ligada a pedra que enfeita o anel, uma esmeralda, que simboliza as energias beneficas que sirculam no interior do corpo, dizem que o Imperador Nero levava uma esmeralda junto ao corpo para se manter forte e saudavel, ja o microscopio e a pesquisa dos elementos infimos do crpo humano.
    Ja o simbolo da Farmacia que eh a continuação do Tecnico em Patologia Clinica eh uma serpente amarela e verde enrrolada numa taça, que significa o Poder (taça) da Cura (serpente). * A cobra enrolada na taça é conhecida como o símbolo da farmácia, e tem origem na Antigüidade grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da farmácia ilustra o poder (taça) da cura (cobra). Existe a lenda que conta que uma cobra enrolou-se no cajado de Hipócrates e quando estava para picá-lo, ele olhou para a serpente e disse: “se queres me fazer mal, de nada adiantará que me firas, pois tenho no corpo o antídoto contra tua peçonha. Se estás com fome, te alimentarei”. Então ele pegou a taça onde fazia misturas de ervas medicinais, colocou leite e ofereceu à serpente, esta desceu do cajado, enrolou-se na taça e bebeu o leite. Desta forma criou-se o símbolo da medicina (a cobra envolvendo o cajado) e o símbolo da farmácia (a cobra envolvendo a taça).

    Outra lenda sobre a origem do símbolo de farmácia está relacionada à morte de Esculápio (deus da saúde na mitologia greco-romana, também denominado por Asclépio) fulminado por um raio lançado por Zeus como punição por ressuscitar mortos pelo poder das ervas, arte aprendida com o centauro Quiron. Com a morte de Esculápio, a cobra enrolada em seu cajado, símbolo de seu poder sobre as doenças, foi adotada por Hígia, filha de Esculápio que passou a ser a deusa responsável pela saúde dos homens, tendo o cálice com a cobra enrolada como símbolo de seu poder sobre as doenças.

    * Pedra – No Brasil, o Conselho Federal de Farmácia, em sua resolução no. 471 de 28 de fevereiro de 2008, estabelece o Topázio Imperial Amarelo como a pedra oficial da Farmácia.
    Bom gente eh isso.
    Quem quiser entrar em contato meu e-mail eh amin-eakafaz@hotmail.com

  20. >Digamos que o Jeca Anônimo perdeu a aoportunidade de ficar "em silêncio". Mas tudo bem, nós dentistas sabemos a grande quantidade de ignorantes existente mundo afora, médicos ou não.

  21. >como tem médicos que não tem a minima postura profissional para discutir um tema interessante e acham que nós queremos ser médicos, pff, parabens pela postagem , muito interessante o assunto eu sabia dessa historia mas a versão que ouvi falar foi que a cobra não trazia uma erva e sim que o veneno da cobra retirada ao mata-la trazia substancias que curavam, que são usadas até nos dias de hoje

  22. JULIO CESAR STRZALKOWSKI

    Poxa … nada contra as cobras,,, mas eu tb tenho uma teoria … a cobra esta enrolada no pau pra simbolizar que ela nao guardou magoas de esculapio por ter matado sua irmam . . . e tb porque ela tem sangue frio nao tem medo do porrete (pau) , e por todos nos profissionais da saude necessitarmos de calma e frieza alem da precisao cirurgica … a cobra precisa ser precisa para obter alimento e nutrir-se na odonto o dentista cura a boca e permite ao paciente nutrir-se

  23. Gostei mto do simbolo da odontolgia apesar de nao ter entendido direito a origem pq cada um fala uma coisa, enfim, passei na faculdade e agora vou fazer odonto, estou muito feliz : D

  24. Ninguem falou da vara de Moises. Acho que a mitologia de Apolo e Esculapio tem algo a ver com a cura mística daquela época bíblica.

  25. Não é nada disso!
    A VERDADE SOBRE O SÍMBOLO!

    A verdade é que os dentes da cobra estão com cárie e o pau simboliza a pasta de dente usada na época de Judas Escariotes, o Deus da Cárie tipo II, (pois a tipo I já encontraram a cura)

    Reza a lenda que Judas Escariotes tinha uma cobra que comeu um roedor, Judas chamou Tiradentes e fizeram uma macumbinha e a partir daí o roedor incorporou “uh mizifí” na cobra e a cobra passou a roer o pau. Daí vieram abelhas zumbindo e criou-se o primeiro motorzinho.

    Obs: Agora falando sério.. Eu pegava um pau e batia na cabeça da idiota da mulher do bordado que disse que o símbolo é um dente sorrindo com uma escovinha! Dente sorrindo com escovinha é pra decorar parede de consultório infantil.. fala sério!

  26. Minha gente não se enganem, o(a) Jeca Anônimo(a) pode muito bem ser um(a) “singelo (a)” enfermeiro(a) kkkk. Falando em PAU quem é que paga PAU pra médico? Resposta: Enfermeiro. Depois afirma que são os dentistas é que querem ser médicos, a grande maioria dos enfermeiros existentes não tiveram capacidade de passar ou pagar uma faculdade de medicina, a solução é fazer enfermagem e ficar subjugado, hunilhado, por outro profissional da saúde, coisa que não acontece com nós dentistas.

  27. Roseany marreira

    Fiquei intrigado com o simbolo do odontologia , pq uns dizem uma coisa e outros falam outra . rs mas é mt interessante isso.pensei q o simbolo do odonto era um dentinho rsrs .. vou fazer faculdade odontologia .mt contente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top