>Fotografia na Odontologia.



>

fotografia odontologia

Hoje em dia não é preciso gastar muito para obter boas fotografias em Odontologia. Qualquer câmera fotográfica digital produz fotos com bastante qualidade, esta história de gastar muito com câmeras de 10 megapixels é bobagem para fotos de documentação, a partir de 3 megapixel já é suficiente. Se quiser fotos com uma qualidade superior invista numa boa objetiva. Fica aqui alguns pequenos conselhos:

A iluminação do consultório é muito importante para se obter boas fotos, mas em caso de fotografias intra-orais é necessário o recurso de flash. O refletor também pode ser usado como meio auxiliar de iluminação (tendo atenção ao equilíbrio do branco).

O zoom da câmera também é importante, desde que seja ótico (3 vezes ou mais). O zoom digital produz efeitos de granulado nas fotos, portanto não é recomendado. Se possível não utilize o zoom, aproxime o máximo possível a câmera do objeto a ser fotografado, a qualidade será superior. É recomendado apenas para fotos de perfil.

Observe se a câmera possui função macro. Este recurso permite tirar fotos de dentes e bocas a poucos centímetros, deve ser utilizado sempre que possível.

Muitas vezes vejo colegas que deixam tudo no automático da câmera, o que nem sempre produz fotos perfeitas. Explore sua máquina, faça testes e leia o manual. Perder meia hora para aprender a utilizar sua câmera pode produzir efeitos muito bons.


4 comentários

  1. >maquina, computador, e por ai vai… tem que fuçar mesmo! ler manual tbm! ainda bem q gosto rss, acho q a minoria neh, mas tah…
    boas as dicas!
    gostei!
    bjs Dr

  2. >Vou te mandar um questionário para responder, quero saber qual é a real utilidade destas novas tecnologias numa faculdade de odonto,ok?

  3. >Olá Jv! Td bom?!

    Se me permite achei um errinho, ok?! Espero não ser inconveniente…

    Eu mesmo pensava assim:

    "Se possível não utilize o zoom, aproxime o máximo possível a câmera do objeto a ser fotografado, a qualidade será superior."

    Acontece que com câmeras compactas se aproximar muito dá um efeito barril, ou seja, existe uma distância mínima necessária nesse tipo de máquina e tb é melhor usar o zoom. Nas próximas postagens escrevo sobre isso la no Blog de Foto Odonto.

    Grande Abraço

  4. Ricardo Ferreira de Paula

    >Grande JV. Sempre bom ver posts sobre fotografia, essa semana contabilizo você e o do do Blog Dental View, além do meu, claro. Me permite uma pequena correção? Aproximar-se muito do objeto irá criar distorções na foto, conhecidas como distorção em barril, em especial se for poucos centímetros. O bacana é se afastar um pouco e aplicar algum zoom. Depois, se for uma câmera compacta será necessário recortar a foto no computador, o que não é sangria desatada, hehe. Temos um post no forno sobre o assunto, logo logo finalizamos e ele sai. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top