>O que acontece se eu não tratar o canal do dente?



>“O que acontece se eu não tratar o canal do dente?”
Esta dúvida veio de um leitor do blog, mas é comum no dia a dia de um dentista. Vou tentar responder da forma mais fácil possível.

Tratar canal de um dente (desvitalizar, em PT) não é o esporte nem o passatempo predileto da maioria dos dentistas, exige bastante perícia e cuidado para ser bem sucedido. Se teu dentista indicou este tratamento é porque deve ser mesmo necessário.

As consequências de não tratar depende do caso. Se for para fazer uma prótese fixa muitas vezes é necessário, para não ocmorrer problemas futuros, como necrose do dente. Pode-se perder uma prótese fixa quando ocorre problemas nos dentes que sustentam a estrutura.

Se o problema foi uma cárie que atingiu a polpa do dente (nervo) então será mesmo necessário tratar o canal, caso contrário poderá haver formação de cisto dental. Estes cistos podem evoluir para problemas maiores, podendo ficar na boca muito tempo de forma crônica. Nesta fase normalmente não dói, lembre-se que a dor é apenas um sinal de que alguma coisa está mal, sinal este que nem sempre está presente. Outro sinal é uma pequena bolha branca na gengiva (fístula).

tratar canal

A fase crônica pode evoluir para aguda, normalmente associada a um abcesso no dente e muita dor. Não pense que só tomar medicação resolve , só desaparecem os sintomas, o problema continua lá.

Mais informações: Endodontia


16 comentários

  1. >Poxa nao quero pagar para botar uma colinha no dente e um apedrinha… posso colocar em casa com super bonder…???
    pircing no dente…….

  2. >Poder pode, o dente é teu. O problema é que depois fica mais caro mandar bitura o dente.

    :-/

  3. Karla Correia

    >Fiz a uns dois anos atrás um tratamento de canal,onde após disso não tive mais dores no dente.Porém a uns 15 dias (mais ou menos)começou a doer esse dente q a princípio não era para doer.Fui a um dentista e a mesma informou que teria que refazer o canal,ou melhor um retratamento do canal,pois o anterior não foi completado corretamente.Resumindo…fizemos o retratamento, mas o dente permanece as dores.Será que a solução seria mesmo a extração desse dente, ou como informa minha dentista: "Ainda tem solução". O problema é que sinto bastante dores no dente e que se torna insuportável.Por favor, preciso de uma ajuda.

  4. >Fui num dentista, para uma limpeza, como rotina. E ele falou que tenho que fazer 2 canais! não tenho nenhuma carie aparente e não sinto dor alguma no dente. Isso é possível? Quando o dente precisa fazer canal, ele dói, não é?

  5. >Para Karla, eu também sofro com dentes há 3 anos, ng merece esse mal…é que parece mesmo o problema ser no canino quanto fizeram o canal do pré-molar…ng merece!!!então veja dentes vizinhos, pois a dor reflete muito viu, faz 1 semana que comecei tratar o canino, hj tá doendo muiito mas, tbm não acabou o tratamento…é que trato 1 x por mês com especialistas…drs em ribeirão preto, e vc da onde é?

  6. cleidiane de oliveira

    fiz um canal em 02 de fevereiro de 2011, em 10 de março apareceu uma bolha em cima da gengiva, fui no dentista ele mandou eu tomar astro por 14 dias tomei e nao resolveu. entao ele disse que e assim mesmo que com tempo desaparece, nao convencida procurei opiniao de outro dentista conhecido da familia, ele tirou um raio x e disse que o dentista perfurou o meu canal, ou seja fez estragou o meu dente, que nao e pra eu tomar mais antibiotico nenhum porque nao vai desaparecer essa bolha de pus, e preciso abrir o canal e refazer, e que a bolha e fistula uma inflamaçao como o canal mal feito ta fechado subiu pra gengiva. preciso de ajuda pois ja paguei 600,00 pelo canal mais um pivot, que estou com um prvisorio, ele disse que e pra eu ficar com esse ate cair, e desaparecer a bolha. hoje em dia precisamos ter muito cuidados com esses que diz ser um profissional em ondontologia, muitos compram diplomas e levam nossos suados dinheiros e nos deixam traumatizados, e com problemas maiores nos dentes, gostaria muito de ajuda de um profissional, moro em cabo frio rj,

  7. conheço esse dentista, de sao pedro minha amiga tratou de um canal com ele e ficou mais de ano com uma bolha de pus na gengiva. ele e um cara de pau ainda disse que isso nao fazia parte da especialidade dele que tinha que procurar outro pra drenar pode uma coisa dessa ela chegou a passar mal de pressao alta ele foi estupido com ela.

  8. há 2 anos tento terminar meu canal e o dentista não fechou qual é o risco que corro???

  9. cristiane melo

    oi! falar em dentista. meu Deus como eu estou sofrendo. fiz uma protese fixa.minha dentista não tirou raio x, depois descobri que tinha um obsesso no dente e o pino que ela tinha colocado estava torto. ela tirou o obsesso, meu rostoficou parecendo uma bola de basquete. fazem 1 ano e 7 meses. está se catrizando. ela fala que estácicatrizando. mas ainda eu sinto chuchudas. ela não retirou a protese, e agora eu estou com medo dos outros dentes que ela desgastou, que não foram feito canal. minha vida virou um pesadelo. pois depois disso, todos os meus dentes superior, estão criando carie, e eu não sei qual dentista ir. não encontro solução, só problemas á cada ida aos dentistas. só jesus para me ajudar. gente, dentista tem que ser serio, dente mal tratado mata. é muita inresposabilidade. juro,eu estou quase entrand em depressão.

  10. Gente, vejo que não sou eu que estou com problema com dentista, fui fazer uma limpeza nos meus dentes e comentei que tinha um pouco de sensibilidade por retração da gengiva, disseram que iam fazer uma restauração com resina, fizeram a restauração já saí do consultório com muita dor e hoje fazem 24 dias que mastigo somente de um lado porque onde foi feito não consigo mais, sinto muita dor e sinto sensiblidade em todos os outros dentes onde não sentia, fui a outra dentista e ela disse que provavelmente agora tenho que fazer canal, não tenho cárie me causaram um problema que eu não tinha, esses dentistas só pensam em dinheiro.

  11. Ola! faco tratamento ortodontico e ha 4 meses atras descobri que preciso tratar um canal em estagio avancado mas ainda nao tratei porque nao tenho condicoes qual o risco que corro do nao tratamento?

  12. Genteeeeee nao facam economia com seu sorriso. Escovar, usar fio dental, escova interdental, enxaguante bucal sao inuteis quando vc encontra pela frente um “pessimo profissional”….. Procure por alguem com referencias de qualidade….Adriana Ferreira, 38 anos com sorriso estampado na cara!!!!

  13. se é nao tratar o canal meu dente pode cair ??

  14. Marcelo Borges

    Eu realmente tenho um dente aberto e fui a dentista e ela me falou que eu tinha de fazer canal, mas antes de ela indicar o canal ela me perguntou se eu sentia dor e claro eu respondi que sim, porem a dor que ela perguntou se eu sentia era quando ela mexia no dente, geralmente no dia a dia não sinto dor, mesmo quando como, porem mesmo com a anestesia que ela aplicou quando ela utilizou o aparelho eu senti dor e eu realmente senti que a dor batia encima de uma carne, esta foi minha impressão, foi ai o diagnostico que ela passou, eu devo fazer canal, ela realmente até falou que não dói, porem foi irônica e disse que antes sentir dor do que perder o dente e que extração de dente é pior do que canal. Agora é aguardar o canal e encarar o medo, porem acho que se tem a anestesia não doerá nada.

  15. Fabricio Xavier

    Olá dr. preciso que mim tire umas duvidas, fiz uma tomografia e descobrir que tenho um cisto no meu dente, dente esse que ja fiz um canal a uns 3 anos, tem como eu tratar ele ainda ou o negocio ja ficou serio? mim de umas dicas de como proceder por favor.

  16. muitos dentista fazem cagada no nosso dente!
    eu nunca tinha problema com meu dente,a´te que fui ao denteista para fazer uma bituração no meu dente,depois disso foi só problema ,eu então tirei um raio x por conta própria e mostrei outro dentista

    resultado o antigo dentista tinha feito a bituração em cima de uma parte cariada,essa carie foi evoluindo com o tempo e hoje tenho que fazer canal.graças a incopetencia desse dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top