>Meu bebê caiu e bateu os dentes.

>
Quem é dentista ou tem criança em casa, no meu caso as duas coisas, sabe que um dos acidentes domésticos mais frequentes são as quedas dos bebês, principalmente dos 1 aos 3 anos, idade que estão aprendendo a andar e a se equilibrar. As vezes o pior acontece e vão de boca no chão. Não é bonito de se ver, geralmente vem acompanhado de muito sangue, choro e desespero dos pais (já passei por isto três vezes com meu filho). Mas vamos ao lado prático:

O que fazer quando o bebê cai e bate a boca:

  • Em primeiro lugar, e muito importante, é necessário manter a calma e sangue frio. O espetáculo tem muito fogo de artifício mas raramente as consequências são graves. Acalme a criança enquanto vai limpando com gaze ou um pano bem limpo (lave bem as mãos antes).
  • Observe se os dentes ficaram inclinados para dentro. Com o dedo, sem fazer muita pressão, puxe-os para a posição correta. Não dói nada se for feito logo a seguir á queda.
  • Se os dentes ficaram “pendurados” não tente tirar, empurre-os na vertical para recolocar no lugar.
  • Consulte o dentista o mais rapidamente possível para que sejam avaliados os danos e tomadas as devidas providências. Poderá ser receitado antibiótico e anti-inflamatório. Em casos extremos de hemorragia poderá ser necessário suturar (na minha prática clínica diária observo que muito raramente isto é necessário).

Num período de alguns dias é normal os dentes escurecerem um pouco, o que não significa que perderam a vitalidade. Após algum tempo volta ao normal. Se observar que o escurecimento não diminui e se há formação de uma pequena bolha na gengiva (fístula) será necessário tratar o canal (desvitalizar, em PT).
Em todos os casos é recomendado o acompanhamento pelo dentista, onde serão realizados os exames necessários para observar a evolução do traumatismo.

Uma dica e um conselho para os pais: o seu dentista está preparado para estas situações, se não consegue manter a calma saia do consultório durante a consulta. Eu já tratei canal de criança de dois anos e reconstruí dentes sob o olhar furioso de pais que não compreendiam que dente de leite, apesar de cair, vai fazer falta pelos mais variados motivos. Nem sempre é possível fazer estes tratamentos em uma só consulta. Confie no profissional.

20 comentários

  1. >Consultei varios sites e os comentário de leigos só me deixaram mais apavorada.
    O comentário de um profissional é mais aconselhavel e foi o que encontrei aqui. Foi o único que me tranquilizou um pouco.
    Cássia

  2. minha filhinha de 1 ano e 3 meses caiu e o dentinho de leite da frente arrancou com raiz e td o q eu faço, estou muito preocupada me ajudem.

  3. Michele Gouveia

    ola preciso de sua ajudam meu filho ha mais de 1 mes caiu e bateu o dente…tenho percebido o dente escuro ….ele tem 2 anos e 6 meses . E apos essa queda tem tido febre sempre…existe alguma ligação do dente escuro com febre? caso precise ser feito um canal?
    No dia da queda levei no dentista e ela não viu nada…tb nao tirou raio x. Sou do Rio de Janeiro e preciso da indicação de um profissional, meu filho é muito agitado e penso caso precise de um canal como será? ESTOU TENSA COM ESTA SITUAÇÃO

    grata,

    Michele

  4. Cristiane Moraes

    Oi, estou muito triste pois minha filhinha de 1 ano e 10 meses caiu e perdeu um dentinho. Logo após o tombo eu a levei a emergência, porém lá não tiveram muito o que fazer e me recomendaram um dentista pediátrico. E agora, o que posso e devo fazer? Moro nos USA, como posso explicar para o dentista a importância dos dentinhos de leite e a falta que esse dente vai causar na minha filha, pois apesar de serem super rígidos em relação ao atendimento e saúde da criança, no pronto socorro o médico não me deu outra opção a não ser esperar que o dente nasça, mas lendo vários tutorias sobre o assunto, descobri que tem sim e são muito recomendados os aparelhinhos que guardam espaço para o próximo dentinho e também as próteses fixas, para que a criança tenha uma estética e auto estima melhor. Desde já agradeço de coração. Abraços, Cris.

    • Eu tb moro nos USA e não entendo pq aqui os dentistas agem dessa forma. Meu filho perdeu os dentes da frente com 2 e meio anos de idade e hoje com 6 anos apenas um nasceu :(

  5. Minha filha de 8 meses caiu e bateu o dentinho da frente que nasceu a 1 semana ele ainda esta nascendo, sangrou muito, estou preocupada de isto ter afetado o termino do nascimento do dente. Por favor se possivel me retorne este email com uma resposta.

  6. Minha filha de 11 meses caiu e bateu o dentinho da frente que nasceu a 1 semana ele ainda esta nascendo, sangrou muito, estou preocupada de isto ter afetado o termino do nascimento do dente. Por favor se possivel me retorne este email com uma resposta.

  7. Ola meu filho com um 1 ano caiu e bateu o dente frontal no chal mais um tempo depois caiu novamente e bateu ou dois dentes frontal surgiu uma bolha em cima do dente levei ele no dentista er foi feito uma perfuração no dente essa bolha sumiu mas no local que ela aparecia fica sempre mais rosada que o nolmal da gengiva foi tirado dois raio x indicado a fazer um canal çmas inté agora nada e o dente agora esta escurecendo na ponta da lingua sempre aparece uma ferida em forma de circulo bem rosada o que e isso e o qu fazer com o caso desse problema agradeço desde ja a sua ajuda doutor uma boa noite para o senhor aguardo o seu retorno.

  8. MINHA FILHA TEM 2 ANOS E MEIO CAIU BATEU A BOCA NO CHÃO E SÓ AGORA DEPOIS DE UMA SEMANA OS DENTES DELAS ESTÃO ESCUROS EU IREI LEVAR ELA NO DENTISTA MAIS ESTOU MUITO PREOCULPADA POR ISSO ESTOU TENTANDO SABER O QUE EU DEVO FAZER…..OBRIGADA…..

  9. Wesley Roberto

    Olá! minha filha tem 5 anos, ela estava brincando perto da bicicleta e ao rodar a cabeça ela bateu a boca no punho da bicicleta, esse punho não tinha proteção enta ao bater na boca rasgou a gengiva expondo todo o dente, levamos para o hospital e eles arrancaram o dente que era de leite com raiz e tudo. E agora eu pergunto, vai ter deformação, vai prejudicar outro dentes, tipo tomando mais espaço je que não mais raiz para produção do outro dente.

  10. Boa tarde minha filha de 4 anos caiu da cadeira e bateu o dente, na hora não sangrou nada ela s´po reclamou um pouco que estava doendo, mas nos outros dias não reclamou mais, a não ser que nós perguntassemos aí ela falava que estava doendo, até que cinco dias mais ou menos depois começou a escurecer e cada dia está piorando, levei ela ao dentista que me esplicou que teria que fazer um Raio X para ver a lesão realmente e se iria precisar de canal, ele me informou que o pretono dente não sairia mais, o que me abalou muito pois sempre tive muito cuidado com dentinhos dela que são lindos, a minha pergunta é pode ser realizado canal e dente de leite? E é verdade que o dente não volta a cor normal mais até cair? E quando dente de leite cair o permanente corre o rico de nascer preto? Me ajude estou desesperada e gastando o que não posso para tentar resolver o problema da minha Linda, mas tenho receio do procedimento que o dentista está indicando e as informações dele não ser a mais correta. Muito obrigada, e peço que por favor me retorne!

    Att.,

    Michele

    • JANAINA NASCIMENTO

      Olá,
      Estava lendo este fórum e me deparei com seu comentário… Meu filho de três anos tbm bateu o dentinho frontal, como todas as mães tbm me preocupei um bocado, aconteceu a mesma coisa que com a sua filha, o dente dele ficou bem escurinho, levei-o na emergencia e o desntista queria arrancar o dentinho dele, achei melhor não e procurei outro dentista, um odontopediatra, este tirou uns raios x e o examinou mais precisamente… No fim da história não precisamos fazer canal e muito menos arrancar o dentinho dele, o dentispa passou um remedinho, tipo um fluor para fortalecer um pouco o dentinho, e ficamos acompanhando o caso… um mes mais ou menos depois o dentinho dele já está voltando a cor normal, está só um pouquinho mais escuro que o outro… Mais vai melhorar mais ainda. Nao faça nenhum procedimento se não for extremamente necessário. bjo.

  11. Olá !
    Meu bebê caiu e bateu o dentinho no chão,lavamos e colocamos gelo.Na hora sangrou bastante e inchou,isso foi pela manhã, mas percebi que a noite os dois dentinhos estavam roxinhos.O que podemos fazer? Ele tem 1 ano e 1 mês, os dentinhos de cima ainda estão nascendo.grata

  12. olá !!!!! minha filha tem 1 ano e 5 meses, caiu de boca no chão e quebrou um dentinho da frente e deu uma bolha de pus nos labios, e o dentinho que quebrou pela metade esta escurecendo, o que eu faço? estou muito triste com esse acidente!!!!!!

  13. Boa noite .Tenho um filho de 2 anos esses dias ele caiu , bateu com a boca e sangrou um pouco ,dps de um tempinho começou a escurecer seu dentinho da frente, agora estou triste com medo que não volte ao normal .Quais são as chances de voltar a ficarem branquinhos novamente o que devo fazer obrigado .

  14. Minha filha tem 1 ano 9 meses e hoje bateu o dentinho e lascou, serar que vai escurecer e se escurecer oq eu faço . tem como saber .

  15. Os dentinhos do meu bb demoraram muito pra sair, saiu com 1 ano e 2 meses, qdo ele estava com 1 ano e meio mais ou menos ele caiu e entrou totalmente os dois dentinhos da frente pra dentro, levamos para o PS, ngm fe nada na hora pois não tinham odontopediatra, nas semanas subsequentes passei com ele em diversos dentistas, pediram raio x mas ele não deixava fazer, agora 4 meses passado o dente saiu pra fora ja e nem mancha tem porem bem em cima do freio tem uma bolinha branca que ele não deixa chegar perto, por favor oq acontece é caso de ter que fazer canal?

  16. Bom dia pessoal,
    Meu filho quando fez 2 anos, depois de 1 semana do aniversario drrele, ele caiu de boca no brinquedo e o dente arranco na hora e no desespero lavando a boquinha dele, o dentinho desceu ralo abaixo. Levei na emergencia e tiro um raio x da cabecinha e tava td ok, e o dr me indico i r no dentista. Fui e nao tinha mto o q fazer, tinha q observar se aparecesse bolhinha, de no caso ser feito canal.
    Entao ja se passou 3 meses e vi que aponto um dentinho, e possivel nascer outro dentinho agora. E como se tivesse nascendo, ja saiu a pontinha do dente.

  17. ola minha filha tem 9 meses caiu e bateu os dentinhos da frente ficou escura a gengiva e sangrou muito tem um dos dentinho que ficou mole tenho que ir ao medico ou espero mais um pouco isso acontesceu agora pouco me ajuda por favor

  18. Olá,meu filho de dois anos e quatro meses caiu de boca no chão hoje mesmo,quebrou os dois dentes frontais de cima e um debaixo ,quebrou apenas pedaços dos dentes ,mas ficaram pontas asperas ,acho que isso pode machuca-lo.Tem como lixar ou preencher esses pedaços ? Qual procedimento nesse caso?Obrigada!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top